7 comportamentos de sucesso que todo concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE deve praticar

Tempo de leitura: 8 minutos


Assim como existem comportamentos destrutivos, há também comportamentos construtivos. Comportamentos de sucesso.

Pq é importante para nós concurseiros(as) que tenhamos consciência desses comportamentos?

Até o final desse post você vai aprender quais são alguns desses comportamentos de sucesso.

Qual a definição de sucesso para um concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE: é fazer algo da melhor maneira todos os dias e fazer sempre um pouco a mais no dia seguinte. Parece simples né?

Nossa intenção aqui é passar para você alguns comportamentos que precisam ser nutridos, todos os dias.

Um grande erro que nós mesmos já cometemos e, infelizmente, ainda vemos muitos concurseiros(as) cometendo e não saber o que fazer naquele dia ou melhor não saber quais comportamentos devem ser adotados durante sua jornada.

Concurseiros(as) ALTA PERFORMANCE tem rotinas bem claras, sabem exatamente quais são os seus comportamentos de sucesso.

Quando você aprender a gerenciar a si mesmo será capaz de gerenciar qualquer coisa.

Apostar nos comportamentos de sucesso que iremos apresentar é a garantia de sucesso na sua jornada rumo à aprovação.

Portanto continue lendo este artigo para saber mais sobre o assunto.

APRENDA A SE PREMIAR

enter image description here

O primeiro ponto que você deve lembrar é a importância de se premiar, isso é chamado de reforço positivo para nosso cérebro.

Nosso cérebro registra que, coisas boas devem ser repetidas, sendo assim, quando você estabelece um prêmio por bater sua meta de estudos no dia ou semana seu cérebro reforça a importância de continuar executando o mesmo processo.

Quanto mais vezes esse processo for repetido, quanto mais vezes você se premiar, além do aumento da conexão cerebral, a mera expectativa da recompensa que esta por vir vai gerar hormônios que o estimulam e dão uma motivação a mais para fazer o que tem que ser feito.

ACORDAR CEDO

enter image description here

Nossa, mais uma vez esse papo de acordar cedo? Sim meu amigo(a), mais uma vez vamos reforçar a importância de acordar cedo como um comportamento de sucesso.

Claro que aqui não é uma regra absoluta, o que queremos que você extraia desse conceito pode ser aplicado ao longo das suas madrugadas de estudos sem problemas.

A sacada aqui é que quanto mais cedo acordar mais seu dia vai render, o sono é extremamente importante no processo de aprendizagem e assimilação do conteúdo estudado, porém isso não é motivo para acordar na hora do almoço.

A única regra para esse comportamento de sucesso que várias pessoas bem sucedidas adotam é, entenda como você funciona e faça seu dia ser mais produtivo, pratique atividade física, cuide de seus afazeres em geral, trabalho, filhos e estudos.

TENHA CLAREZA DA SITUAÇÃO ATUAL

enter image description here

Saiba exatamente em que ponto da sua preparação você se encontra, qual é o seu ponto zero, o que você já conquistou? Qual conhecimento sobre determinada matéria você já tem? Está iniciando os estudos agora? Edital tá aberto? Estou procrastinando?

Seja honesto com você mesmo. Determine em qual ponto se encontra no momento atual para saber aonde quer chegar.

Se, assim como eu você tem dificuldade com Raciocínio Lógico, aceite isso e não fuja da matéria, entenda que se tá no seu edital você deve aprender e ponto.

A grande vantagem aqui é que quanto mais rápido você aceitar sua atual situação, mais rápido você vai começar a agir da maneira correta para alcançar seus objetivos.

SIGA O PLANO

enter image description here

Presta muita atenção nesse comportamento de sucesso.

Por vezes, nós concurseiros(as) temos todo nosso cronograma estrategicamente desenhado até o dia da prova, cada meta foi definida claramente, cada método de revisão está preparado para ser executado, sabemos quais são os comportamentos de sucesso que devem ser nutridos, você está focado no objetivo.

Mas aí meu amigo(a) “a casa desaba” em algum ponto no meio do caminho e é ai que a maioria dos concurseiros(as) tende a colocar seu foco, quase que automaticamente, nessa nova situação adversa e muda o plano.

Sabemos é claro que há determinadas situações que, sim, exigem uma adaptação de planos, ainda mais com nosso atual cenário político, mas adaptar não é abandonar seus planos.

O melhor conhecimento que podemos passar para você aqui é analise o problema de cabeça fria, tenha o “felling” de saber se esse problema é realmente forte o suficiente para alterar seu plano original ou se você é quem está dando ao problema uma importância maior do que ele merece.

Às vezes o impacto emocional gerado por um problema te tira totalmente do foco e faz o problema parecer algo gigante, mas quando você consegue ver a situação de uma forma mais racional percebe que o problema não tem o poder de mudar seus planos.

SAIBA PRIORIZAR TAREFAS

enter image description here

Pense na resposta para a seguinte pergunta.

Se você tivesse que elencar agora 3 coisas para que seu plano de passar no concurso dos seus sonhos desse certo, quais são as 3 coisas que você jamais deixaria de fazer, pois essas 3 coisas são as que terão o maior impacto no resultado final?

Pode parecer bem óbvio em um primeiro momento, mas quando você está executando seu plano, normalmente, você acaba se esquecendo disso.

Isso acontece por diversos motivos, você tem seus desafios no trabalho, gerenciar uma casa, filhos, pais, lidar com problemas de doença em você ou em sua família, relacionamentos e por aí vai.

Enfim, as demandas do dia a dia são tantas que as 3 cosias mais importantes para passar no concurso que deseja acabam se perdendo.
Aí cai na incomoda situação de ter feito um monte de coisas ao longo do dia, mas não deu nenhum passo rumo à aprovação.

“Não confunda ação com movimento.”
Ernest Hemingway

Você deve estar se perguntando, tá ok, mas tenho um monte de coisas que não posso deixar de fazer, qual devo priorizar? Sinto dizer, mas não sabemos, você é o responsável por decidir o que é mais importante para seu objetivo.

FOCO E DISCIPLINA

enter image description here

Aprenda a dizer não

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”
Steve Jobs

O mercado de concursos públicos está recheado de excelentes oportunidades e se a parar pra olhar o há vários concursos no seu estado com uma remuneração muito atraente, mas manter o foco na sua área de atuação é fundamental para ser aprovado, não adianta atirar para todos os lados.

Claro que você pode adaptar seus estudos para mais de um concurso isso vai de cada um, mas pense no custo de oportunidade, aquele concurso que você definiu como alvo, o que você terá de deixar de fazer para prestar outros certames?

Será que ao optar por estudar também para outro concurso a qualidade, os seus prazos, as metas, do seu concurso principal irão ser afetadas?

Se você analisando racionalmente entender que é válido, então vá em frente.

Tente apenas lembrar que o plano b começa do zero então por vezes pode não valer a pena desconstruir tudo que você já conquistou, a responsabilidade é sempre sua.

A pergunta chave aqui é: o que você está fazendo agora, de fato, é a melhor coisa que você deveria estar fazendo para alcançar seu objetivo mais rápido?

FAIL FAST

enter image description here

Esse é outro comportamento de sucesso muito comum no ramo de empreendedorismo que se encaixa como uma luva no universo dos concursos públicos fail fast (erre rápido).

Não seja um concurseiro(a) que não executa, teste, faça, erre. Isso é normal um concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE não acertou tudo de primeira, aprender com seus erros é importantíssimo para sua aprovação, mas você só vai aprender testando, executando.

Comece a descobrir quais estratégias de estudo não servem para você, quais comportamentos você não deve adotar, quais os horários de estudo não servem para você.

Após achar o que não serve só vai restar a opção certo, então quanto mais rápido você testar e errar melhor, assim vai aprender o que logo o que dá certo para você.

Concluindo

Desafie a si mesmo, mostre que você é capaz de adotar esses comportamentos de sucesso na sua vida.

A imagem que você tem de si mesmo quando se desafia a conquistar algo vai melhorar muito, e esse reforço mental positivo vai contribuir na sua motivação para estudar todos os dias e sempre fazer 1% a mais que o dia anterior.

E você?

Conte-nos aqui nos comentários qual é o seu comportamento de sucesso.

  • 👏👏👏👏👏👏

  • Vivi TRE

    Meu comportamento de sucesso é o primeiro da lista (se premiar), mas ando abusando ultimamente 🙁 🙁 🙁

    • Pensar Concursos

      Vivi, final de ano já passou e 2017 vai ser um excelente ano para aprender a balancear as coisas né 🙂

  • Amanda

    Gostei MUITOOO ❤❤❤❤
    Olha meu comportamento de sucesso é acordar as 5 da manhã todos os dias e praticar minha sagrada natação antes dos estudos.

    Continuem com o excelente trabalho ❤❤❤❤

    • Pensar Concursos

      Excelente Amanda tá no ritmo certo.

      Obrigado por acompanhar nosso blog.