Qualidade de vida: seus estudos não devem destruir sua saúde

Tempo de leitura: 5 minutos

Nunca é demais voltar a um assunto corriqueiro na vida dos concurseiros(as): a necessidade de se manter a qualidade de vida em níveis aceitáveis.

Isso porque estudar pode sim ser uma atividade extremamente sedentária, ainda mais considerando as áreas de atuação profissional do concurseiro(a) quase sempre já são sedentárias desde os bancos da Universidade.

E porque vocês não praticam atividade física?

  • Porque não tenho tempo.
  • Porque fazer academia aqui é muito caro.
  • Porque eu odeio academia.
  • Porque não me sinto preparado, sinto dores.

Não obstante vocês já saibam da necessidade de ter uma qualidade de vida razoável ao longo da preparação, o artigo de hoje visa apresentar algumas soluções, simplificadas, para esses dilemas.

Porque não tenho tempo

Há dois tipos de concurseiros(as) sem tempo. Os que, efetivamente, não têm tempo por conta das múltiplas tarefas que desempenham, como trabalhar, cuidar da família, fazer faculdade, entre outros; e aqueles que fantasiam que, estudando absolutamente o dia todo, serão aprovados com mais facilidades.

Portanto, aos que efetivamente não possuem tempo

qualidade de vida - sem tempo

Opção 1 – Já pensaram em ir trabalhar de bicicleta? Diminui a emissão de gases tóxicos na atmosfera (os carros, atualmente, competem em grau e quantidade com as grandes indústrias emissoras), aumenta o ânimo para o dia de trabalho/aumento de desempenho (por conta da liberação de endorfina), reduz seus custos de transporte (a compra de uma boa bicicleta é um custo, certamente, mas seu retorno – financeiro – é óbvio) e o melhor – faz bem à saúde.

Comentário: Decidi ir ao trabalho de bicicleta quando trabalhava na minha cidade. Moro em uma cidade pequena (mas a mesma lógica vale para quem mora em cidades grandes e que se locomovem em um espaço de 3 a 8 quilômetros que são percorridos, facilmente, em 20/25 minutos com pedaladas suaves).

Opção 2 – De 40 a 50 minutos, três vezes por semana, é possível condicionar o corpo, oxigenar o cérebro e liberar endorfina. Os benefícios da prática de uma caminhada leve, pedalada ou corrida, superam, e muito, o tempo gasto com a mesma.

Opção 3 – Coibindo exageros, típicos daqueles que não estão acostumados à prática de exercício físico, utilizar os finais de semana para um passeio ciclístico é interessantíssimo.

Além dos benefícios acima, pode ser realizado com os familiares, esposo, noivo, namorado, amigos… Enfim, com quem você quiser o que vale aqui é melhorar sua qualidade de vida!

>>> Clique aqui e confira tudo que o Estratégia Concursos preparou para auxiliar na sua aprovação.

E para aqueles que possuem tempo, mas que não entenderam a importância de se descansar

qualidade de vida - hábito de estudar
Meus amigos(as), obviamente é louvável pensar que suas 24 horas podem ser de 20 horas de estudo, mas além de irreal, essa prática – a curto, médio ou longo prazo – pode realmente trazer prejuízos à sua saúde!

Descanse um pouco, areje seus pensamentos (oxigene seu cérebro para aprender mais!), pense em outras coisas que não sejam concursos públicos e se divirta um pouco! Tenho certeza que voltará aos estudos, depois da atividade física, mais disposto para angariar novos aprendizados.

Porque fazer academia aqui é muito caro:

E quem disse que você precisa se exercitar, necessariamente, na academia?

Há diversas possibilidades de atividade que não te exigem estar em um estabelecimento desse tipo.

Aliás, muitas pessoas realmente preferem exercícios ao ar livre, tendo em vista que estar em meio à natureza, em uma ambientalização mais natural e corriqueira, pode te fazer relaxar mais, aproveitar a paisagem e suportar uma carga de atividade um pouquinho maior.

Porque eu odeio academia:

Valem as mesmas regras do motivo supramencionado. Você não precisa se prender em uma academia para se exercitar.

Não use isso como desculpa! Eu tenho uma grande amiga, que usava essa desculpa para não frequentar academia (sim, ela detesta) e usava o fato de que chovia muito ultimamente para também não correr nas ruas e (ou) em casa. Não use desculpas!

Porque não me sinto preparado, sinto dores:

Se vocês é daqueles que têm falta de ar ao subir em uma escada rolante ou sente dores no tornozelo quando vai correr, é bom se preocupar com sua saúde – primeiramente – e depois se aventurar no universo dos exercícios físicos.

Procure um cardiologista ou um ortopedista – conforme o caso – faça os exames necessários, e adeque sua atividade às suas possibilidades pessoais.

Tenho um amigo na academia que faz exercícios com pouca carga nos joelhos, devido a uma lesão que sofreu em um acidente há alguns anos.
Lesões anteriores não são desculpa para não cuidar do seu bem-estar pessoal.

>>> Clique aqui e confira tudo que o Estratégia Concursos preparou para auxiliar na sua aprovação.

Concluindo

Amigos(as), de maneira peculiar, ou seja, em atenção às características pessoais da sua vida, MOVIMENTE-SE!!

Estudar não precisa ser uma prática sedentária. Basta um pouco de adaptação à própria rotina e força de vontade. Seu aprendizado e seu corpo agradecem, manter uma boa qualidade de vida aliada aos estudos vai acelerar sua aprovação!