9 Dicas de Interpretação de Textos para Concursos

Tempo de leitura: 5 minutos

interpretação de textoSe tem um conteúdo certo na sua prova de concurso público é a interpretação de textos. Em qualquer nível de escolaridade e cargo, a importância de interpretar textos na prova de português é indiscutível.

Alguns acreditam que acertar questões de interpretação de textos em concursos depende muito do texto que cai na prova, da falta de pegadinhas do examinador e de anos de contato com a literatura. Mas, nada disso é determinante para você se sair bem.

Se você seguir as dicas de interpretação deste artigo e treinar muito, certamente terá condições de fazer uma ótima prova de português, mesmo que esteja começando agora os seus estudos para concursos públicos.

Cursos Online para Concursos

 1. Crie o hábito de ler textos argumentativos

 Mesmo que você não tenha lido muitos livros, revistas e jornais, não se preocupe. Ainda está em tempo de pegar o jeito da leitura interpretativa.

Aproveite as horas livres para ler textos argumentativos, que é o tipo textual que mais cai em provas de português e o que mais instiga nosso senso interpretativo. Enquanto lê, acostume-se a ir interpretando o que o autor quer dizer ao longo do texto.

Isso faz com que você se habitue a interpretar com mais facilidade e de forma mais rápida, diminuindo as suas dúvidas na hora da prova. 

 2.Faça consultas ao dicionário 

interpretação de textoQuando estamos fazendo a leitura de um texto com algumas palavras desconhecidas, tudo fica mais confuso, não é mesmo? Em alguns casos é possível ignorar as palavras difíceis, mas, em outros, elas são essenciais para a interpretação correta do texto.

Então, para aumentar o seu vocabulário e conseguir fazer uma leitura mais fluida dos textos da sua prova, consulte um dicionário sempre que houver alguma dúvida durante os estudos.

 3. Não julgue a opinião do autor 

interpretação de textoJá deve ter acontecido a seguinte situação com você: pegou o jornal e achou o título de uma coluna interessante, então começou a ler e pensou “não é possível que ele está dizendo isso, acho que estou interpretando errado.”

Alguns autores têm uma posição muito forte, muitas vezes o oposto do que acreditamos, e, por isso devemos esquecer as nossas convicções no momento da interpretação de textos para não corrermos o risco de marcar a resposta errada. 

4. Estude advérbios e conjunções 

Os advérbios e as conjunções são classes gramaticais muito usadas em todos os tipos de textos e você não deve deixá-las apenas para a parte de gramática da sua prova de português.

Os advérbios têm a função de mudar um verbo e, se você não conhecer o advérbio presente no texto, vai se perder no verbo, no predicado e por aí vai. Inclusive aqueles mais arcaicos devem ser estudados, como, por exemplo o advérbio “doravante”, que significa “de agora em diante”.

Do mesmo modo deve-se dar atenção às conjunções, porque pode aparecer alguma pegadinha tentando fazer você confundir “portanto” e “porquanto”, por exemplo. A primeira é conclusiva e a segunda explicativa.

Cursos Online para Concursos

5.Saiba quando deve ler ou não o texto todo 

interpretação de textoAlgumas bancas examinadoras adoram fazer questões de interpretação de textos quilométricas. Isso é mais para eliminar os candidatos desavisados do que necessidade de apresentar um texto grande na íntegra.

Em alguns casos, você encontrará a resposta da questão lendo somente o parágrafo indicado. Em outros, é preciso conhecer todo o contexto.

Por isso, é importante analisar com cuidado o estilo da banca, o que está sendo pedido na questão e também o que aparece em cada alternativa. Na maioria das vezes não é preciso ler tudo e você pode aproveitar o seu tempo para resolver outras questões ou revisar as suas respostas ao final.

 6. Preste muita atenção na conclusão

interpretação de texto É bastante comum ficar em dúvida entre duas alternativas, que, muitas vezes, são muito parecidas. Também acontece muito de autores usarem ironias bastante sutis que podem parecer verdades.

Geralmente, esse simples truque denuncia a resposta correta: veja o que diz a conclusão do texto. Lembre-se de que o autor, mesmo usando humor ou figuras de linguagem, não pode ser incoerente.

Então, quando o autor conclui algo, essa conclusão deve estar alinhada ao resto do texto. 

7.Treine com questões de concursos anteriores

Quanto mais resolvermos questões de interpretação de texto, melhor será o nosso desempenho. Não podemos ganhar um jogo sem treinar muito antes.

Use algum site de resolução de questões de concursos passados, que disponibilize questões comentadas, como o Estratégia Concursos e aprenda a interpretar melhor e mais rápido.

Grave as suas estatísticas e acompanhe a sua evolução, você verá que quanto mais questões fizer, melhor você se sairá. 

8.Conheça o estilo de cobrança da banca

interpretação de textoInterpretação de textos pode parecer sempre a mesma coisa, basta entender o que o autor escreveu e ponto final. Mas, nem sempre é tão simples assim.

Algumas bancas misturam interpretação de texto com gramática, vocabulário e figuras de linguagem de todo o tipo. Outras cobram tipos textuais pouco comuns em concursos como poesia e informe publicitário.

É importante estar preparado para a sua prova de português, para não correr o risco de ter surpresas, se desestabilizar e perder tempo demais com algumas questões. 

9. Resolva as questões por exclusão 

Há duas boas maneiras de não cair em pegadinhas e ter a certeza de que você marcou a resposta correta. Ler com total concentração e resolver por exclusão.

Alguns examinadores são maldosos e colocam alternativas quase corretas para o candidato afobado bater o olho e errar feliz.

O método da exclusão faz com que você procure pelos erros, diminuindo suas chances de se confundir, ser pego pela falta de concentração ou pelo cansaço.

Você tem alguma dificuldade com interpretação de textos para concursos? Conte para nós, será um prazer ajudar.