MOTIVAÇÃO PESSOAL: SAIBA TUDO QUE FALTAVA PARA ALCANÇAR RESULTADOS INCRÍVEIS

Tempo de leitura: 6 minutos


Motivação pessoal é a essência para seu sucesso, seja nos estudos para concurso público, ou em qualquer outro aspecto da sua vida.

Sabe aquele momento que você chega do trabalho cansado, com a cabeça cheia de inúmeras responsabilidades e preocupado pensando se vai ter a motivação necessária para estudar?

Ou se o seu trabalho é estudar e, da mesma forma, você acorda com a cabeça a mil com o peso da responsabilidade de ter que passar o mais rápido possível para retomar sua vida?

Seja lá qual for sua situação nesse momento, quero dizer que você não está sozinho.

Diversas vezes, talvez por falta de clareza, nossa motivação pessoal precisa ser reforçada, mas antes de pensar em estratégias para sanar esse problema em comum acho válido entender como esse processo motivacional funciona.

Gostaria de aprender um pouco mais sobre a dinâmica por trás da motivação pessoal? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

O que é Motivação?


enter image description here
Motivação é a força que impulsiona todo o comportamento humano.

Representa o grau de iniciativa, persistência e intensidade do esforço gasto por um indivíduo para alcançar um resultado específico. É o que move uma pessoa a agir.

A motivação é um processo que nos empurra para alcançar nossos objetivos, baseados em nossos motivos, algo que nos faça sentir mais realizado e que melhore a qualidade da sua vida, de uma forma geral.

Daniel Goleman, autor de vários livros sobre Inteligência Emocional, identificou quatro elementos que compõem a motivação:

Unidade pessoal, para alcançar o desejo de melhorar ou para atender a certos padrões;

Compromisso com as metas pessoais e organizacionais;

Iniciativa, que ele definiu como “prontidão para agir em oportunidades”; e

Otimismo, a capacidade de manter-se ir e buscar objetivos em face de contratempos.

O poder dos objetivos definidos


enter image description here
O pilar para sua motivação é ter um objetivo bem definido, sabendo exatamente onde pretende chegar.

Vamos usar nosso universo de concursos públicos como exemplo, diga-me quais as chances de um concurseiro(a) assinar o termo de posse estudando para analista do TRT , agente da PF e Fiscal da AFRB? Quase nulas, convenhamos.

Quando seu objetivo não está claro para você é hora de parar e reavaliar seu caminho, pois todo seu esforço para acordar mais cedo e estudar uma hora a mais durante o dia pode estar indo para o lixo.

Lewis Carroll, em seu melhor estilo: “se você não sabe aonde quer ir,
qualquer caminho serve”.

Seu cérebro na busca incessante pelo menor esforço, não vai ver sentido em passar 12 horas estudando se não há um objetivo claro.

Estabelecer objetivos SMART é um passo que você não pode deixar de lado.

Sustentando sua motivação pessoal com recompensas


enter image description here

Nosso cérebro gosta de recompensas, então crie um sistema de recompensas que te faça relaxar um pouco, mas nada de exageros.

Saiba estabelecer uma recompensa plausível, eu, por exemplo, tenho um sistema de recompensa semanal, já que tenho que conciliar trabalho e estudo, estabeleço ao bater minha meta semanal separo o final de semana a noite para alimentar meu vício por seriados.

Essa recompensa obviamente não pode ser nada que vá afetar seu estudo no dia seguinte como ir para a balada e voltar às 5 da manhã.

Ter esse gatilho motivacional na sua preparação não deve ser considerado, de maneira alguma, como desperdício de tempo, esse processo simples vai manter você alinhado com o objetivo final e renova suas energias.

Treinamento mental para aumentar a motivação pessoal


enter image description here

Partindo da premissa que a maratona dos concurso equipara-se a uma competição esportiva de alto nível, gostaria de compartilhar aqui um trecho de uma matéria da exame.com sobre o treinamento mental de Michael Phelps.

“Eu nunca o vi ser desencorajado por nada. Ele aguenta tudo e parte disso é a confiança que ele tem na sua habilidade de fazer o seu trabalho”, disse, em 2012, seu coach Bob Bowman, ao The Washington Post.

Mas, o nadador contou que tem um segredo na hora de se concentrar e se preparar para a prova que o ajuda bastante. Antes de cair na água, ele visualiza diferentes cenários, tanto positivos quanto negativos e bola planos de ação para cada um deles. “Ele é o melhor, em termos de visualização de prova”, disse Bowman. Da prova perfeita aos mais diversos contratempos – como óculos de natação quebrados ou traje rasgado, por exemplo – tudo passa pela cabeça do atleta.

Segundo o coach, Phelps tem, de antemão, em seu “banco de dados”, uma programação para cada um dos diferentes cenários que se apresentarem durante a prova. A vantagem disso para Phelps e para qualquer profissional que se fizer a mesma coisa? “A confiança de saber que há um plano para tudo”, disse o treinador, na época.

Usar esse tipo de treinamento mental focado em nosso universo, certamente, além de nos destacar da maioria vai fortalecer nosso objetivo final.

Mantenha-se motivado


enter image description here

Agora que você já sabe o que é motivação, sabe da importância de ter um objetivo bem definido e criar um sistema de recompensa e hora de sustentar tudo isso todos os dias.

Sejamos realistas, vai ter um dia que você vai sentar para começar seus estudos e coisa parece que não evolui, bate aquela sensação de que não há avanço e vem aquela chuva de fatores externos que desmotiva qualquer um.

Aí é que entra em campo a utilidade prática do seu treinamento mental, se você executar esse processo repetidas vezes em sua mente quando a coisa complicar saberá exatamente quais ações deve tomar.

Não é fácil eu sei. Mas você tem duas opções: ser pego desprevenido no meio dos seus estudos e não fazer a mínima ideia de como continuar ou prever situações complicadas e ter um plano B na manga.

A decisão é sua!

Só faço questão de enfatizar aqui o seguinte, não basta visualização sem execução.

O que fará você tomar posse no seu concurso são as horas que dedicou aos estudos e a metodologia aplicada, mas estar preparado mentalmente para as dificuldades que virão é o que diferencia um profissional de um amador.

Visualize a sua aprovação, ela virá!

Concluindo

Manter sua motivação diariamente não é um processo fácil, faz-se necessário adotar comportamentos que, por vezes, ainda não parecem fazer sentido para você.

A motivação é o combustível diário para nos manter na maratona dos concursos públicos.

“Pessoas que são incapazes de se manterem motivadas devem se contentar com a mediocridade, não importa quão impressionantes são seus outros talentos.” Andrew Carnegie

Compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem sobre a importância da motivação pessoal.

  • Top como SEMPRE ! 👌👌👌😊🤗😊😊😊😊😊😊👍😊👌

  • Luiza

    Nossa motivação! Eita palavra importante na vida de um concurseiro… Mas vocês mais uma vez acertaram na mosca!
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

  • Rita Tolessani

    Ameiiiii ❤❤❤❤

    Poxa vcs podiam divulgar mais esse blog. Conteúdo de vcs é top !!!!
    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    • Pensar Concursos

      Ficamos feliz que você tá gostando Rita pode ter certeza que estamos buscando constantemente formas de divulgar o blog. Contamos com sua ajuda também 😀
      Bons estudos !!!!

  • Alana Costa

    Nossa vocês acertaram na mosca era exatamente o que eu precisava ler hoje.
    Ando muito desanimada para os estudos depois que voltei das férias.

    Parabéns meninos !!!!!

    • Pensar Concursos

      Opa, sempre bom saber que nosso conteúdo tem feito diferença.
      Sobre sua volta de férias sabemos como e complicado conciliar trabalho e estudos, por isso fizemos um post sobre o assunto, segue o link: http://pensarconcursos.com/trabalhar-e-estudar/

      Bons estudos !!!!!

  • Filipe Nunes

    Acabei de ler o conteúdo do artigo e achei excelente! Parabéns Fábio e Vinicios, ficou muito bom mesmo.

  • Luana Alves

    Sempre leio os conteúdos do seu blog que é muito rico e esclarecedor.
    ❤❤❤❤

    • Pensar Concursos

      Obrigado por nos acompanhar Luana 😀

  • Ellen

    Adorei esse artigo. Aliás, estou gostando muito das coisas por aqui! Ótimos conteúdos. Estou iniciando essa vida de concurseira agora e vocês tem me ajudado a encontrar informação, ferramentas e inspiração!
    Parabéns e MUITO OBRIGADA!

    • Pensar Concursos

      A gente é que agradece por você acompanhar nosso trabalho e não deixa de ficar atenta aos próximos posts, que estamos preparando algo legal para quem está iniciando nessa jornada você vai gostar.

      Bons estudos !!!!!