AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ESTUDAR EM GRUPO

Tempo de leitura: 8 minutos

grupo de estudo

 

Formar grupos de estudo é uma atividade comum desde quando estamos no colégio! Mas você conhece as vantagens e desvantagens de estudar em grupo para concursos públicos?!

Lembra do tio Adalberto!? Lá na época da escola… aquele professor de história que nos obrigava a fazer trabalhos em grupo? Exato! É esse mesmo, o famoso trabalho de recorte de jornal com cartolina branca… na qual sempre rolava uma divisão justa das tarefas, ou seja, dois faziam todo trabalho e os outros três, nada! Ou melhor seguravam a cartolina enquanto os dois apresentavam tudo para a turma. haha

A verdade é que seguir uma rotina, bem planejada, de estudos para concurso público não é nada fácil, além de muito solitária. Por essa razão diversos concurseiros têm optado pelo estudo em grupo como forma de renovar a motivação.

O estudo em grupo, se trabalhado da maneira correta, pode ser uma ótima ferramenta para quem possui dificuldade com, por exemplo, disciplina, motivação, paciência e perseverança.

E é aí que mora o problema, pois o estudo em grupo sem planejamento, organização, regras e o mínimo de técnica pode atrapalhar mais que ajudar.

Ficou com medinho?! Relaxa, para evitar que você entre nessa estatística nós listamos algumas vantagens e desvantagens do estudo em grupo.

Curtiu a ideia? Ficou interessado (a) no que vem por aí? Então aproveite e compartilhe esse artigo com os amigos que gostaria de formar grupos de estudo.

#1 – CONHEÇA AS DESVANTAGENS DE ESTUDAR EM GRUPO


desvantagens

Antes de qualquer coisa, até mesmo de formar um grupo de estudos é preciso que todos comprem a ideia, que se comprometam e ainda que haja um certo nivelamento de conhecimento. Para que dessa forma possa evitar que alguns integrantes do grupo atrasem os demais ou caiam nos problemas a seguir.

Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Questões de Concursos, explica que formar grupos com estudantes de diferentes níveis de conhecimento pode ser um problema:

“Se o outro estiver mais adiantado, você terá dificuldade de acompanhar o raciocínio; se estiver menos, você vai ensinar muito mais do que aprender”.

O professor de estratégias de estudos da Vestconcursos, Gladson Miranda afirma que:

“A eficiência da maneira de estudar depende do grau de conhecimento que o aluno tem. Se for para começar a aprender, o candidato deve utilizar o (método) individual, pois estudar em grupo é debater, compartilhar conhecimento. Para isso é necessário ter um bom nível”.

Acenda a luz vermelha com o comprometimento. Os grupos integrados por concurseiros com diferentes níveis de envolvimento tendem a gerar mais distrações, transformando as horas de estudo em uma verdadeira “mesa de bar”.

Como solução as possíveis distrações e conversas paralelas, as reuniões devem contar com regras claras, ser bem planejadas e ter tópicos pré-determinados da matéria a ser estudada, de maneira a possibilitar a efetiva participação de todos.

A professora do curso online, Karina Jaques, Agora Eu Passo, sugere a formação de grupos de estudo com o máximo de três integrantes. Segundo ela, outro possível ponto negativo, pode ser gerado pelo descumprimento dos horários por parte dos integrantes.

Quando falamos em estudar, o tempo é fundamental. A professora, ainda, afirma que:

“O cumprimento do horário de estudo é importante, pois ninguém pode ficar esperando um integrante chegar para começar a reunião”.

Observe, quando opta por estudar sozinho, você possui plena “liberdade nos estudos”, ou seja, pode fazer a sua programação com matérias, horários e dias sem depender de ninguém. Pensamento que não encaixa, na verdade é o oposto de um grupo de estudos.

Entendeu por que deve haver comprometimento e todos devem comprar a ideia!?

Enfim, utilize do estudo em grupo apenas se perceber que pode ser útil a todos os integrantes, do contrário siga estudando sozinho.

#2 – CONHEÇA AS VANTAGENS DE ESTUDAR EM GRUPO


vantagens

Se você já estuda em grupo não se desespere! Esse método também possui as suas vantagens.rs

Bom, o primeiro passo para começar a arquitetar a formação desse grupo é analisar a similitude de carreiras (EX: policial, tribunal, administrativa, fiscais, etc), de provas (PF, TRT, CEF, etc), de banca (FGV, FCC, CESGRANRIO, CONSULPLAN, etc), da sua rotina de estudos, identificando horários e dias disponíveis, pontos fortes e fracos dentro de cada matéria e tentar alinhar cada um desses itens com os outros possíveis integrantes.

Segundo o diretor acadêmico do site Questões de Concursos, Fernando Bentes:

“As pessoas podem se envolver em um ambiente de troca sadia e produtiva de informações, em que complementam suas fraquezas pelos conhecimentos alheios, ao mesmo tempo que podem ensinar algo também”.

Não há receita de bolo quando se fala em estudar em grupo, mas aqui vai um passo a passo, básico, que o ajudará a tirar esse projeto do papel:

  • Opte por formar grupo com o máximo de 03 integrantes;
  • Defina em conjunto e com antecedência as regras e o assunto a ser trabalhado na reunião;
  •    1. Etapa possível de ser adiantada em casa ou na própria reunião, estudo silencioso (com tempo contado);
  •    2. Etapa possível de ser adiantada em casa ou na própria reunião, fazer anotações sobre o conteúdo estudado;
  • Agora, cada um dos três participantes está apto a dar uma pequena aula sobre o conteúdo objeto do estudo e é claro com a participação efetiva dos outros;
  • Finalmente, com os detalhes fixados na cabeça elabore questões do conteúdo para que possam trocar e se testar. Corrija e debata cada uma delas. (Não caia no erro de, atrasar o seu progresso, interrompendo a resolução para discutir cada uma das questões antes de concluída.)

O advogado e especialista em concursos, Sérgio Camargo, afirma que:

“O ideal é que o estudo aconteça em um lugar adequado, sem acesso a distrações, e que o bate-papo seja deixado para o horário de lazer apropriado”.

Os benefícios do estudo em grupo começam com desenvolvimento da sua organização. Uma vez que, ao marcar datas, pautas de reuniões e horários, será exigido um grau elevadíssimo de organização para concluir as tarefas.

Pense comigo, se você é aquele concurseiro que não consegue ficar muito tempo estudando, se qualquer distração é suficiente para acabar com a sua atenção, experimente estudar em grupo. Em um ambiente onde todos estão concentrados, teoricamente, é menos provável que você procrastine.

Cada um começa, os estudos, com a missão de descobrir a sua melhor maneira de render. Mas algumas técnicas são reconhecidamente funcionais para fixação de conteúdo. Em um grupo, por ter como base a ajuda reciproca, você é obrigado a falar as coisas em voz alta, a se expressar melhor para se fazer entender e a construir bons argumentos, seja para ajudar um colega ou para tirar dúvidas. Aqui começa o processo, pois ao explicar outras pessoas você aprimora a sua memória.

A autoconfiança também é desenvolvida nesse processo de falar em público.

Nesse ponto, é possível destacar outro benefício, pois ao discutir o conteúdo com outras pessoas, você pode conferir perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto, o que aumenta as chances de entender pontos, antes, obscuros ou antecipar questões de prova.

O coordenador do curso Ênfase, João Mendes, destaca a motivação como ponto positivo:

“É comum que as pessoas compartilhem suas experiências pessoais, o que acaba servindo como inspiração para as outras”.

Por último, mas não menos importante é o benefício de poder compartilhar livros, apostilas e outros materiais.

Lembre-se: a força de vontade é leme que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca das metas!

CONCLUSÃO

Hoje você relembrou um pouco dos seus trabalhos em grupo na época de escola e ainda aprendeu sobre as desvantagens e vantagens de estudar em grupos.

Aprendeu que criar um grupo produtivo não é uma tarefa fácil. É preciso organização, disciplina, regras claras, comprometimento, nivelamento de conhecimento e vontade de estudar.

Aprendeu também algumas técnicas básicas para não se perder durante esse processo.

Certeza que agora você está pronto para ajudar e ser ajudado pelos seus amigos concurseiros.

Se esse artigo o ajudou, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Até a próxima!

 

  • Sigo estudando sozinha …rsrs !!😁😁✌😄😁🙌🙏🤗Eu e Deus ! 😊😊😊😊😊😊