Hábitos Negativos que Você Precisa Matar Imediatamente para ser um Concurseiro(a) Muito Melhor

Tempo de leitura: 8 minutos


Os hábitos nos definem. E nada sabota seus estudos mais do que você mesmo e seus maus hábitos.

Nas palavras de Samuel Johnson “As correntes do hábito são muito fracas para serem sentidas até que sejam fortes demais para serem quebradas”.

Para adotar uma rotina de estudos equilibrada, produtiva e eficiente, livrar-se de seus hábitos improdutivos é um investimento importante.

É mais fácil continuar fazendo o que sempre fez do que levar alguns minutos para refletir, planejar e realmente olhar para o que precisa mudar para você criar sua própria versão de uma semana, mês ou ano produtivo.

Já era tempo de você prestar atenção aos hábitos que poderiam dificultar seu progresso nos estudos para concurso.

Portanto, se você está interessado(a) em descobrir como eliminar seus maus hábitos, continue lendo este artigo.

O hábito de dar desculpas!

enter image description here

A única coisa que está entre você e seu objetivo é a história que você continua contando a si mesmo por que motivo você não pode alcançá-lo.
Jordan Belfort

É fácil encontrar um caminhão de desculpas para não começar. Quanto mais você encher sua cabeça com racionalizações e desculpas vazias, menos tempo você tem para agir.

É fácil dizer: “Vou começar quando tiver mais experiência, dinheiro, tempo e recursos”.
É um ciclo. E uma vez que você ficar preso no loop pode ser difícil se libertar e fazer algo significativo que vai definir sua aprovação.

Muitos concurseiros(as) estão mais preocupados com a galera que já tá estudando há 3 /4 anos e já “sabem tudo” que, por esse motivo, não começam a estudar com afinco.

A maior parte das pessoas vive com na ilusão de que sempre teremos o amanhã para fazer o trabalho de hoje, mas sinto dizer que manter esse comportamento no universo dos concursos só vai fazê-lo procrastinar.

O hábito de estar conectado

enter image description here

Pense se realmente você precisa estar sempre conectado ao seu smartphone, e-mail, Twitter, Instagram ou Facebook?

Redes sociais quando usadas de modo inteligente, são sim, muito úteis, mas na maioria das vezes todas essas conexões podem distraí-lo de seu propósito, os estudos.

Desconecte-se um pouco e veja como sua produtividade aumentando.

Seu smartphone pode ser o maior assassino de produtividade de todos os tempos. A maioria das pessoas simplesmente não consegue desligar o telefone.

Se o seu telefone estiver on-line, a tentação de ficar atualizado sobre quase tudo é muito alta.

Se você puder, colocar esse telefone longe enquanto estuda ou deixar em modo avião durante seu período de estudos seu poder de foco vai aumentar consideravelmente.

Faça um teste.

O hábito de achar que é Multitarefa

enter image description here

Eu sei, você acha que você é bom em multitarefa. E até certo ponto, você está certo. Você pode andar e mascar chiclete ao mesmo tempo. Dobrar roupa enquanto fala ao telefone? Não é um problema.

Esta forma de multitarefa funciona porque estas são tarefas repetitivas que não exigem muita inteligência.

Infelizmente, nossos cérebros simplesmente não estão equipados para tarefas de multitarefa que requerem inteligência. Nossas memórias de curto prazo só podem armazenar entre cinco e nove coisas ao mesmo tempo.

Quando você está tentando realizar duas tarefas diferentes, cada uma exigindo algum nível de consideração e atenção, multitarefa desmorona.

Seu cérebro não pode absorver e processar dois fluxos simultâneos, separados de informações e codificá-los totalmente na memória de curto prazo.

Quando a informação não vai para a memória de curto prazo, não podem ser transferida para a memória de longo prazo para mais tarde recordar.

Se não for possível recuperá-la, você não pode usá-lo. E, presumivelmente, você está tentando aprender alguma coisa com o que você está fazendo, certo? Em vez de realmente ajudá-lo, multitarefa trabalha contra você. Está tornando-o menos eficiente.

Concentrar-se em bloco de tempo de 50-60 minutos de estudos é uma ótima opção.

O hábito de dizer SIM a tudo

enter image description here

Seu tempo é precioso. Não somos ensinados a dizer não. Somos ensinados a não dizer sim o tempo todo, pois isso é educado e mantém uma boa relação, tá, mas isso não deveria se aplicar no mundo real e menos ainda em nosso universo de concursos públicos.

“Não” é normalmente considerado “rude”. Mas “sim” o tempo todo mata sua produtividade.
Dizer não significa que você tem tempo para se concentrar em sua própria rotina e nos hábitos que são mais importantes para você, em vez de responder e reagir às solicitações alheias.

Claro que também não é sair por ai dizendo não para chefe, família e amigos que vai fazer você ter mais tempo para estudar, mas com uma noção clara do que é prioridade naquele momento é fundamental dizer não.

Você não pode deixar outras pessoas definirem sua agenda.

O hábito de não agir de acordo com as suas diretrizes

enter image description here

Lembre-se, você tem se criticado por anos e não funcionou. Tente aprovar-se e veja o que acontece.
Louise L. Hay

Você não é bom o suficiente! Você não pode fazê-lo! Não vale nem o incômodo de tentar! É tarde demais para você!

Abaixe o volume de sua voz interna negativa e crie uma voz interior estimulante para tomar seu lugar. Quando você cometer um erro, perdoe a si mesmo, aprender com ele, e seguir em frente, em vez de ficar preso a ele.

Eu vejo muitos amigos e eu mesmo já cometi o erro de ficar me culpando muito tempo por não ter estudado o suficiente para um concurso, mas se eu tivesse aproveitado o tempo que fiquei me lamentando estudando para o próximo o resultado seria bem melhor.

Igualmente importante, não permita que mais ninguém se debruce sobre seus erros ou deficiências ou espere a perfeição de você.

Pesquisas psicológicas mostram que o sucesso e o bem-estar estão associados à alta autoestima e que as pessoas com baixa autoestima sofrem uma parcela desproporcional de problemas emocionais e comportamentais.

A verdade é…

Ninguém é perfeito o suficiente para começar qualquer coisa! Você nunca estará pronto para qualquer coisa. Eu adoro escrever e compartilhar. Eu não sou um escritor profissional. Não tenho credenciais de escrita. Eu não sou Stephen King.

Eu não tenho nenhuma técnica, e eu não sou treinado. Mas eu escrevo mesmo assim.

É importante que eu escreva toda semana. Só posso melhorar com a prática. Meu crítico interior ficou mais fraco com o tempo.

O hábito da perfeição

enter image description here

Feito é melhor que perfeito.
Scott Allen

A raiz da procrastinação é o medo de não fazer um bom trabalho. O hábito da perfeição mata qualquer cronograma de estudos.

O mundo real não recompensa os perfeccionistas. Recompensa pessoas que fazem as coisas.

Diversas vezes, você não terá as condições de temperatura e pressão adequadas ao seu plano, mas é daí? Isso, por si só, é motivo suficiente para fazer você desistir de sair para correr em um dia de chuva? Ou para não estudar por que está sem internet?

Seus hábitos de estudo florescem não quando você busca a perfeição, mas quando se concentra em fazer as coisas que se propôs a fazer todos os dias, independentemente de fatores externos.

O que você faz importa não o que você pensa ou diz ou planeja, simples assim.
E não precisa ser perfeito, basta fazer e melhorar o processo constantemente.

O hábito de Inação

enter image description here

É difícil falhar, mas é pior nunca ter tentado ter sucesso.
Theodore Roosevelt

Apesar das muitas opções de estudos que temos à nossa disposição, atualmente, ainda temos um paradoxo de escolha.

Ao olhar o mercado dos concursos públicos há tantas opções de cursos, coaching, livros especializados, apostilas que ficamos sem saber ao certo por onde começar.

Diante disso, acabamos tomando a pior escolha: não fazemos nada, ou nos enganamos dando mais tempo para optar.

Estudos mostram consistentemente que quando olhamos para trás em nossas vidas os arrependimentos mais comuns não são os riscos que tomamos, mas aqueles que não fizemos.

Dos muitos arrependimentos que as pessoas descrevem, os arrependimentos da inação superam em número os de ação de quase dois para um.

Alguns dos mais comuns incluem não ser mais assertivo, e não ter conseguindo aproveitar o momento. Quando as pessoas refletem mais tarde na vida, são as coisas que não fizeram que geram o maior desespero.

Mas você pode fazer algo sobre o que você realmente quer na vida agora. Você não tem que ter muitos arrependimentos quando você pode aproveitar o momento de hoje.

CONCLUSÃO: NÃO DEIXE QUE ESSES HÁBITOS RUINS CONTROLEM SUA VIDA

O tempo irá passar de qualquer jeito e na mesma velocidade para todos nós.

Se você tem algum outro hábito negativo que está atrasando seus estudos não espere até amanhã para se ver livre dele, comece a trabalhar para descartá-lo hoje mesmo.

Garanto que quando amanhã chegar você vai ter desejado ter começado ontem.

Se você gostou desse artigo e gostaria de ajudar mais pessoas a eliminar hábitos negativos, por favor, compartilhe esse post.