Motivação para estudar: sua arma mais poderosa contra o fracasso nos estudos

Tempo de leitura: 7 minutos


O que Lewis Pugh pode nos ensinar sobre ter motivação para estudar.

Lewis Pugh (1º Pessoa a fazer nado de longa distância no Polo norte)

Esse aí que vc acabou de ver no vídeo é Lewis Pugh. Ele foi o primeiro homem a fazer nado a distância no Polo Norte.

Um amigo me enviou esse vídeo, recentemente. O vídeo mostra Lewis nadando na Antártida como se fosse uma piscina aquecida.

Minha primeira impressão foi “PORQUE ESSE LOUCO ESTÁ FAZENDO ISSO?

Mas dois segundos após parei e pensei melhor sobre esse tipo de coisa, foi aí que me veio à mente fazer esse post, talvez muitos de vocês não tenham percebido, mas sabe qual é o motivo principal desse vídeo? MOTIVAÇÃO, pura e simples motivação para fazer algo acontecer.

Gostaria de entender um pouco mais sobre como ter motivação para estudar? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

POR QUE A MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR É TÃO IMPORTANTE


motivação para estudar

Bem vamos fazer uma breve analogia dos nossos estudos para concursos com a motivação do Lewis.

A temperatura nas águas do polo norte é de menos de zero grau (FRIO EXTREMO).

Vendo um cara desses em ação só me vem uma única pergunta a cabeça: qual é a motivação dele?

A princípio você deve estar pensando: tá, mas como isso vai me dar motivação para estudar para concurso? Esse cara só deve ter feito isso para entrar no guinness book, ou só quis ser o primeiro em algo.

Bem, diversos são os fatores que devem tê-lo levado a essa e várias outras proezas, mas me atentei apenas a um, que tenho certeza é extremamente relevante para seus estudos.

Depois de um tempo revendo o vídeo fui entender o porquê ele tinha tanta motivação e é sobre isso que vou falar com vocês.

Às vezes por mais que você saiba todas as estratégias e técnicas motivacionais, falta aquela motivação para estudar, aquela energia de fazer acontecer, ler os resumos, fazer questões, assistir à vídeo aulas.

Ao analisarmos o vídeo do Lewis a pergunta que fica é, o que ele e tantas outras pessoas de sucesso têm em comum para manter a energia e acordar motivado todo dia?

Objetivos. Esse é o primeiro fator que todas as pessoas de sucesso têm em comum, ter na sua mente um objetivo claro do caminho que deve ser traçado é o que diferencia um concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE de um mediano.

Mas olha só, quando falo de objetivos vou um pouco além desse conceito amplamente difundido por aí (alcançar metas), claro, que temos que ter objetivos nesse sentido SIM, inclusive já falamos a importância disso nesse post, mas tente ir além.

Objetivo, de uma forma mais ampla, pode também ser visto como ter uma causa pela qual lutar.

Ter um porquê que vai além de “passar na prova de Auditor da Receita Federal”. Ok? Se você está lendo esse texto eu sei que é capaz de passar na prova que quiser, mas pense no caminho até a aprovação sem uma causa.

Vai por mim, fica bem mais difícil.

POR QUE TER UMA CAUSA PODE MANTER SUA MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR


motivação para estudar

Quando falo que motivação para estudar vai muito além de apenas fazer o cronograma de estudos, falo com propriedade, pois sei bem o que é levantar e pensar: lá vai eu para meu canto de estudos mais uma vez, quando isso vai acabar?

Confesso que essa forma de pensar, algumas vezes, já fez com que uma única hora de estudos parecesse uma eternidade no mundo invertido (qualquer referência a série stranger things é mera coincidência rsrs…).

Depois de parar e refletir melhor sobre isso é fácil concluir que em alguns momentos dos nossos estudos nos falta uma causa.

Um cara que admiro muito pela capacidade de buscar uma causa chama-se Elon Musk, ele tem alguns objetivos bem audaciosos, tais como: reutilização de foguetes, visita a marte, dentre outros. Mas sua causa maior é uma só: mudar o mundo.

Esse cara sabe o motivo de ser tão importante ter uma causa pela qual lutar, leia um pouco da história e dos seus feitos que entenderá melhor.

Nós, concurseiros e concurseiras, devemos ter um objetivo desse porte, uma causa para nos fazer levantar motivados a dar 101%, aquela vontade de vencer tão grande que você nem percebe as horas de estudos passando.

Ter uma causa maior vai muito além de ganhar uma ótima remuneração, ter estabilidade ou quaisquer outras vantagens que o serviço público nos proporciona.

Busque os motivos mais profundos que fazem com que você queira ter todas essas vantagens ou ganhar uma ótima remuneração.

Com certeza, você tem uma causa maior pela qual levanta todos os dias, basta buscá-la dentro de si.

DICAS PARA TER MAIS MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR


motivação para estudar

Como já falei no primeiro post aqui do blog, motivação é um processo diário e muito pessoal, mas compartilho com vocês minhas duas dicas sobre como ter motivação para estudar.

1º Elabore o seu cartaz dos sonhos

Essa dica no inicio me soou muito autoajuda ao extremo, mas mantive a mente aberta e testei.

A ideia aqui é bem básica mesmo. Pegue seus objetivos e procure uma foto que sirva de âncora emocional para esse objetivo.

Sempre que você olhar a foto vai se lembrar do que está buscando e sua mente vai traçar uma rota para esse sonho.

Seja criativo, pode ser uma casa, um carro, filhos, dinheiro, fazer rapel, seja lá o que for encontre uma foto que expresse isso e caso não queira gastar dinheiro comprando um quadro, sem problemas.

Faça uma montagem dessas fotos no PC mesmo e coloque como papel de parede.

2º Ande na companhia dos melhores

“Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive.” Jim Rohn

Essa frase é um guia para qualquer concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE, cercar-se de pessoas com o mesmo objetivo que você deveria ser ensinado em qualquer curso do Brasil, seja online ou presencial.

Tá aí um uso realmente útil para as redes sociais: formar um grupo de pessoas com objetivos em comum.

Muitas pessoas encontram nas redes sociais uma ótima saída para manter-se motivado, estudando em grupo.

Concluindo

A motivação para estudar não é uma receita de bolo, adoraria chegar aqui com uma formula mágica para você meu amigo(a), mas esse processo depende muito mais de você, apenas quero de dar um empurrão para que você encontre sua causa.

A pergunta que deixo como mensagem final. E que você pare e pense se quer ter mais ambição, aquela vontade de acordar e fazer seu melhor, todo dia, estudar quantas horas forem necessárias.

Pergunte a si mesmo o que faria você nadar no Polo Norte, só de sunga ou biquíni?

Ah e antes que eu esqueça a causa do Lewis , não era entrar no guinness book, ele queria mostrar os efeitos do aquecimento global no mundo. Mostrando que já é até possível nadar nessas águas.

Com essa mensagem ele conseguiu ir atrás dos grandes líderes mundiais e mostrar o impacto do aquecimento global.

NOSSOS AGRADECIMENTOS

Nós sempre procuramos oferecer mais do que nosso público, ou seja, você, espera.
Assim como vocês, nos esforçamos para melhorar a cada dia e trazer um conteúdo realmente relevante para sua jornada.

Tivemos um ano, cheio de desafios, de aprendizados e de crescimento.

Nosso sentimento, é de “gratidão”.

Gratidão por você nos acompanhar, deixar seu comentário,clicar em nossos emails, compartilhar nossos conteúdos e acreditar e confiar em nosso trabalho.

Vem muita coisa boa por aí! Então não deixe de continuar com a gente em 2017, para juntos construirmos um ano de ALTA PERFORMANCE!

  • Motivação… realmente é algo essencial na preparação para concursos, pois sem bons motivos ninguém consegue estudar tanto.🎯🙄🙄🙄😊👊👊👊👊😇🙏🙌👪🙌👏👏🙌👊