Como e porque definir seus objetivos para ser um concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE

Tempo de leitura: 8 minutos

Objetivos: o ponto crucial que diferencia quem é melhor de quem é médio.

Quando você tomou a decisão de melhorar de vida, por meio de um concurso público, certamente, definiu de forma clara onde seria sua linha de chegada, definiu o que é de fato ter sucesso nessa jornada, mas isso por si só não basta, pois é necessário tangibilizar o que é sucesso para você.

Ahhh sucesso pra mim é passar no concurso de Analista da Receita, Auditor Fiscal do Trabalho, Técnico do Tribunal de Justiça, enfim, qual é a definição de sucesso neste aspecto da sua vida?

Isso deve estar muito claro para você. Até mesmo para que saiba quando chegou no lugar que queria estar.

Lembrando, que quanto mais claro for seu objetivo mais sua mente vai colaborar para que você o alcance rapidamente.

Portanto, se esse assunto parece interessante, continue lendo para saber mais sobre:

  • Como estabelecer objetivos?
  • Por que definir um objetivo?
  • Diferença entre objetivos e metas.
  • Técnica de como definir seus objetivos e suas metas.

Como estabelecer objetivos?

enter image description here

Final do ano chegando e já posso até ver um monte de gente fazendo a mesma coisa que eu fiz durante anos: Escrever uma lista de objetivos a serem alcançados.

O problema é que assim como eu fazia, a maioria das pessoas elabora listas intermináveis de objetivos em todas as áreas da vida e antes do carnaval já esqueceram tudo.

Isso se dá por alguns motivos, tais como; falta de clareza ao definir o objetivo, não estabelecer prazos, falta de métricas a curto prazo, não pensar na forma de chegar até seu fim e definição de objetivos subjetivos.

Seus objetivos devem estar conectados a um fator primordial das nossas vidas: o tempo.

Falar em tempo e definir prazos com um concurseiro(a) é algo delicado, mas não tô falando aqui que é certo definir um prazo para passar no concurso x, não é isso! Você deve ter prazo para, por exemplo, cumprir seu cronograma, prazo para terminar de assistir um curso online, prazo para se testar em um simulado.

Percebeu a diferença? Nenhum dos prazos que falei é algo absurdo e tudo pode ser mensurado de forma muito clara e específica.

Olha agora a forma errada de como definir um prazo para seus objetivos.

Vou passar em um bom concurso público, em dois anos, para poder dar uma vida melhor a minha família. Vou estudar todos os dias para isso.

Tá legal. Agora só falta dizer o que é um “bom concurso” e o que garante que em dois anos você vai passar? Por que dois anos? Numerologia? O que seria dar uma “vida melhor para a família” isso tem a ver com lado financeiro? Emocional? Segurança? Estudar “todos os dias”, mas vai estudar o que ? Qual ponto da matéria? Quantas questões vai resolver de cada assunto?

Caramba são tantas interrogações que até eu me perdi aqui.

Tá vendo, essa é a importância de se ter um objetivo claro e específico.

Objetivos devem ser flexíveis, pois nós mudamos ao longo do tempo, aprendemos novas coisas, enxergamos novas possibilidades, esse processo é natural.

Presta atenção, eu disse que seus objetivos devem ser flexíveis, não falei em momento algum que isso quer dizer que tá valendo mudar de objetivo toda hora.

Objetivo ser flexível tem a ver com a possibilidade de enxergar novos caminhos para chegar ao fim pretendido, você pode, e deve, sim mudar sua forma de estudar caso não esteja se sentindo bem da maneira como vem fazendo, mas sempre com o foco no objetivo principal.

A grande sacada é saber se adaptar para chegar ao fim.

Por que definir um objetivo?

enter image description here

Olha você até tem o direito de seguir a maldita filosofia de vida Zeca Pagodinho (deixa a vida me levar), talvez tá começando sua jornada de concurseiro(a), aí tá naquela de ah vou estudando aqui e o concurso que eu passar tá legal, mas já alerto a RESPONSABILIDADE É SUA.

O grande divisor de águas no por que definir um objetivo é que quanto mais cedo você definir onde quer chegar, em quanto tempo, como chegará lá. Mais sua mente fica atenta às oportunidades para você chegar onde definiu, isso se chama formação reticular.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
Lewis Carroll

Diferença entre objetivos e metas

enter image description here

Muitos concurseiros definem objetivos como se fossem metas e isso tem uma diferença.

Sabe aqueles objetivos que você lista no final do ano como se fosse a lista de presentes que tem que comprar?

Então, normalmente eles são soltos, não tem uma clareza, um caminho.

Seu objetivo é aquele que, diferente das listas de fim de ano, está linkado ao seu propósito principal na vida, sua jornada de concurseiro é apenas um ponto (passageiro eu garanto rsrs…) na sua vida, mas você tem um sonho para sua vida e tenho certeza que ele vai além de um termo de posse.

Quando você não tem um objetivo claro a tendência é andar em círculos, afinal o mundo dos medianos conspira o tempo todo para que você não faça nada.

Mas quando seu objetivo é claro, além da sua mente colaborar com você, sua motivação para realizar as tarefas do dia aumentam, afinal você sabe onde quer chegar.

Nossa mente não gosta de alvos muito longos, por isso é interessante quebrar nossos objetivos principais em metas.

As metas diferentes dos objetivos servem como combustível para chegar até aquele ponto final, a ideia é ir se alimentando constantemente a cada meta superada, afinal todo concurseiro(a) sabe o quanto é prazeroso riscar um tópico do edital (a caneta quase fura o papel).

À medida que você vai destruindo suas metas, seu objetivo fica mais próximo de ser alcançado, a coisa fica mais real, nesse ponto é de extrema importância definir metas alcançáveis, nada de metas absurdas, conheça suas limitações.

Técnica de como definir seus objetivos e suas metas.

enter image description here

Essa técnica é conhecida pelo mnemônico SMART (que, em inglês, significa “esperto”).

Specific (específico): Quanto mais específico for seu objetivo, melhor. Em qual concurso quer passar? Qual cargo? Como vai estudar para isso? Por que você escolheu esse concurso? Já definiu o seu projeto de estudos?

Measurable (mensurável): É possível mensurar seu objetivo? Por exemplo, qual matéria vou fechar? Quantas questões farei de cada tópico? Quantas video aulas? Como vou revisar?

Caso seu objetivo seja algo muito genérico, mensure também. Quero independência financeira. Ok, mas o que é independência financeira pra você? Para mim, é ter investimentos passivos que rendem acima de 10 mil/mês.

DICA: Quanto mais você transformar seus objetivos em números mais
fácil de mensurar.

Attainable (alcançável): Aqui é outro ponto delicado, mas vou exemplificar.

O objetivo de uma concurseira era passar para agente da Polícia Federal em 2 meses (edital já estava na praça), sendo que era o primeiro concurso dela, além do fato que a época ela pesava 95 kg e não fazia atividade física, com dois filhos para criar sozinha.

Acho que você já imaginou como o CESPE bateu nela né.

O fato é, não estou aqui duvidando de ninguém, é possível alcançar esse objetivo nas condições citadas? Sim é POSSÍVEL, mas a chance é mínima.

Então a regra é simples, conheça a si mesmo e estabeleça uma meta realista.

Relevant (relevante): Aqui você deve avaliar sua capacidade de chegar a esse objetivo, é fato que todos podem, e se as condições necessárias te permitem chegar lá.

Às vezes, caímos no erro de definir um objetivo, mas ao olhar o cenário tudo leva você a outra direção.

Imagina que decidiu estudar para o concurso de Analista legislativo, porém seu chefe precisa que você faça hora extra por tempo indeterminado. Além disso, sua casa está em obra e você tem um filho pequeno para cuidar, ou pior, um adolescente para auxiliar.

Repito, não é impossível lograr êxito nessas condições, mas seria interessante alinhar alguns pontos antes.

Time-bound (com prazo): Defina um prazo realista para seu objetivo. Como já falei antes o prazo a ser definido é com você mesmo, não com fatores externos.

Definir prazo para passar em um concurso público é um baita tiro no pé, não cometa esse erro.

CONCLUSÃO

Você é responsável pela sua vida. Então não deixe a filosofia do “deixa a vida me levar” impregnar em você.

“Todo bom desempenho começa com objetivos claros.”
Ken Blanchard

Agora que já entendeu como e porque ter objetivos bem claros é tão importante e já tem uma noção do que fazer eu proponho um desafio.

Como estamos entre amigos convidamos vocês a deixar nos comentários um objetivo seu, pode ser relacionado ao mundo dos concursos ou não.

Queremos saber quais seus objetivos e para começar vamos deixar um dos nossos objetivos aqui também.

  • Meu objetivo é ser servidora pública federal, comprar a minha casa e viajar o mundo com a minha irmã.

  • Ana Flávia de Almeida Sales

    Um dos meus objetivos de vida é ter minha casa para poder ter um home office nela e desenvolver meus projetos paralelos, hoje moro com meus pais e mal consigo fazer do meu quarto um home office.
    Para isso irei prestar o próximo concurso do INSS para Técnico do Seguro Social.

  • Nubia

    Que artigo mais “certeiro” exatamente hoje que me deparo com o edital do TRF-2 que entre todos trouxe também para técnico de enfermagem, cargo que eu não imaginava abrir rs.
    Primeira visitinha ao site e já vou add aos favoritos.Só acompanhava pelo insta.
    Obrigada pelo artigo.
    Meu objetivo é terminar bem a graduação e antes disso já ser servidora pública da área da saúde o que me possibilitará realizar outros objetivos que estão e dependem desse “pilar” rs.

    • Ana Flávia de Almeida Sales

      “Outros objetivos” –> Beattitudes, por exemplo! 😉

  • Luiza

    Primeiro gostaria de parabenizá-los pela qualidade do conteúdo e por dividir experiências conosco!
    Eu tenho como objetivo intensificar os estudos em 2017, aplicar as dicas fornecidas pelo pensar concursos, para em 2018 estar em condições de brigar por uma vaga no concurso para AFT.

    Mais uma vez parabéns pela iniciativa e continuem desenvolvendo esse trabalho de qualidade!

  • Grace Ribeiro

    Meu objetivo é ajudar a divulgar a marca Pensar Concursos com esses dois amigos que fazem a diferença em minha vida,e continuar comprometida com os estudos até que a posse me separe dos cadernos.

  • 2016 …💬🙄😊foi o ano do plantio …meu objetivo é ser servidora do TRT entre 2018 e 2019…se for da vontade de Deus. E em 2021/2022 prestar o concurso p/ AFT . 😊😉🤗😇😆😛🙌🙌🙏🙇👌👀💫💭👓💕💕💕💕💕💕💕💕💎📿👚👖🎒👠💄👕😊🤗
    “Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado. Se não pensar “quero a qualquer custo!” não conseguirá nada. Mesmo que você queira vencer mas pensa que não vai conseguir, a vitória não sorrirá para você.

    Se você fizer as coisas pela metade,
    você será fracassado. Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito.

    Se você pensa que é um malogrado, você se torna como tal. Se almeja atingir uma posição mais elevada,
    deve, antes de obter a vitória, dotar-se da convicção de que
    conseguirá infalivelmente.

    A luta pela vida nem sempre é vantajosa
    aos fortes nem aos espertos. Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente nela.”
    Napoleon Hill .
    Bom dia! ☕️📚👌💫🙏😊😊☺

  • Camila

    Meu maior objetivo hj é ser servidora federal e depois viajar o mundo todo.

  • Eliane

    Na esfera profissional, meu objetivo mais imediato é ser nomeada servidora do TRT. A longo prazo, concluir a graduação em direito e ser nomeada num concurso federal de nível superior. Na esfera pessoal, é que meu bebê nasça com saúde.

  • Marcela

    Meu objetivo é ser Servidora Federal, mãe, bacharel em direito e após tudo isso tentar um novo concurso para nível superior.

  • Fábbio Rísperi

    Baseado no feedback super positivo de todos que têm acompanhado o nascimento e o desenvolvimento do blog, estabeleci como grande OBJETIVO para 2017 expandir fronteiras com o PENSAR CONCURSOS. Fato que me possibilitará falar para um número cada vez maior de pessoas.
    Falar para um número maior de pessoas significa fazer novas amizades, significa colaborar de alguma forma na construção de um sonho… significa sentar aí, ao seu lado, para que perceba que não esta sozinho nessa caminhada!
    Nada de meta aberta. Restará comprovado o alcance do objetivo quando a cada novo artigo os comentários estiverem lotados, quando começar a troca de informação de qualidade, a difusão de conhecimento… de forma a contarmos com concurseiros representando cada um dos estados brasileiros.

  • Vinicios Moraes

    Meu objetivo é consolidar a marca Pensar Concursos no merdado dos concursos públicos e poder ajudar mais pessoas.
    Nada de meta aberta. Como vou saber que consolidei a marca? Quando receber propostas de compra de grandes canais. Valor de mercado.