4 bebidas naturais para ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem decide entrar para o acirrado “mundo dos concursos” sabe que a rotina intensa de estudos é apenas parte da batalha. A maratona de cursinhos, aulões e horas à frente dos livros não é suficiente para um ótimo desempenho. Você leitor assíduo do Pensar Concursos já sabe que é preciso aprender a lidar, também, com questões que podem desestabilizar o lado emocional e, consequentemente, arruinar todo o tempo dedicado a preparação.

Pense no estresse desse concurseiro que escolheu estudar de verdade, ou seja, abriu mão das horas de lazer, dos finais de semana e até mesmo das festas em família, tudo para um dia alcançar a aprovação no concurso dos sonhos?

Agora visualize a apreensão e o nervosismo desse concurseiro na semana que antecede a prova, tentando imaginar possíveis questões, temas para a redação, já fazendo contas com a remuneração do cargo ou se debulhando em lagrimas pela possibilidade de reprovação?

SIMMM!! Esse artigo é para você concurseiro ansioso, estressado, agoniado, aflito, … aquele concurseiro que quase morre de véspera! Em especial a galera que vai prestar TST no próximo dia 19 desse mês. Fica ligada nesse artigo e aprenda algumas das bebidas naturais que podem ajudá-lo a aliviar a ansiedade e o estresse na semana que antecede a prova!

Pode parecer pouco, mas nesse “mundo” tão singular e estressante uma xícara quente de chá pode, sim, ser o melhor remédio em diversas situações.

Na verdade, especialistas afirmam que a exemplo do chá, há inúmeras bebidas naturais simples e práticas de se preparar e que podem ajudá-lo a se acalmar em meio a dias longos e difíceis.

Vamos lá, em vez de procurar medicamentos, experimente uma destas bebidas para buscar a calma. Verá que funciona e é natural!

RECEITAS CASEIRAS

Além da ajuda no combate aos efeitos da ansiedade e do estresse, as bebidas são tão fáceis e baratas que podem ser preparadas em casa.

Veja, não é preciso perder tempo de estudo para ir a uma cafeteria. Basta selecionar os ingredientes e fazer várias xícaras da sua “bebida relaxante” favorita.

Simples, fácil, natural, deliciosa e acessível. Como não se apaixonar?

Veja também: 
– Como ter uma memória campeã 
– Como ser aprovado em menos de 1 ano

1. LEITE QUENTE

Esta bebida é um grande alivio a ansiedade, ao estresse e uma cura para noites de insônia. Você já sabe que leite quente é um remédio testado e comprovado, transmitido pelas mães em todos os lugares, mas não sabia até esse momento que são os aminoácidos no leite que ajudam você a relaxar e dormir feito um bebê.

O triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e é preciso ingeri-lo por meio da alimentação.

Em outras palavras, o triptofano melhora o nosso humor, nos ajuda a dormir melhor e se você adicionar mel em seu leite também irá adicionar alguns antioxidantes.

2. CHÁ DE ERVAS

Chás de ervas são livres de cafeína e normalmente muito saborosos.

Camomila com Erva-cidreira e valeriana são alguns dos mais relaxantes chás de ervas, mas realmente qualquer chá de ervas que você goste pode ser um excelente relaxante.

São ótimos para combater a ansiedade e o estresse porque possuem propriedades sedativas que ajudam a acalmar o sistema nervoso, podendo, inclusive, ser consumidos por crianças com mais de 2 anos.

Preparar o seu próprio chá é muito simples e pode ser feito a partir de ervas cruas ou comprar pacotes de chá de ervas no mercado. Observe o modo de preparo:

Ingredientes

1 colher (chá) de camomila

1 colher (chá) de erva-cidreira

Modo de preparo: Para preparar o chá, basta colocar as ervas numa xícara, cobrir com água em ponto de ebulição e tapar. Espere amornar, coe e beba a seguir, várias vezes ao dia.

3. CHÁ DE ERVAS COM MEL

Não curte chá de ervas? Tudo bem, você pode adicionar um pouco de mel.

Como dito anteriormente, acrescentar mel adicionará antioxidantes, também. Você sempre pode adicionar um pouco de mel em seu copo ou, mesmo, picar ervas no mel.

Coloque mel suficiente para cobrir suas ervas e deixe assentar por 2 semanas. Misture uma colher de sopa dessa mistura com água quente ou leite quente.

O chá de ervas (como a erva cidreira) com mel, ajudará a acalmar e diminuir o estresse.

4. CHÁ VERDE

Finalmente chegamos ao chá verde.

O chá verde, além de muito saboroso, se popularizou como uma bebida própria para aliviar a ansiedade e o estresse e há muito tempo tem sido apontado como um “superalimento saudável” capaz de proporcionar esse alivio, dentre outros tantos benefícios.

Naturalmente contém theanine, que é um agente calmante, relaxante e também está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção. No entanto, certifique-se de escolher o chá descafeinado, para que o theanine possa se predominar.

Concurseiro, faça uso diário ou sempre que se sentir ansioso ou estressado.

Sabemos que a ansiedade e o estresse que envolvem uma prova é uma realidade, mas podemos fazer algo a respeito! Beba. Todas as noites, desfrute de uma deliciosa xícara de chá ou de leite antes de ir para cama ou talvez beba um chá durante o dia e veja como vai se sentir mais relaxado.