PLANEJAR SEU DIA NA NOITE ANTERIOR AUMENTA A EXPERTISE?

Tempo de leitura: 6 minutos

O que você planeja na noite anterior é tão importante quanto o que você pretende executar no dia seguinte.

Observe, faz algumas semanas que conheci uma metodologia de produtividade bem simples, porém, incrível!

No início do século XX (calendário gregoriano), Charles M. Schwab era um dos homens mais ricos no mundo e presidente de uma das maiores companhias Americanas, a Bethlehem Steel Corporation.

Shwab era um visionário e um lutador incansável pela melhora constante. Na busca pelo aumento da eficiência de sua equipe e consequentemente aumento da produtividade, na empresa, ele conheceu e logo levou o consultor de Produtividade IVY LEE para uma reunião.

A história nos conta que nessa reunião Schwab fez o seguinte pedido à Lee: “Mostre-me como posso conseguir fazer mais coisas”.

Lee respondeu: “Deixe-me falar com cada um de seus gestores por 15 minutos”.

Bem depressa Schwab perguntou: “Quanto é que isso me vai custar? ”

Por sua vez, respondeu Lee: “Nada. A menos que funcione. Daqui a três meses, pode enviar-me um cheque com a quantia que achar que esta estratégia vale. ”

Pois bem, passados os 3 meses, IVY LEE recebeu nada menos que U$25.000, o equivalente hoje a cerca de 400 mil dólares.

CONHEÇA O MÉTODO IVY LEE

Simples e objetivo, o método IVY LEE também pode ser utilizado no mundo dos concursos, veja:

Ao final do seu dia, escreva as 06 tarefas mais importantes que você quer ou precisa realizar no dia seguinte (não escreva mais do que seis tarefas).

No dia de executar priorize a ordem estabelecida para as seis tarefas. Ou seja, a primeira tarefa da manhã é concentrar-se apenas na primeira tarefa, até que seja finalizada.

Seguindo a ordem passe a próxima tarefa até zerar a lista. Ao final do dia, caso não tenha conseguido conclui-las passe a tarefa pendente para a lista de seis itens do dia seguinte.

Repita o processo durante todos os dias.

Você, curioso com só, já deve estar se perguntando se essa estratégia não é simples demais. Ao mesmo tempo que deve estar pensando como essa técnica foi tão efetiva para a equipe de Schwab?

COMO A METODOLOGIA FUNCIONA?

É verdade que essa técnica é supersimples e parece não levar em conta algumas variáveis, como as complexidades e nuances do dia a dia, as interrupções ou emergências e os recursos da tecnologia a nossa disposição.

Todavia, técnicas como a do IVY LEE são extremamente produtivas para aqueles dias que você está desmotivado, ou nos dias que se perdeu e deseja voltar aos trilhos.

Técnicas mais complexas também são ótimas, lembre-se não há receita de bolo. Agora, quando você já está sobrecarregado com inúmeras tarefas, esse sistema simples e rápido se torna a melhor alternativa, por buscar a priorização.

Lembre-se, emergências e distrações irão aparecer, cabe a você ignorá-las, eliminá-las ou delegá-las, sempre buscando zerar a sua lista de tarefas. São essas tarefas que realmente vão fazer a diferença para você!

PRIORIZAÇÃO DO FINAL DO DIA

É claro que você reparou, mas assim mesmo vou falar, a técnica diz que deve selecionar as tarefas do próximo dia sempre ao final do seu expediente.

A razão é óbvia, ao final do dia você já realizou diversas tarefas, e provavelmente já riscou várias emergências que precisavam ser feitas. Assim, teoricamente, fica mais fácil estabelecer nova lista com ordem de prioridade.

Exemplo, quem deixa para definir pela manhã possivelmente esbarrará em outras pequenas pendências e emergências, atuais, que te levarão para longe de um dia produtivo.

Sem falar que acordamos mais motivados quando já temos em mente quais serão as prioridades do dia, em outras palavras não estará à mercê da primeira tarefa que aparecer pela frente.

VOCÊ É FORÇADO A TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS

Acredito que normalmente executemos muito mais que 06 tarefas no dia, não é verdade?

Pois é, o número 6 não é mágico e nem místico. Isso mesmo, o segredo não está no número e sim na imposição de um limite de tarefas que devem ser executadas no dia.

Pense como se sentiria olhando para uma lista de 30, 50 ou 100 tarefas? Não quero nem pensar no que veio a sua cabeça, mas certeza que o sentimento é totalmente diferente de olhar para 5 ou 6 tarefas! Não é mesmo?!

Impor um limite nas tarefas do dia representa uma decisão difícil, mas ao mesmo tempo libertadora. Com isso, priorizamos apenas o que realmente é importante, deixando de lado todas aquelas obrigações que apenas nos mantêm ocupados.

REALIZE AS MAIORES PRIORIDADES COMO A PRIMEIRA TAREFA DA MANHÃ

Diga, quantas vezes já deixou para fazer alguma tarefa importante no período da tarde e acabou deixando para o dia seguinte?! Olha, nada de mentira! rs

Não se sinta sozinho! Todos temos a tendência de evitar tarefas difíceis e desconfortáveis, é natural!

Sim, o período da manhã é o mais recomendado para realizar tarefas mais difíceis. Isso porque estamos totalmente acordados, nutridos e temos mais força de vontade no período da manhã, quando comparado ao período da tarde.

A sua força de vontade é um recurso finito, que vai se extinguindo durante o dia após cada uma das suas decisões. Ou seja, é possível usar uma analogia com a força de vontade e o músculo, que entra em fatiga quando muito utilizado.

FIM DO MULTITAREFA

O último grande tópico que leva o método IVY LEE a ser tão eficiente é o fato de direcionar a confecção de apenas uma tarefa de cada vez.

Após anos de estudos sobre o funcionamento do cérebro, e como processamos nossas tarefas, houve um consenso sobre a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, ou de “multitarefar”, não existe.

O cérebro é incapaz de prestar atenção em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O melhor caminho, para essa situação, seria alternar entre uma tarefa e a próxima, entretanto, nos deixa menos produtivos.

Alternar entre tarefas, faz com que o cérebro necessite de um intervalo para começar a pensar e operar sobre a nova tarefa, gerando um desperdício de tempo e energia.

CONCLUSÃO

Recomendamos que teste o Método IVY LEE, ele realmente faz a diferença na produtividade. Mas não importa qual técnica você esteja usando, mais uma vez não há receita de bolo.

Apenas priorize o objetivo final que é planejar uma rotina e uma regularidade de estudos saudável, eficiente e produtiva!

Deixe nos comentários qual a sua forma preferida de planejar o dia!? Certeza que existem diversas outras metodologias de produtividade.

Obrigado pela troca de informações!

Bons estudos!

  • Eu não conhecia esse método Ivy lee pra concurso. Vou começar a utilizar