NUTRIÇÃO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: venha para o lado “ALTA PERFORMANCE”!

Tempo de leitura: 18 minutos

Alguma vez já lhe ocorreu que a nutrição pode interferir no resultado dos seus estudos? Nunca!! Então fique ligado, uma boa alimentação é mais importante do que imagina, constitui aspecto fundamental para realizarmos as nossas atividades vitais e as que são exigidas ao longo da vida.

Pois é concurseiro, se tornar profissional significa entender que os alimentos que ingerimos afetam diretamente o rendimento nos estudos.

Quem não conhece a célebre frase “você é o que você come”. Aposto que todos já devem ter ouvido falar.

Considerando esse raciocínio, faço a seguinte pergunta: você seria capaz de encarar a nutrição como ponto fundamental da sua preparação?

É fato, quase uma regra, a correria do dia a dia somada a quantidade de material para estudar, muitos concurseiros cedem aos alimentos processados (aquele que não pode ser obtido através da natureza) de consumo rápido, gordurosos, repletos de açúcares e pobres em nutrientes.

A nutricionista Ana Paula Souza alerta aos malefícios da alimentação irresponsável: “Uma alimentação desequilibrada torna a pessoa suscetível a irritações, a depressão, ao estresse, a ansiedade, dificulta o armazenamento da memória de longa duração e prejudica a concentração”.

Tais efeitos negativos impactam diretamente na famosa motivação diária do estudante!

O estudo “Food and Mood”, realizado no Reino Unido, mostra que uma mudança na dieta proporciona mais estabilidade no humor, combate a depressão, o estresse e a ansiedade.

No estudo participaram 200 pessoas que toparam alterar a dieta para se averiguar a relação entre estado de espírito e alimentação. Cerca de 88% dos participantes disseram que comer de uma forma mais saudável produziu efeitos na sua saúde mental.

Olhe esses números, 26% apresentaram mudanças significativas na alteração de humor, enquanto 26% diminuíram a frequência de ataques de pânico e ansiedade e 24% de depressão.

Os investigadores do Projeto Alimentos e Humor, da organização britânica chamada Mind (Mente), classificam os alimentos como “promotores de stress” e “promotores do humor” os quais conduzem a situações biológicas mais estressantes ou mais calmas.

Apesar de provocar uma boa sensação assim que ingerido o açúcar (num índice de 80%) e o álcool (55%), por exemplo, são os principais promotores de stress. Enquanto os promotores do humor incluem água (80%), verduras (78%), frutas (72%) e peixes oleosos (52%).

Os participantes revelaram que ao excluir da dieta alimentos que produzem stress e comer com intervalos regulares e a horas certas sofreram alterações no seu estado de espírito, tendo alcançado estados mais descontraídos.

A “British Dietetic Association” já se pronunciou sobre este estudo e reforçou as conclusões alcançadas pelo projecto “Food and Mood”, referindo ainda que a prática de exercício físico é outro fator que potencializa a estabilidade emocional e, logo, o estado de espírito.

Entenda, o mundo dos concursos segue evoluindo a passos largos. Para não ser mais um (amador) é preciso posicionar esse objetivo como central em sua vida. E isso envolve mudança de hábitos, como ter boas noites de sono, praticar regularmente exercícios físicos e ingerir alimentos saudáveis.

Gostou da resenha!? Ficou curioso em saber que alimentos te ajudarão a estudar melhor? Acompanhe conosco!

FUJA DA TEMIDA GORDURA TRANS


FUJA DA TEMIDA GORDURA TRANS

Você sabe o que é Gordura Trans? Sabia que ela é aliada da depressão?

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a depressão pode ser desencadeada por uma série de razões.

Durante um importante Simpósio Internacional de Medicina Funcional, o psiquiatra e professor da Universidade de Georgetown, em Washington, Dr. Robert J. Hedaya, listou alguns fatores que contribuem para depressão, são eles:

  1. Valorização do dinheiro e do acúmulo de bens, acima das relações humanas;
  2. Promoção pelos meios de comunicação do consumismo e do materialismo;
  3. Quebra de laços sociais, favorecendo a solidão crônica, fragmentação e separação das famílias;
  4. Desconexão com a natureza espiritual do ser humano;
  5. E por último, uma nutrição inadequada pobre em nutrientes e rica em açúcar refinado, corantes e conservantes.

Agora respondendo à pergunta, gordura trans é aquela produzida a partir de óleos vegetais que são hidrogenados na indústria (átomos de hidrogênio são adicionados ao óleo) e deixam de ser líquidos (à temperatura ambiente) para se tornarem em sólidos.

Nesse ponto recebem o nome de gordura vegetal hidrogenada e já podem ser usados pela indústria para, com um custo baixíssimo, ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo nas prateleiras do mercado.

Além da depressão, a gordura trans também causa os seguintes danos à saúde:

  1. Aumento do Colesterol “ruim” (LDL) e diminuição do Colesterol “bom” (HDL) no sangue, que aumenta as chances de doenças cardíacas;
  2. Aumento dos triglicérides no sangue, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame;
  3. Aumento da Gordura Localizada, já que se acumula no corpo exatamente onde há maior estoque de gorduras;
  4. Aumento da formação de placas de gordura nas artérias do coração e cérebro e seu entupimento;

Vale repetir, pois além de todas as complicações listas o concurseiro ainda esbarra em mais um problema já citado, pois a gordura trans também mina a sua motivação, sem que perceba.

Lembra do post PROFISSIONAL VS AMADOR?! REFLITA, COMO GOSTARIA DE CONDUZIR A SUA VIDA? Deseja cultuar o amadorismo?! Quer ser mais um “estudante” depressivo, que não dorme bem, que não se alimenta direito, que vive entre a esperança de estudar e o pessimismo de ser reprovado? Ou deseja expandir seus horizontes evoluindo na preparação?

DICA BÔNUS# – TRABALHE O AUTOCONHECIMENTO: evite excessos!


TRABALHE O AUTOCONHECIMENTO: evite excessos!

É normal do ser humano, nossa auto estima oscila de acordo com as pedras que aparecem no caminho e principalmente como as encaramos. Entretanto, porque algumas pessoas são mais seguras, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo sai do trilho?

O autoconhecimento é a chave! Você tem controle sob suas emoções? Se conhece bem? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco.

Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito, não é verdade?!

Pense, se você não se conhece bem como espera acreditar na própria capacidade? Como espera ir em busca dos seus sonhos? Por que não acredita? Simples, porque não se conhece bem!

Perceba, é um conceito. Mas não só pode como deve ser aplicado em todos os aspectos da vida, inclusive na nutrição. Ninguém precisa ser um especialista para compreender que uma alimentação responsável é a principal medida para manter as capacidades físicas e intelectuais, a motivação e a autoestima em dia.

A irresponsabilidade na alimentação é contraproducente para quem precisa se desenvolver e manter um corpo saudável e ativo.

Use o autoconhecimento para aprender os seus limites. Tudo em excesso se torna prejudicial. Quem manda em você? A sua mente ou as suas vontades, ânsias e impulsos por comer?

“Alimente a sua mente com pensamentos saudáveis para que o seu corpo possa refletir saúde”.

Que o alimento seja o seu único remédio!

FOCO: corpo são, mente sã!

DICA #1: ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS:


ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS

Alcançado esse ponto da leitura, você já pode se considerar um novo concurseiro, não é verdade!?

Pois bem, a glicose, por exemplo, serve como uma espécie de combustível do nosso cérebro. E adivinha, a adquirimos e equilibramos o nível através da alimentação.

Para manter um nível adequado não há mistério! Basta realizar de 5 a 6 refeições por dia: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Mas alto lá! Não se engane, são 06 refeições conscientes! Nada de alimentos com baixo teor nutricional!

Consuma:

Peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça que são ricos em ÔMEGA-3. Substância que ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos.

Como a fome e a vontade constante de beliscar influenciam na concentração, as PROTEÍNAS devem ser priorizadas nas 06 refeições, pois como sua digestão é mais lenta, a sensação de saciedade dura mais e a concentração também.

O FERRO, responsável por carregar oxigênio aos tecidos do corpo, inclusive, o cérebro. É encontrado em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras.

O SELÊNIO, mineral de fundamental importância no cérebro, pois mantém a atividade dos neurotransmissores normalizada, o que contribui para a manutenção do humor e a transmissão de mensagens cerebrais. Encontrado, principalmente, em frutas secas como avelãs, nozes e castanhas.

Os MORANGOS, possuem propriedades que estimulam os mecanismos cerebrais de armazenagem da memória a longo prazo;

A ervilha, o pão integral, a batata, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) que são ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.

Continue lendo esse artigo, nele você aprenderá algumas dicas de como a alimentação pode aumentar o seu rendimento, evitar o estresse e melhorar sua capacidade de raciocínio.

SUPER DICA# – INCLUA OVO NO CARDÁPIO!


INCLUA OVO NO CARDÁPIO

Que comer ovos acompanhado de feijão e arroz, faz parte da cultura brasileira isso todos nós sabemos. Mas alguma vez já ouviu falar em superalimento? Sabia que o ovo é um e pode ser um grande aliado na preparação para Concurso Público?

Pois é, o ovo alcançou esse posto por ser um alimento completo. Rico em nutrientes ele possui proteínas, 13 vitaminas essenciais (todas do complexo B – que previne e combate a depressão e a ansiedade), vitamina D, gorduras do bem, além de minerais (ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio).

Também é grande fonte de colina, substância que contribui para manter a integridade da membrana celular, facilita a comunicação entre os neurônios e é fundamental para a boa condução dos impulsos nervosos.

Substância importante na fabricação de diversos componentes para o cérebro. Sendo um deles é a acetilcolina, um neurotransmissor que tem um papel bem reconhecido na codificação de novas memórias. Ela aumenta a ocorrência de LTP (Long Term Potentiation, fenômeno considerado fundamental para a aprendizagem) no hipocampo.

Em outras palavras, se você ainda não tem o hábito de comer ovo acrescente a sua dieta!

SUCO DE LARANJA UM ALIMENTO ESTRATÉGICO

A laranja é fonte de vitamina C, vitamina A e potássio. A vitamina C possui grandes propriedades antioxidantes e combate os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo, que provocam envelhecimento corporal.

Introduzir o suco de laranja ao seu cardápio trará alguns benefícios pontuais, como aliviar o cansaço e ajudar a prevenir o estresse.


SUCO DE LARANJA UM ALIMENTO ESTRATÉGICO

N o mundo dos concursos nós precisamos ser estratégicos! Você conhece estratégia concurseiro?! Como diria, no Tropa de Elite 1, o Capitão Nascimento: O conceito de estratégia… em grego, stratigikí… em latim, militarium… em francês, stratégie… em inglês, strategy… em espanhol, estrategia … estão anotando?! (Só os fortes entenderão) rs

Agora falando sério, sabe aquele sábado e domingo que você vai passar o dia inteirinho estudando no curso?! Pois é, via de regra, a sua alimentação será na rua e todos nós sabemos do abismo nutricional que há entre a alimentação na rua e a feita em casa.

Normalmente almoçamos e a sensação de azia ou de totalmente empanzinado nos acompanha até a aula acabar, mesmo que selecionemos alimentos leves para compor o prato. Pensando nisso, o suco de laranja entra como alimento estratégico, pois atua no combate a má digestão e a distensão abdominal.

Convenhamos, além de todos esses benefícios o suco de laranja também é uma delícia!

CONSUMA CAFÉ COM MODERAÇÃO!


CONSUMA CAFÉ COM MODERAÇÃO!

Diga-me, você é fã do café? Se ainda não, começará hoje. Para muitos o café é apenas uma excelente maneira de começar o dia. Mas para você concurseiro ele será mais um alimento estratégico!

Veja porque ele pode ajudá-lo nos estudos:

ESTIMULA A CRIATIVIDADE

Não é por acaso que o café é a bebida mais apreciadas por designers, publicitários e programadores. Segundo a agência CNN, o café estimula o corpo a atingir níveis de energia mais altos, o que faz com que fiquemos acordados e sejamos mais criativos.

RACIOCÍNIO MAIS RÁPIDO

Com mais energia, o cérebro raciocina mais rápido e com maior facilidade. Experimente, quando estiver estudando um novo assunto novo ou aquele assunto pedra no sapato, tome café.

COMEÇO A ESTUDAR E FICO MORRENDO DE SONO

A cafeína bloqueia os receptores da adenosina, responsável pela sonolência. Apenas uma xícara de café é suficiente para reduzir os efeitos da adenosina, estimular a produção de hormônios de atividade e concentração, segundo pesquisas da Universidade de South Hampton.

FAÇO EXERCÍCIOS PELA MANHÃ E NA HORA DE ESTUDAR ME SINTO CANSADO

A cafeína aumenta a taxa de ácidos graxos no sangue, fazendo com que os músculos usem gordura como combustível, fazendo assim um pequeno estoque de carboidratos do corpo para a hora de estudar. Quer um exemplo?! Uma sessão de 15 minutos de corrida proporciona um aumento aproximado de 20% na concentração nos próximos 60 minutos. Bacana né!?

CAFÉ AJUDA A MEMORIZAR

A Universidade JOHNS HOPKINS divulgou uma pesquisa na qual concluiu que o café estimula a armazenagem de informações no cérebro e, durante o período em que a cafeína mantém o corpo mais ativo, também estimula o corpo a manter essas informações por mais tempo no subconsciente.

UMA DICA ESPECIAL


UMA DICA ESPECIAL

Você concurseiro, se preocupa em comprar o melhor curso, o melhor livro, o melhor PDF e gasta milhares de reais fazendo isso. Mas ainda não acordou para importância de visitar um nutricionista para montar um plano alimentar que efetivamente faça diferença para o seu desempenho nos estudos.

Procure os melhores em todas as áreas para se tornar cada vez mais profissional.

05 APLICATIVOS QUE PODEM TRAZER BENEFÍCIOS A SUA SAÚDE


05 APLICATIVOS QUE PODEM TRAZER BENEFÍCIOS A SUA SAÚDE

Podemos resumir o mundo moderno em uma só palavra: tecnologia. Não é nenhuma novidade que o dia a dia das pessoas esteja se tornando cada vez mais informatizado. Dentre os vários recursos criados para nos facilitar, estão os aplicativos. Os “apps”, como são apelidados, trouxeram muito mais prática e dinamismo.

Aplicativos são úteis em diversas situações, exemplo, é possível calcular a quantidade de carne e de bebida necessária para fazer um churrasco para determinado número de pessoas.

Mas alguns apps vão além, podem até salvar vida! Confira agora cinco APPS que podem te auxiliar a manter uma vida equilibrada e saudável.

  1. NUTRABEM

NUTRABEMUm grupo de nutricionistas brasileiros criou um aplicativo capaz de auxiliar na reeducação alimentar. O aplicativo se torna ainda mais bacana por ter sido criado de acordo com os costumes alimentares do nosso país.

Como funcionalidade ele pode calcular o seu IMC (índice de massa corporal), controlar o número de calorias ingeridas e ajudar a escolher melhor ou até substituir os alimentos que você consome diariamente.

  1. Água seu CORPO

Ingerir água diariamente é fundamental, isso nós sabemos né?! Mas mensurar se está Água seu CORPObebendo a quantidade certa? Baseado no seu peso, o app calcula o quanto seu corpo precisa de água por dia.

Além de informar a quantidade em litros, você ainda pode visualizar em copos ou garrafas. Ao beber um copo d’água ou garrafa, ele informa o quanto você ainda precisa beber para bater a meta diária. Para que você não se esqueça, o ícone do aplicativo informa, na tela inicial do celular, quantos copos ou garrafas de água ainda faltam.

  1. SOCORRO

SOCORROEsperamos que você nunca necessite deste aplicativo, mas caso precise, ele poderá salvar sua vida. É assim que os seus criadores o descrevem. Como prevenir é melhor que remediar baixe, pois ele reúne as informações médicas relevantes, como tipo de sangue, hospitais de preferência e alergias. Assim os seus dados médicos ficam disponíveis no celular para uma emergência.

Espera-se que com essas informações, o atendimento possa ser mais eficiente e seguro. Outra função útil é a possibilidade de enviar um torpedo SMS automaticamente a alguém de sua confiança ou uma mensagem pedindo ajuda no Twitter.

Você também pode adicionar contato para emergências e hospital de preferência. O Socorro inclui, ainda, botões de acesso rápido para chamar serviços de emergência.

  1. PRATO SAUDÁVEL

Tirar foto do prato de comida virou mania. Mas e se essa mania fosse usada para conseguir PRATO SAUDÁVELter uma alimentação balanceada? O aplicativo promete te ajudar a monitorar as refeições e a ingestão diária de nutrientes. Além de poder, obviamente, compartilhar a foto da refeição com amigos, o usuário recebe relatórios diários, semanais, quinzenais ou mensais via e-mail, com uma análise de seu consumo alimentar.

O app indica o valor nutricional recomendado de acordo com a idade, peso e altura. A partir dessas informações, será enviada sugestões diárias de cardápios balanceados, elaborados para cada perfil.

  1. ANTI MOSQUITO

Mosquito… quem nunca sofreu com eles?! Esse aplicativo, disponível para iPhone, iPod Touch ANTI MOSQUITOou iPad, promete acabar com a história de acordar no meio da noite com barulhos insuportáveis.

Ele é um emissor de ondas em diferentes frequências que espantam qualquer pernilongo garantindo uma noite completa de sono. As faixas vão de 14, 16 e 20 kHz e são quase imperceptíveis ao ouvido humano.

O QUE APRENDEMOS NESTE ARTIGO

Neste artigo aprendemos que o descuido com a nutrição pode afetar negativamente o seu desempenho e ritmo de estudos.

Aprendemos algumas características de alimentos que podem prejudicar o rendimento do concurseiro que não mantém uma alimentação balanceada e adequada.

Aprendemos que bons hábitos alimentares são importantes para a saúde física e também para a saúde mental. Que as funções cerebrais responsáveis pela memória, pela concentração e pelo raciocínio lógico, são melhor desempenhadas se estamos nutridos adequadamente, ou seja, fornecendo ao nosso corpo vitaminas e minerais necessários ao seu pleno funcionamento.

Para finalizar, gostaríamos de dizer que as dicas que acabamos de dar aqui são muito interessantes, e podem mesmo lhe ajudar a melhorar sua alimentação e consequentemente o seu rendimento. Porém, como dito, não podemos desprezar a importância do profissional de nutrição.

O ideal é que você o procure para que possa deixá-lo a par do que pode lhe fazer bem e do que pode lhe prejudicar de acordo com as suas características pessoais.

Acredite uma alimentação responsável pode dobrar a qualidade dos seus estudos!

Deixe um comentário falando sobre sua experiência, e dizendo o que achou sobre este artigo.

Até a próxima!

  • Luiza

    Nossa perfeito! Super adorei! Vou seguir cada uma das dicas, inclusive testar os aplicativos.

    Parabéns pelas informações!