#10 RAZÕES PARA COMEÇAR A CORRER

Tempo de leitura: 9 minutos

Você curte de correr? Conseguiria listar, agora, 10 razões para começar a correr? Então fica esperto (a), pois vamos municia-lo (a) de ótimas informações, capazes de convencer até aquele amigo (a) mais preguiçoso!rs

Bom, que todos nós sabemos que a atividade física traz diversos benefícios para o corpo não é nenhuma novidade, contudo, o que muita gente ainda não sabe é que também oferece inúmeras vantagens para a mente e dentre elas, adivinha?! A sonhada melhora nos estudos.

Apesar de estar sugerindo a corrida, hoje em dia, a desculpa de não gostar, não cola, já que você não precisa ficar preso a uma atividade específica.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, as atividades aeróbicas, como correr, caminhar, andar de bicicleta e nadar, são mais eficientes no aumento do fluxo de sangue para o cérebro e na produção das substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor. Processo que faz com que os neurônios existentes se tornem capazes de fazer mais conexões e outros novos nascem.

No início da adolescência eu desenvolvi uma rinite alérgica superforte, quando meus pais foram aconselhados a me matricular na natação como forma de amenizar os sintomas sem uso de medicação. Desde então tomei gosto pelo esporte e nunca mais parei.

Há alguns anos sob influência do Vinícios (insistência mesmo…) comecei a correr e apesar da corrida não desenvolver o mesmo grau de simpatia que a natação ou o futebol, também caiu no meu gosto.

Correr exige muito esforço e disciplina, mas com o tempo além do corpo ir se habituando você também começa a ver alguns quilinhos indo embora, o seu fôlego e disposição vão gradualmente aumentando e 1km viraram 2km, 3km, 4km …

Passada essa fase, a corrida se torna praticamente um vício. Vício mesmo, daqueles que você não consegue ficar em paz se não treinar pelo menos uma vez na semana.

Vamos falar sério, só estamos os dois aqui: se eu consegui tomar gosto pela corrida, você também consegue. E há diversos motivos para que você compre um par de tênis, shorts, uma camiseta leve e saia de casa, duvida?! Então observe:

 

MOTIVO #1 – É POSSÍVEL CORRER EM QUALQUER LUGAR

Algumas pessoas desenvolveram o hábito de correr em esteiras na academia, mas a corrida ao ar livre é incomparável. Digo mais, correr é o esporte mais democrático de todos, isso porque pode ser praticado em basicamente todos os lugares.

Não acredita?! Imagine que você viajou de férias com a família ou a trabalho, ou mesmo qualquer outro contexto, ainda assim poderá correr.

MOTIVO #2 – REPRESENTA UM TEMPO PARA REFLEXÃO

Há aqueles que curtam correr em grupo, mas, particularmente, o que eu adoro no esporte é o profundo estado de concentração para o qual somos transportados. Durante o treino ficamos atentos a cada detalhe, cada movimento, a respiração e ainda entramos em um estado de reflexão sobre a vida, lembra de todos os outros artigos falando sobre a importância do autoconhecimento?!

Nessa rotina estressante, que toda e qualquer ação se torna cronometrada, são raros os momentos em que estamos sozinhos e aptos a refletir. Correr possibilita isso.

MOTIVO #3 – ESTREITAR RELACIONAMENTO COM A SUA CIDADE

Você logo vai observar que quando andamos de carro a nossa visão é completamente diferente da que temos como pedestre, na verdade andando de carro deixamos de observar detalhes que compõem a nossa cidade.

Use esse tempo como meio de se familiarizar a sua cidade de modo a perceber mais espaços de convivência social e lazer livre, como parques e praças. É claro que também verá os mais diversos problemas, faz parte.

MOTIVO #4 – PORQUE É ÓTIMO PARA SAÚDE

Esse motivo você já está cansado de saber: correr (atividade física com acompanhamento médico) faz bem para coração, para os pulmões, para oxigenação das células, para ossos e até para depressão.

MOTIVO #5 – DIGA ADEUS AQUELAS INDESEJADAS GORDURINHAS

Quer emagrecer correndo?

Pois bem, o educador físico Gustavo Luz formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo, responde a dúvidas comuns sobre começar a correr:

a) estou acima do peso?! Fique tranquilo, com acompanhamento médico, não existe problema em se exercitar estando acima do peso. Começar com treinos leves e gradativos é uma ótima estratégia para ajudar articulações e tendões na adaptação à corrida. Ficar esperando emagrecer para começar a treinar geralmente leva a perda de tempo.

b) tenho que parar de beber?! Calma, segundo Gustavo, você não precisa parar de beber, mas precisa ter em mente que o processo de emagrecimento é o reflexo de uma conta simples: você tem que gastar mais energia do que consumir.

Em termos de calorias, uma latinha de cerveja vale mais ou menos um pão com manteiga. Então, experimente reduzir o consumo de cerveja dentro da semana e perceba a mudança!

c) e essa história de correr em jejum é bom mesmo para perder peso?! Para Gustavo, esse é um dos maiores erros cometidos pelos corredores, especialmente os que correm pela manhã. Fazer um pequeno lanche de fácil digestão até 30 minutos antes de correr otimiza a queima calórica e a qualidade do treino.

#DICA BÔNUS: ÓTIMA OPORTUNIDADE DE BALANCEAR A SUA VITAMINA “D”

A exposição ao sol ainda é a principal fonte de vitamina D. São necessários de 15 a 20 minutos de exposição ao sol, sem nenhum protetor solar para sua absorção. Lembrando que a radiação solar excessiva aumenta o risco de câncer de pele, busque orientação profissional.

Estudos demonstram benefícios da vitamina D como:

  1. Efeito cardioprotetor: controla os músculos cardíacos e promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial;
  2. Controla e previne a resistência insulínica, tendo efeito regulatório no receptor de insulina e na função das células beta pancreáticas. A vitamina D comporta-se como um potente imunomodulador ligado a distúrbios na homeostase da glicose;
  3. Além de regular o sistema imunológico, a vitamina D regula o funcionamento neuromuscular e os impactos da síntese de proteína no organismo, podendo estar ligada diretamente à redução de força, a sensação de fraqueza e a causa de perda da massa muscular.

MOTIVO #6 – A CORRIDA É ÓTIMA PARA DEIXÁ-LO (A) FELIZ, CONCENTRADO E PRODUTIVO

É sério! Trata-se de comprovação científica, correr melhora a sua concentração, foco e produtividade em outras atividades, além da satisfação geral com a vida, pois age aliviando, por exemplo, o stress.

MOTIVO #7 – CORRER FARÁ VOCÊ DORMIR MELHOR

Lembra que ter uma boa noite de sono é fundamental para fixar o conteúdo estudado? Pois bem, a corrida proporciona a liberação de substâncias que ajudam a ter um sono mais pesado e completo durante a noite.

MOTIVO #8 – GOSTA DE DESAFIOS? ENTÃO FAÇA PORQUE VOCÊ CONSEGUE

Como dito anteriormente corrida não é o meu esporte foco, mas sempre que corro faço questão de cronometrar o tempo para tentar reduzir na próxima.

É muito bom, também, correr com variações de estímulos, ou seja, um dia tente trabalhar a resistência correndo distâncias e no outro trabalhe a explosão muscular correndo tiros de cem metros. Depois de alguns treinos perceberá o avanço e inevitavelmente se sentirá muito bem consigo mesmo e capaz de alcançar outros objetivos.

MOTIVO #9 – CORRER OTIMIZA A SUA CONCENTRAÇÃO

Você, concurseiro ALTA PERFORMANCE, já está cansado de saber que praticar exercícios físicos ajuda muito na concentração e na fixação de conteúdo. Com a prática você perceberá uma melhora também no raciocínio lógico, na memória, nos reflexos e no foco para realização de atividades acadêmicas.

De acordo com o SALK INSTITUTE, na Califórnia, pessoas adultas que caminham pelo menos três vezes por semana melhoram em até 15% a sua capacidade de aprendizado e concentração.

MOTIVO #10 – CORRER MELHORA A SUA AUTOESTIMA

Além dos benefícios a saúde o exercício físico traz, também, benefícios psicológicos para seus praticantes e um deles é a elevação da autoestima. De acordo com o estudo publicado pelo JOURNAL OF PEDIATRIC PSYCOLOGY:

“A pessoa que se sente bem com ela mesma, fica mais confiante, tem mais vontade de aprender e consequentemente o seu rendimento escolar melhora”.

A prática da corrida ou qualquer outro exercício físico ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de provas e concursos. Isso porque praticar exercícios faz com que o corpo libere beta-endorfina, uma substância responsável por proporcionar prazer e bem-estar.

Em outras palavras, começar a correr, com o aval de um médico, garante ânimo para realizar todas as suas atividades sem sucumbir ao estresse.

Entendeu porque a sua preparação não deve ser restringir a apenas estudar?!

CONCLUSÃO

Quanto mais trabalhamos o corpo, mais o cérebro é exigido, isso é superpositivo para a saúde e bem-estar na vida de uma forma geral. Bom, agora que você, meu amigo (a), já sabe o quanto se exercitar faz bem para o desempenho acadêmico, que postura você vai adotar?!

Esperamos que você escolha os exercícios como uma “disciplina” para a vida toda!

Vai valer a pena, acredite!

Ahhh! Nós esperamos você, um dia, para vir correr conosco nessa mata sensacional da foto!

Bons estudos e ótimos treinos para você!

Deixe um comentário abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

  • Luiza

    Nossa vocês estão de parabéns, mais uma vez arrebentando na informação! Precisava mesmo de uma força/desafio para deixar de ser sedentária… Quando estiver no Rio vou fazer contato para marcarmos a corrida nesse parque das fotos!
    Obrigado pelo ótimo conteúdo!

    • Pensar Concursos

      Olá Luizaa!

      Puxa ficamos felizes de ajudar nesse empurrão na direção da atividade física! Pode nos contatar sim, quando estiver no Rio vamos fazer uma pequena maratona!rs
      Obrigado pelas palavras, vamos seguir juntos nessa caminhada!
      Grande abraço!

  • Pena que sou magrinha pra correr rsrsrs…adorei o artigo!!!!!👌👌👏👏👏👏👏

    • Pensar Concursos

      Olá Luuu!
      A você que está sempre nos acompanhando só podemos agradecer e nos esforçar cada vez mais para manter a qualidade das informação e experiências de sucesso!
      Obrigado!

  • Priscila Cristina Silva da Costa

    A corrida apresenta mais benefícios para concentração, cérebro e estudos do que as outras atividades físicas?

    • Pensar Concursos

      Olá Pri!

      Primeiro nos permita agradecer o comentário!
      Na verdade, todos os benefícios citados são alcançados com a prática de qualquer atividade física. Mas as atividades aeróbicas, como a corrida, são mais eficientes no aumento do fluxo de sangue para o cérebro e na produção das substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor.
      Ou seja, a atividade fica a seu gosto, mas quanto mais trabalhamos o corpo, mais o cérebro é exigido.
      Grande abraço!