Como fazer Leitura Dinâmica?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você já está estudando para concursos ou se já leu algum conteúdo programático de um edital, sabe que a quantidade de assuntos cobrados é muito grande. Já pensou em usar a leitura dinâmica para dar conta de tudo?

Conseguir ler muito mais em menos tempo é uma ótima alternativa para que você consiga absorver o máximo de conteúdo possível, aumentando as suas chances de aprovação no concurso público dos seus sonhos.

Neste artigo você vai entender melhor o que é a leitura dinâmica, como ela funciona e o que fazer para conseguir ler mais rápido e de forma eficaz.

O que é leitura dinâmica?

Ao contrário do que muitos estudantes imaginam, a leitura dinâmica não se resume a apenas ler com maior velocidade.

Para ser considerada leitura dinâmica é preciso que, além de rapidez haja clareza e entendimento como se o texto fosse lido bem devagar. No processo de leitura dinâmica, as informações devem ser absorvidas pelo cérebro e gravadas na memória da mesma forma que assimilamos a leitura feita da forma tradicional, mais devagar.

O processo para aprender a leitura dinâmica pode ser um pouco demorado, já que fomos educados para ler com a maior calma possível, mas após você se acostumar a ler rápido, certamente poupará um precioso tempo na sua rotina de estudos.

Existem diversas técnicas para que você consiga incorporar a leitura dinâmica no seu dia a dia, falaremos sobre isso mais abaixo.

Qual é a importância de fazer leitura dinâmica nos estudos?

As técnicas de leitura dinâmica são importantes porque nos fazem aprender a ler de forma mais eficaz, eliminando os vícios de leitura e o sistema de aprendizado da infância, que permanece por anos ou pela vida toda se não aprendermos a ler mais rápido.

Um dos maiores problemas do nosso estudo, muitas vezes devagar demais, é a leitura silábica, que aprendemos no processo de alfabetização. Por não sermos apresentados a outro jeito de estudar, essa maneira de ler tende a continuar pelo resto da vida.

Com o passar dos anos não percebemos tanto as sílabas das palavras, mas, se você parar para prestar atenção na maneira como está lendo este artigo, vai ver que está captando palavra por palavra, com todas as suas sílabas.

Outro problema eliminado pela leitura dinâmica é a vocalização. A grande maioria das pessoas ou leem em voz alta ou imaginam uma voz enquanto estão lendo. Essa voz pode ser a sua própria ou, então, a de outra pessoa.

Esse processo torna a leitura mais lenta e desvia a nossa atenção, já que prestamos atenção nas vozes em vez de apenas absorver o conteúdo. Sem falar que a imaginação de vozes costuma trazer junto outras informações desnecessárias que só atrapalham o processo de aprendizado.

Outro vício de leitura comum é o regresso visual, ou seja, o retorno a um ponto anterior com os olhos, porque perdemos o “fio da meada” ou por simples distração.

A leitura dinâmica também é importante para eliminar esse vício e fazer com que o estudo se torne muito mais fluido e efetivo.

Como estudar com leitura dinâmica?

Você sabia que é possível começar a fazer uma leitura dinâmica em poucas semanas? Sim, com a aplicação de algumas técnicas básicas você conseguirá sentir a sua evolução  em menos de 1 mês.

Conheça agora alguns métodos simples para melhorar a sua leitura e acelerar os seus estudos a partir de hoje mesmo.

Pontos de fixação

Essa técnica pode parecer difícil à primeira vista, mas, com um pouco de treino, logo você vai conseguir melhorar a sua leitura dinâmica.

O primeiro passo é dividir cada página que você deve ler em três linhas verticais. Se for muito difícil para você imaginar essas linhas, faça-as com um lápis de forma bem delicada.

Após isso, você deve treinar a sua leitura dinâmica fixando os seus olhos apenas nas linhas, uma de cada vez. Seu cérebro vai querer que você passe os olhos em todo o texto, mas insista e fixe apenas nas linhas.

Cursos Online para Concursos

Guia visual

leitura dinamicaEssa técnica é bem mais fácil do que a anterior, mas também é bastante efetiva. O guia visual tem por objetivo ajudar os seus olhos a não passearem pela página, ou seja, manter o foco na leitura dinâmica.

Para praticar basta pegar um objeto que servirá de guia, de preferência uma régua, ou, então, uma caneta. Depois, é só ler o seu material de estudos usando esse objeto para ir passando pelas linhas conforme vai fazendo a leitura.

Vale lembrar que marca-texto não serve como guia, quando você estiver usando-o para grifar, porque acabará parando a leitura por alguns momentos para fazer o grifo.

É importante, também, tentar acelerar a sua leitura com a ajuda do guia, somente guiar  o estudo não será uma leitura dinâmica.

Skimming

Essa é uma técnica de leitura dinâmica mais indicada para quem já conseguiu acelerar um pouco o seu ritmo de estudos. Também é ideal para estudar mais rápido aquelas matérias mais simples de entender, que não tenham muitas palavras difíceis ou dados complexos.

O objetivo do skimming na melhora da leitura dinâmica é fazer com que o estudante consiga passar os olhos pelo conteúdo entendendo todo o seu contexto e captando as suas palavras-chave.

Para deixar a sua leitura mais efetiva, tente ler os textos em zigue-zague, de forma a mexer menos os olhos. Assim você não sentirá tanto cansaço por acelerar demais os movimentos do globo ocular.

A técnica de leitura dinâmica por skimming também pode ser usada para estudar resumos para revisão, já que você conhece o conteúdo, não sendo necessária uma leitura total do texto.

Se você aliar a leitura dinâmica, outras técnicas de estudo e memorização, um bom planejamento de estudos e materiais de qualidade, certamente suas chances de aprovação no concurso público dos sonhos se tornarão muito maiores.

Você já testou alguma técnica de leitura dinâmica? Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui abaixo.