A Verdade Chocante Sobre Como Estudar para Concurso

Tempo de leitura: 9 minutos

Como estudar para concurso: a pergunta que assombra a mente de todos nós concurseiros(as) ao longo da nossa jornada.

Esses dias conversando com um amigo que está iniciando seus estudos para concurso, ele me fez essa clássica pergunta e achei que seria interessante compartilhar essa conversa com vocês, já que também recebemos alguns emails sobre o tema.

Ingressar, de verdade, no mundo dos concursos é uma decisão muito pessoal, quando eu tomei essa decisão, assim como todos nós, tive que abrir mão de inúmeras outras possibilidades.

Foi fácil? Não mesmo. Aprender a dizer não para família, amigos, relacionamentos e até mesmo trabalho não é algo tão simples como a maioria imagina e você já deve saber disso.
Quando meu amigo ou qualquer pessoa me pergunta como estudar para concurso, três palavras me vêm à cabeça: disciplina, planejamento e renúncia.

Não gosto de colocar os itens por ordem de importância, mas o fator planejamento merece um destaque especial e foi exatamente sobre isso que alertei meu amigo.

Por falta de orientação adequada no início da jornada, ou mesmo quem já estuda há algum tempo, vejo que muitos concurseiros(as) perdem muito tempo estudando de forma errada, acreditando que apenas sentar e estudar é o suficiente.

Nessa altura você deve estar se perguntando qual é o motivo dessa introdução. A questão aqui é que a overdose de informações e metodologias milagrosas da internet atrapalham mais do que ajudam.

Pensando na dificuldade que nós concurseiros(as) temos de lidar com um caminhão de informações duvidosas na internet e nos corredores de cursinho.

Preparei um passo a passo para ajudar você que está iniciando os estudos para concursos públicos ou para você que já estuda há algum tempo, mas ainda se sente meio perdido.

Portanto, se você quer aprender como estudar para concurso e se diferenciar da maioria continue lendo esse artigo. Nele, você vai encontrar informações sobre:

  • Como escolher para qual concurso estudar
  • O que estudar para concurso público
  • Como fazer um plano de estudos

COMO ESCOLHER PARA QUAL CONCURSO ESTUDAR

como estudar para concurso

A meu ver esse é sem sombra de dúvidas o primeiro e mais importante passo, após tomar a decisão de estudar para concursos públicos.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
Lewis Carroll

Houve uma época que, felizmente, durou pouco, que eu não tinha ideia de como escolher para qual concurso estudar, eu nem sabia o que eu queria ainda desde que o cargo tivesse uma boa remuneração.

É normal a gente ficar meio sem rumo no começo ou mesmo depois, afinal, são tantas informações jogadas de qualquer jeito com uma chamada atrativa e uma remuneração alta (quem não quer).

Para que você não se perca siga os seguintes passos antes de escolher o concurso ideal para você.

Defina o seu por quê – Antes de qualquer coisa tente responder a si mesmo por qual motivo você tomou a decisão de estudar para concursos: estabilidade, incentivo da família, buscar o cargo dos sonhos?

Saber o motivo pelo qual você está fazendo algo já é 50% do caminho.

Remuneração – Não sejamos desonestos ao ponto de seguir o discurso de massa, que dinheiro não é importante.

Ok! Dinheiro não é TUDO, mas acredito que segurança financeira proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida de você e da sua família, então saiba quanto o cargo que deseja paga.

Minha dica: Monte um contracheque com o valor exato que seu futuro cargo paga e cole no seu local de estudos, sempre que pensar em parar, olhe o contracheque.

Conheça os cargos – Muitos concurseiros(as) sonham em ser agente da PF, mas sequer sabem todas as atribuições de um agente da PF, só conhecem a parte da ação e na hora que entram encaram uma baita burocracia e sentem-se frustrados.

Uma ideia que posso dar é: visite o Fórum CW, Fórum Concurseiros e YouTube lá tem muitos depoimentos dos mais diversos cargos.

Planeje o futuro – Aprovação em concurso público, via de regra, é um planejamento a longo prazo, claro que com uma metodologia correta o caminho pode ser encurtado.

Mas se programe, principalmente financeiramente. Tente planejar ao menos um ano a frente, coloque seus gastos mensais no papel para ter um noção clara de quanto você precisa para seu sustento e matérias para estudo.

Conheça seu inimigo – Assim como o principal inimigo do Batmam é o Coringa, o principal inimigo do concurseiro é a banca examinadora.
Então, conhecer o perfil da banca, por meio da resolução pesada de provas anteriores é, com certeza, o caminho mais rápido para ser aprovado. E também essa é a melhor forma de saber o que estudar.

O QUE ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

como estudar para concurso

Aqui eu considero um ponto crucial na sua preparação, assim como foi na minha, a escolha de quais matérias devem ser estudadas.

Antes de começar a falar vou elencar a palavra chave aqui: EDITAL.

O edital é quem dita às regras do jogo, nada de achismos, do que o colega disse nem nada, o edital é a lei do concurso. Ele é quem dita às regras e aí temos duas possíveis situações: com edital publicado e sem edital.

Com o edital publicado não tem segredo é pegar o edital e ler toda a parte de conteúdo programático para saber exatamente quais matérias estudar e qual o tempo até a data da prova.

Sem o edital aí entra em cena outra pergunta que ouço bastante: como estudar sem edital?

Primeiro FATO é que quem começa estudar antes da publicação do edital já está a frente da maior parte dos concurseiros(as) que ainda cometem o erro de estudar apenas com o edital publicado.

Baixe o último edital do cargo que você deseja e esse será seu ponto de partida. Normalmente 70% do conteúdo do edital se repete, então o que devemos fazer é selecionar as matérias básicas, aquelas que sempre caem.

Mesmo que o edital para o cargo que você pegou seja muito antigo, via de regra, a base é mantida.

Outra estratégia que você pode adotar também e analisar editais para cargos semelhantes, por exemplo, analista de TRT e analista de TRF, mas não se esqueça que a preferência é sempre que sejam analisados editais da mesma banca examinadora.

Essa antecipação das matérias básicas, aliada a um plano de estudos, antes do edital sair nos coloca na frente de MUITA gente, pois são justamente essas matérias, as que demandam mais tempo de preparação.

COMO FAZER UM PLANO DE ESTUDOS

como estudar para concurso

Esse foi outro ponto que eu errei no começo dos meus estudos e que teria me feito ganhar um tempo considerável, não tinha a menor ideia de como fazer um plano de estudos.

Li tantas informações sobre o assunto no começo, pois de fato, há várias formas de organizar um plano de estudos, mas sabe qual é o problema delas? Não é o seu plano de estudos.

Quem nunca foi ler sobre o assunto na internet e encontrou aquelas tabelas de Excel com 78 fórmulas distribuídas em mais de 12 abas?

Pois é, o lado bom é que não precisamos disso para conseguir uma aprovação em qualquer concurso público. Siga 3 passos simples com uma caneta e uma folha A4 em mãos.

Defina qual horário tem para estudar – Não se engane a nossa vida é cercada por outros afazeres, por mais que a gente diga não a tantas coisas.

Pense em todas as suas tarefas diárias não relacionadas a estudos, tais como, praticar atividades físicas ( importante), cuidar de filhos, trabalhar, dormir, higiene pessoal, afazeres domésticos, enfim tudo.

Pensou?! Ótimo, após essas atividades anote o tempo que restou. Isso é importante para que você não estipule metas inalcançáveis e acabe frustrado(a) e ansioso(a).

Agora que sabemos exatamente quanto tempo você tem disponível para os estudos fica mais fácil estabelecer uma meta real.

Planeje seu horário de estudo – Agora que sabemos o tempo que você tem reservado para os estudos distribua esse tempo ao longo de uma semana entre as matérias que você vai estudar para o seu concurso.

Não posso deixar de fazer uma observação importantíssima aqui. Qualquer tempo disponível, ESTUDE. Não fique esperando hora cheia pra começar, quaisquer 10 minutos podem ser usados para ler um resumo.

Pensa assim 10 minutos por dia de segunda a sexta soma quase um hora de estudo na semana, isso faz diferença, acredite.

Defina quais matérias estudar – Não basta saber quando estudar é necessário saber o que estudar para não perder tempo no dia, eu costumo planejar minha semana de estudos no domingo, dessa forma, sei exatamente o que estudar durante a semana.

Baseado no tempo que tem disponível saiba exatamente quantas matérias estudará no dia e qual será a forma de estudo, curso presencial, vídeo aula, PDFs.

CONCLUINDO

Sua cabeça, nesse momento, deve estar pensando: ah não é possível que seja tão simples assim, passei tanto tempo tentando saber como estudar para concurso é era só isso? Deve ter algo que não foi falado no artigo, um atalho ou algo do tipo.

Bem, sinto decepcionar, mas é apenas isso mesmo, passar em concursos públicos não deve ser visto como um processo longo e doloroso.

Preocupe-se apenas em fazer o simples, como saber a forma correta de se planejar, e posso garantir que você vai se surpreender com seus resultados em curto prazo.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdo, como esse.