4 Passos Simples para uma boa Organização no seu Estudo

Tempo de leitura: 4 minutos

Organização: uma palavrinha que nem sempre é levada a sério nos estudos.

Concurseiros(as) são especialistas em acumular papelada, isso é fato. São livros, anotações, apostilas, editais, impressos, resumos, simulados, e por aí vai.

São pilhas e mais pilhas de papelada que são utilizados com mais ou menos frequência, companheiros de luta dos concurseiros(as) em seu estudo diário.

O grande entrave é que tudo em excesso atrapalha. Estudo em excesso atrapalha a saúde e a concentração.

Concursos em excesso prejudicam o preparo correto para enfrentar as provas.

Livros em excesso dificultam o estudo. Papelada solta, então, nem falo, atrapalha de todas as formas possíveis, para guardar, para encontrar algo, para organizar, para qualquer coisa.

Que tal aproveitar que já estamos próximos do final de ano para tirar uma folga e organizar toda essa papelada que você acumulou ao longo do ano? Eu farei isso, preciso fazer isso, e tenho certeza de que o mesmo vale para você também meu amigo(a).

Até para organizar as coisas é preciso um método simples, senão a tarefa se torna um tédio e no final se perde muito tempo e esforço para se conseguir, apenas, uma bagunça um pouco maior que aquela que havia no início.

Por isso vou mostrar para vocês meu método de organização da papelada, em 4 passos bem simples, que venho usando faz alguns anos e funciona muito bem.

1º Passo – Juntar toda a papelada

organização - juntar a papelada
A primeira coisa a fazer é juntar em um mesmo local toda a papelada que você irá organizar.

Não adianta nada ter papel espalhado no quarto, na sala, no banheiro, no guarda-roupa, e então fazer várias organizações parciais em cada lugar, porque depois da segunda organização parcial você perderá a paciência e não vai mais querer mexer com isso.

Então, junte tudo em um único lugar.

Veja também: 
Como ter uma memória campeã 
Como ser aprovado em menos de 1 ano

2º Passo – Dividir por utilização

organização- dividir por matérias
Essa seleção é, normalmente, muito difícil para o concurseiro(a). Nela é necessário dividir a papelada em quatro categorias.

A primeira é a categoria do material que será muito utilizado nos seus estudos do próximo ano.

A segunda é a categoria do material que será utilizado eventualmente, ou seja, que é importante para seu estudo do próximo ano, mas que não será usado constantemente.

A terceira categoria é o que vai para doação, aquele material de boa qualidade que você não utilizará mais, mas que será muito útil para outros concurseiros(as) se doado diretamente para eles ou para uma biblioteca pública.

A quarta categoria é o que vai para o lixo, aquele material que não tem mais valor de estudo e também não pode ser aproveitado por mais ninguém, como anotações e resumos.

3º Passo – Segmentar por tipo

organização- segmentação
Ao contrário da seleção anterior, essa seleção é muito fácil de ser feita, bastando apenas agrupar o material por disciplinas.

Por exemplo, tudo o que é de Direito Administrativo fica junto, mas separado de tudo o que é de Língua Portuguesa e assim por diante.

IMPORTANTE – Por razões práticas, o 2º e 3º passos deverão ser realizados concomitantemente.

4ª Passo – Destinação

organização- destinação
Agora que você tem seu material separado por categorias, chegou a hora de dar uma destinação a eles.

Os materiais de uso recorrente deverão ficar em um lugar de fácil acesso e que permita manter a organização. Os materiais de uso eventual poderão ficar arrumados em um local menos acessível.

O material destinado para doação deverá ser armazenado em caixas e doado o quanto antes, para não ficar entulhado na sua casa.

O material que irá para o lixo deverá ser posto em sacos de lixo e descartados no lugar apropriado o mais rápido possível (se tiver coleta seletiva de lixo em sua cidade, coloque a papelada na lixeira para papéis).

Concluindo

Pronto, feito isso você terá todo seu material organizado por matérias e prioridade de uso, terá dado um fim no material que não será mais usado, fazendo a doação do material bom que você não utiliza mais terá também feito sua boa ação, e descartando a papelada no lixo reciclável terá também ajudado a preservar a natureza, olha quantos benefícios.

Bom para todo mundo e seu estudo agradecerá muito pela organização.