MELHORES SITES PARA CONCURSEIROS

Tempo de leitura: 9 minutos

Conheça aqui os melhores sites para concurseiros do Brasil e fique por dentro das atualizações mais importantes para o seu concurso.

Muitos concurseiros ainda seguem a linha ultrapassada de estruturar todo planejamento em apenas estudar. Como dito em diversos artigos anteriores o mundo evoluiu e no mundo dos concursos não foi diferente, o estudo se tornou profissional e quem não seguir essa evolução ficará para trás.

A atualização dos materiais é, sem sombra de dúvidas, um ponto que deve ser levado em consideração, por isso leia até o final que tem dica bônus.

Principalmente quando falamos de leis. Elas sofrem atualizações ou aperfeiçoamentos que seguem a evolução das relações sociais. Outro dia li uma separação, de materiais quanto ao conteúdo, superinteressante:

Material de volatibilidade baixa: são as matérias de estudo “clássicas” que já têm sua teoria e prática consolidada, como matemática, RLM, Arquivologia ou Administração. A maior parte dessas matérias pode muito bem ser estudada tanto com livros de edição fresquinha quanto de edições lançadas em 2000.

Material de volatibilidade média: material de estudo de algumas partes das matérias em geral de volatibilidade baixa, a exemplo de alguns tópicos recentes de Arquivologia e Administração, ou seja, um ou outro tópico mais recente de matérias consolidadas.

Material de volatibilidade alta: aqui entra o material de estudo da maior parte das matérias jurídicas, exceto teorias jurídicas já cristalizadas. Essa alta volatibilidade das matérias jurídicas é explicada de um lado pela atualização das leis e por outro pelo avanço do entendimento doutrinário. “

Assim como nós já escutamos, você também deve ter escutado alguma história de concurseiro que acabou perdendo uma questão relativamente simples ou pior ficou fora das vagas, do edital, por errar questão estudando com material desatualizado.

Não se permita cair nesse erro. Nessa hora, você deve trabalhar de acordo com a sua condição financeira, em outras palavras: quem pode comprar códigos e doutrinas novos cada vez que sofrem atualizações, ótimo, faça! Mas quem não pode deve ficar de olho nas dicas de sites a seguir:


SITE #1 – PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O portal oficial do Palácio do Planalto além de fornecer as notícias mais recentes, disponibiliza o acesso à Biblioteca da Presidência. Página útil para encontrar a documentação histórica da Presidência ao oferecer a relação de todos os ex-presidentes e as respectivas fotos, biografias e resumo de seus mandatos e estrutura dos ministérios.

Você também encontra disponível o acesso a toda a legislação brasileira. O usuário poderá consultar não apenas a Constituição de 1988, como também todas as leis ordinárias e complementares, todos os códigos, estatutos, PECs (Propostas de Emenda à Constituição), Decretos e Medidas Provisórias, atos normativos de valor histórico e convenções, acordos e tratados internacionais.

Ou seja, você se atualiza sobre o que acontece no contexto do Executivo Federal e acompanha as novidades legislativas. Realce para o sistema “PUSH” basta cadastrar-se gratuitamente para receber mensagens por e-mail indicando qualquer nova legislação no âmbito federal.

SITE #2 – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

O portal do STF contém um mundo de possibilidades para o concurseiro. Vai de seção de notícias, com informações sobre o dia a dia do Supremo, até as publicações, a biblioteca digital e as jurisprudências.

Realce para os Informativos do STF, que são compilações simplificadas das principais decisões do órgão de cúpula do Poder Judiciário.

Lembra do sistema PUSH no site da Presidência da República? Aqui também há possibilidade de cadastro para receber os informativos por e-mail e não perder nenhuma atualização.

SITE #3 – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Semelhante ao portal do STF, o portal do STJ oferece diversas seções com uma infinidade de informações. O portal STJ também possui uma seção de informativos, de jurisprudência e a de notícias.

Realce para a página de legislação aplicada, que reproduz as pesquisas de entendimento jurisprudencial feitas pela Secretaria de Jurisprudência, abreviando o trabalho de busca em torno de artigos específicos de várias leis.

SITE #4 – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

O CNJ é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

De modo geral, o concurseiro deverá explorar a seção de atos normativos, em especial as resoluções, pois elas têm grande relevância no modus operandi de algumas questões que, por vezes, ainda não foram contempladas na legislação, como aconteceu com a Resolução CNJ nº 175/2013, a qual procurou regularizar o casamento homoafetivo.

SITE #5 – CONSULTOR JURÍDICO

Mais conhecido como CONJUR, este site oferece um combinando de notícias, artigos e entrevistas sobre a maioria dos os assuntos relacionados ao Direito. Além de contar com uma livraria.

Neste site a publicação, diária, de matérias é abundante, ou seja, você concurseiro deve filtrar bem aquilo que realmente interessa, de modo a não perder tempo com informações sem relevância para o momento.

SITE #6 – EMPÓRIO DO DIREITO

Esse site com o nome de loja de queijos e vinhos dispõe de artigos atuais e de conteúdo qualificado, por meio de Conselho Editorial, promove a divulgação de trabalhos práticos e acadêmicos, tanto de professores, como profissionais e estudantes, desde que vinculados à inovação e de conteúdo crítico. Analisa julgados, seleciona notícias e indica material para constante atualização no Direito.

Realce para a equipe editorial e autoral: grande número de estudiosos com excelentes credenciais acadêmicas, escrevendo frequentemente sobre muitos assuntos.

SITE #7 – AMO DIREITO

O amo direito oferece uma combinação de recortes de notícias, contos do mundo jurídico, material para download, dicas e muito humor.

Ao contrário de outros sites com jeitão mais sério, esse proporciona ao concurseiro, além do ótimo conteúdo, a oportunidade de descontrair com o um toque de humor em certos conteúdos relacionados ao Direito.

Em meio à diversão, porém, há muitos assuntos sérios e links importantes para cursos e lançamentos de livros.

SITE #8 – REVISTA ÂMBITO JURÍDICO

Âmbito Jurídico é um dos mais tradicionais portais da Internet brasileira. Criado em março de 1998, a princípio como uma página pessoal, com a finalidade de divulgar e facilitar a pesquisa de doutrina e de informações jurídicas a profissionais e estudantes do Direito, em pouco mais de um ano, se tornou um dos mais visitados portais jurídicos do país.

Realce para sua revista mensal com artigos sobre diversos ramos do Direito.

SITE #9 – JUS NAVIGANDI

Este não poderia faltar né?!

Um projeto simples: publicar artigos jurídicos. Por muito tempo, o Jus Navigandi foi o principal resultado nos sites de busca em vários assuntos jurídicos. Mais tarde, outros sites grandes apareceram e essa realidade se modificou.

Realce para a plataforma de auto publicação, na qual os usuários podem criar um perfil e publicar seus escritos jurídicos. É uma boa opção para os estudantes de Direito que pretendem desenvolver seu trabalho escrito, adquirindo o hábito de publicar e juntando uma bagagem de experiência com essa ferramenta.

CONCLUSÃO

Missão dada é missão cumprida, vocês pediram e está aí a indicação dos #9 sites para atualização de material!

Mas você reparou que são nove né?! Então como otimizar o tempo acompanhando todos esses sites?

Eu sei que entrar em cada um desses sites para acompanhar atualizações é uma tarefa que demanda muito tempo, especialmente para o concurseiro que, por natureza, precisa cronometrar o tempo de tudo.

Mas espere, nem só de redes sociais vive a tecnologia. Verá que quando usada com responsabilidade pode nos ajudar para valer.

Há meios mais práticos de nos mantermos atualizados sobre o conteúdo de todos esses sites. Além do sistema PUSH (realçado em alguns dos sites mencionados), a dica é usar um compilador automático de atualizações (leitor de feeds).

Tenho utilizado bastante o feedly que está disponível para aparelhos da Apple ou Android.

Para quem não conhece essa ideia, observe, resumidamente:

Imagine que você gosta de várias revistas e livros e geralmente para adquiri-las você precisa ir a várias bancas. Agora imagine a praticidade que seria, se todas essas bancas tivessem um serviço que avisa quando cada revista que te interessa chega e ainda, as levasse até a sua casa sem precisar pedir? Essa é a grande vantagem na utilização dos feeds.

Feed em inglês (no sentido que nos interessa) significa “alimentador”. Os sites que disponibilizam algum tipo de Feed, comumente chamado pelo nome do formato ou por um apelido de XML, RSS, Syndication, Feeds ou Atom, permite você adicionar (alimentar) o link de um ou mais feeds de um ou vários sites em um mesmo “agregador de feeds”, que é um programa que administra todos os sites agregados.

SITE BÔNUS – ESTRATÉGIA CONCURSOS

Site especializado em cursos online para diversos concursos públicos, dificilmente, um concurseiro que já estuda há algum tempo não conheça e já tenha feito uso de uma das apostilas do Estratégia.

Material sempre alinhado com as atualizações e MUITAS questões comentadas ao final de cada apostila.

Agora que você já sabe como fazer não cabe usar desculpas.

Grande abraço e bons estudos!!

  • Luiza

    Gostei, alguns sites já conhecia outros foram novidade!
    Tecnologia para ajudar a nos manter atualizados também foi novidade!
    Artigo bem útil!

  • 👌👌👌👏👏👏