9 Dicas para manter a motivação nos estudos

Tempo de leitura: 6 minutos

Para chegar ao objetivo final de todo concurseiro, que é a nomeação em um cargo público, é necessário enfrentar diversos obstáculos. Um deles é manter a motivação para estudar sempre em alto rendimento.

 

De nada adianta ter os melhores materiais de estudo, os melhores professores e muito tempo disponível se a sua energia para seguir em frente estiver falhando, não é mesmo?

 

Podemos definir motivação como o impulso interno que faz com que uma pessoa realize algo dando o seu melhor. Esse impulso é criado por um motivo bem definido e que representa uma mudança positiva de vida. Conquistar uma nomeação em um cargo público é um ótimo motivo, lembre-se sempre disso.

 

Cursos Online para Concursos

Conheça agora 9 dicas valiosas para manter a motivação nos estudos para concursos públicos durante toda a sua jornada.

 

1.Nunca esqueça do seu objetivo

Essa dica não está no número 1 à toa. Esse é o principal fator de motivação não só para os estudos, bem como para qualquer coisa que precisamos fazer.

 

Toda ação deve ter um intuito, um objetivo bem definido. Além disso, é preciso que a conquista esperada seja algo muito forte e significativo para você. Quanto mais você quiser atingir um resultado, maior sentirá a sua motivação em alta.

 

Então, acorde todos os dias lembrando do porquê de você precisar estudar com total afinco e com muita energia. Pense também no que esse objetivo trará para a sua vida e para as pessoas próximas.

 

 2. Converse com outros concurseiros

Para aumentar a sua motivação é importante não apenas ter o apoio de amigos e familiares, mas, também, saber que você não está sozinho nesse barco.

 

Trocar ideias com outros concurseiros, se sentir parte de um grupo, pedir algumas dicas para melhorar a rotina de estudos, tudo isso fará com que a sua vontade de se dedicar aumente.

 

Acredite, o Pensar Concursos nasceu depois de muito conversar com outros concurseiros Brasil afora.

 

3. Imagine-se com o primeiro contracheque

Nossa o primeiro contracheque… Vamos falar a verdade, um dos maiores motivadores para darmos o melhor em uma tarefa é a recompensa financeira. Já imaginou o que você fará com o salário do seu primeiro contracheque? Aposto que sim!rs

 

Faça uma lista com tudo o que você pode fazer quando estiver com a primeira remuneração na conta. Desde as pequenas coisas até as maiores. Pense também na possibilidade de reservar uma quantia para comemorar a sua vitória com as pessoas que você ama. Sim, a famosa festa da posse!

 

4. Separe algumas frases motivacionais

Essa é uma maneira muitos simples, porém muito eficaz de manter a sua motivação cada vez maior para enfrentar a rotina pesada de estudos.

 

Escolha algumas frases motivacionais que toquem você de alguma forma, que signifiquem algo mais profundo ou que traduzam o momento que você está vivendo.

 

Coloque essas doses de motivação em locais visíveis, no seu ambiente de estudos. Também deixe junto com o seu material de estudos para que você reveja sempre que bater cansaço ou desânimo.

 

5. Libere dopamina

A dopamina é conhecida como o hormônio da motivação. A liberação dessa substância na corrente sanguínea promove sensação de energia, coragem e vontade de agir.

 

Para que você consiga boas doses de dopamina, é preciso praticar atividades físicas de intensidade alta ou moderada. Uma boa corrida, por exemplo, faz aumentar a concentração desse hormônio no sangue e também estimula a secreção de outros como a adrenalina e a serotonina, que também são ótimos para ajudar a manter a motivação.

 

6. Tenha um plano B

 

O excesso de autocobrança para atingir um objetivo específico, como, por exemplo, passar apenas no concurso da Receita Federal, pode gerar uma carga de ansiedade muito alta.

 

Esse excesso de ansiedade pode provocar frustrações e desânimo, caso o concurso dos seus sonhos demore a sair ou se você ainda não obteve a aprovação – sentimento comum a vida de todo concurseiro.

 

Para se manter com a concentração e a motivação em dia, é preciso pensar em um plano B. Estudar com foco é bom, mas, será que você não poderia aproveitar as matérias que já sabe para outro concurso também?

 

Aqui eu me coloco como exemplo, pois nunca deixei de direcionar os meus estudos unicamente para TRT’s e a minha primeira posse foi na UFRJ.

 

 7. Crie hábitos e fuja da inércia

É muito comum ver alguns concurseiros que, por um motivo ou outro, perderam o fio da meada e consequentemente a motivação para voltar a estudar com todo o gás.

 

Para evitar cair nessa armadilha, é preciso manter hábitos, como, por exemplo, começar o dia organizando o ambiente de estudos. Ter horários determinados para estudar cada matéria e não se permitir atrasos também é importante para criar o hábito de se dedicar ao sonho de passar em um concurso público.

 

Ficar inerte e sem saber como reagir e mudar as suas atitudes é um problema sério que você deve sempre estar atento para evitá-lo. Não se permita perder ou esquecer a sua motivação.

 

8. Relaxe com filmes motivacionais

Quem não gosta de assistir filme ou seriados que atire o primeiro Vade Mecum! Você pode muito bem aliar momentos de lazer, que são importantes para manter o seu psicológico bem, à manutenção da sua motivação. Não se esqueça também de que o descanso é necessário para que o seu cérebro consiga organizar as informações nos seus devidos lugares, fortalecendo a sua memória de longo prazo.

 

Veja abaixo algumas boas opções de filmes com histórias motivacionais que podem ajudar você a se manter animado na sua vida de concurseiro.

 

  • Quem quer ser um milionário?
  • O diabo veste Prada
  • Desafiando gigantes
  • Tempo de recomeçar
  • À procura da felicidade
  • Um sonho possível

 

 9. Conheça a história de quem já passou

 

Poucas coisas aumentam tanto a motivação do que ver que é possível alcançar o que sonhamos, porque muitas pessoas já conseguiram.

 

Na internet você pode encontrar diversos depoimentos de aprovados, em sites de cursinhos e em blogs sobre concursos, por exemplo. Também há algumas boas histórias de pessoas conhecidas no universo concurseiro, como gurus dos concursos e professores renomados.

 

Perceba que essas pessoas não têm nada fora do normal e que passaram por diversas dificuldades durante a preparação para o concurso público em que foram aprovados. Aproveite e reflita sobre o que você pode melhorar e no que pode se inspirar para aumentar a sua motivação todos os dias.

 

 

Gostou deste artigo? Como anda a sua motivação para estudar para concursos públicos? Conte para nós aqui nos comentários.