Atualidades para concursos públicos, como estudar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Há muitos concurseiros, até mesmo alguns estudantes mais experientes em concursos públicos, que acreditam que estudar atualidades é uma perda de tempo.

 

Mas, convém lembrar que a disciplina de atualidades também vale pontos na prova do seu concurso. Devemos falar, também, que apenas um ponto a menos pode ser o suficiente para tirar a vaga de um candidato.

 

É para se matar estudando todas as atualidades que aconteceram no Brasil e no mundo, então? Claro que não é bem assim. É preciso haver um equilíbrio entre tempo dedicado ao estudo sobre as novidades dos últimos meses e ao destinado às outras matérias do concurso que você prestará.

 

Existem diversos fatores que devem ser levados em conta no momento de planejar esse equilíbrio e de começar os estudos de atualidades para concursos. Abaixo falarei sobre eles e também darei algumas dicas muito importantes para que você alcance uma ótima pontuação nessa parte da sua prova.

 

 

Vale a pena estudar atualidades para concurso público?

 

Vamos analisar ponto a ponto sobre a necessidade ou não de investir algumas horas de estudo para entender as notícias que aparecem nos veículos de informação.

 

É preciso, em primeiro lugar, analisar o nível de cobrança do concurso que você quer prestar. Alguns exigem conhecimentos sobre assuntos mais complicados, envolvendo economia e conflitos históricos, por exemplo. Outros concursos não pedem mais do que o básico sobre os acontecimentos da atualidade. É interessante conferir as provas dos concursos anteriores e analisar o que foi pedido.

 

Outro ponto importante é o seu grau de conhecimento. Você está sempre atento ao que acontece? Acompanha as notícias diariamente e tem bons conhecimentos sobre política, economia, história e tecnologia? Se sim, talvez você possa aproveitar o seu tempo para as matérias mais difíceis. Caso não esteja com as atualidades na ponta da língua, é preciso se dedicar um pouco.

 

Se houver redação do tipo dissertação, exigindo a escrita argumentativa sobre temais atuais, como acontece em vestibulares, a preocupação e a dedicação com o estudo de atualidades deve ser bem maior.

 

Para fazer uma boa prova discursiva, com argumentos consistentes, bom desenvolvimento e informações relevantes, é preciso ter bastante conhecimento prévio sobre o assunto cobrado. E, para dificultar as coisas, o tema é sempre surpresa. Para quem vai encarar esse tipo de avaliação, é interessante seguir a orientação de professores experientes, falarei mais sobre isso no final do artigo.

 

Estude com foco na área do seu concurso

 

Você já não deve aguentar mais ouvir falar sobre foco na preparação para concursos público. Mas, é importante falar sobre as peculiaridades nos estudos de atualidades.

 

Alguns podem pensar que os assuntos da atualidade são aqueles que aparecem no Jornal Nacional e pronto. Mas, é preciso lembrar que os temas atuais são bastante amplos e podem ir muito além dos problemas econômicos e sociais do Brasil.

 

Por exemplo, se você prestar concurso para área fiscal, é muito provável que na sua prova apareçam questões sobre reforma tributária e economia brasileira. Caso faça um certame na área da saúde, assuntos como pesquisas sobre a cura da AIDS e crise no sistema de saúde devem ter prioridade.

 

 

Confira o estilo de cobrança da banca

 

Além de estudar com foco na área do concurso que você deseja ser aprovado, é preciso sempre atentar para o estilo de cobrança da banca dentro da disciplina de atualidades.

 

Algumas bancas são famosas por serem muito exigentes e cobrarem todo o conteúdo em profundidade. Nesse caso, é preciso saber contextualizar as informações e também estabelecer relações entre as atualidades e os fatores sociais e históricos envolvidos.

 

Outras bancas examinadoras gostam de exigir assuntos mais simples e bem atuais, porém gostam de fazer pegadinhas ou usar vocabulário avançado para confundir os candidatos mais desatentos.

 

Há também as bancas mais camaradas, que quase não pedem o conhecimento da informação em si, mas sim esperam que o candidato faça a interpretação usando a lógica dos textos de referência das questões.

 

 

Estude por fontes confiáveis

 

Depois de analisar o que você precisa estudar de fato e qual o tempo deve dedicar para essa tarefa, é preciso selecionar o seu material de estudo de atualidades.

 

Há basicamente quatro meios para estudar atualidades para concursos públicos: pelos impressos (revistas e jornais), pela TV, por endereços na internet e por meio de cursos específicos para concurso.

 

Se você gosta de ler jornais e revistas, opte pelos que não são sensacionalistas ou parciais. Escolha aqueles que possuem mais informações relevantes e que já são consolidados no mercado. Cuidado com revistas que assumem posicionamento político, mesmo que implícito.

 

Caso goste de descansar assistindo TV, uma boa opção é assistir noticiários brasileiros e, até mesmo, internacionais, já que a maioria dos concursos cobram atualidades sobre o mundo todo.

 

Se você prefere estudar atualidades para concurso pela internet, há diversas opções, mas, nesse caso, é preciso muito cuidados com as fontes. A web está cheia de “fake news” para atrair cliques e compartilhamentos por meio de informações chocantes, por isso é preciso cautela ao escolher os sites para se manter informado.

 

Na dúvida, opte por websites conhecidos, como, por exemplo:

 

 

 

 

E os cursos de atualidades para concursos valem a pena? Responderei essa pergunta no título abaixo.

 

 

Estude também por cursos de atualidades para concursos públicos

 

Você deve estar pensando agora algo assim: “se tenho tudo de graça na internet, por que deveria gastar com cursinho sobre atualidades?”. Mas, devo avisar que em alguns casos o investimento pode valer muito a pena.

 

Se você tem pouco tempo para estudar para concursos, não gosta de perder tempo pesquisando sobre os assuntos-foco da sua área ou precisa de material avançado porque o seu concurso é muito difícil, os cursos em vídeo ou em PDF de atualidades são ótimos para você.

 

Além de ter tudo o que você precisa de forma objetiva, rápida e confiável, outra grande vantagem de fazer um curso de atualidades é que os professores dão muitas dicas para facilitar os seus estudos e também para evitar que você erre questões por conta de pegadinhas ou por não ter entendido muito bem o estilo de cobrança da banca.

 

Passe lá no site do Estratégia Concursos e confira os cursos específicos para o seu concurso e estude com foco total e qualidade garantida.

 

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com os seus amigos concurseiros e ajude-os a melhorar os seus estudos.