Simulados para concursos: descubra a importância dessa estratégia nos seus estudos

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está pesquisando sobre métodos de estudos ou se já é um concurseiro(a) experiente, certamente já ouviu falar sobre os simulados para concursos.

O dia a dia de quem estuda para concursos públicos costumar ser bastante corrido. É preciso otimizar ao máximo o tempo disponível e fazer uso dos métodos mais eficazes de estudo. Um desses métodos é a realização de simulados específicos para o concurso que você deseja prestar.

Neste artigo você vai saber mais sobre a importância de treinar com simulados pra concursos públicos, aprender algumas dicas importantes para aproveitar melhor esse método e conhecer as melhores opções para baixar questões para simular a sua prova.

Qual é a importância de fazer simulados para concursos?

enter image description here
A tão esperada prova pode ser um momento bastante angustiante e cheio de incertezas, já que representa a chance de realização de um sonho: a nomeação em um cargo público.

Quanto melhor for a sua preparação e maior for a sua familiaridade com o estilo de questões da banca, mais fácil e tranquilo será fazer uma prova com alto índice de acertos. Para isso, é preciso estudar com muito foco e simular a situação de prova.

Fazendo simulados para concursos você conseguirá administrar melhor o seu tempo para responder as questões, identificando quais matérias exigem mais minutos para resolução e que tipo de pergunta pode se tratar de uma pegadinha.

Outro benefício de fazer simulados é que o seu resultado mostra quais são as suas dificuldades e em que pontos precisa melhorar. Isso é muito importante para que você possa ajustar o seu cronograma de estudos periodicamente, focando mais nas matérias em que você mais tem errado.

Além disso, quanto mais simulados para concursos você fizer, mais conhecimento terá acumulado e mais segurança terá no momento de responder as questões.

Clique aqui e confira agora todos os cursos disponíveis que o Estratégia Concursos preparou para garantir a sua aprovação.

Onde fazer simulados para concursos?

enter image description here
Existem diversos sites de questões de concursos, muitos deles com boas opções gratuitas e de muita qualidade, mas, é preciso reservar um tempo para resolver simulados os mais parecidos possíveis com a prova que você vai encarar.

Evite escolher os simulados por disciplinas avulsas, já que eles geralmente misturam questões de bancas diferentes.

Sabemos que cada banca tem o seu estilo de cobrança, por isso, o ideal é que você resolva questões da banca organizadora do seu concurso.

Alguns dos melhores sites que oferecem simulados para concursos específicos são aqueles que oferecem os mais renomados cursos online para concurso, como, por exemplo:

Estratégia Concursos
Aprova Concursos
Ponto dos Concursos
Eu Vou Passar
CERS
Qconcursos

Como fazer um simulado de concurso da maneira certa?

Depois que você encontrou um simulado de concurso ideal para o seu certame específico, é hora de treinar.

Mas, não basta sentar na sua cadeira e ir respondendo as questões, é melhor que você simule outras condições parecidas com o que você vai encontrar no dia da prova.

Não se preocupe em fazer o seu simulado em um ambiente muito silencioso. Estudar em um lugar sem barulho é melhor, claro, mas nem sempre o seu local de prova será tão tranquilo assim.

Resolver um simulado de concurso público em um lugar com sons de carros, motos, alarmes, pessoas falando alto é ótimo para você treinar a concentração para encarar qualquer situação na hora da prova. Muitos locais de prova são um pouco barulhentos e é melhor se acostumar.

Outro ponto fundamental é marcar o tempo que você leva para responder não somente o simulado inteiro, mas, também, cada uma das disciplinas. Assim você saberá em quais delas precisa treinar mais a velocidade de raciocínio.

Colocar na sua mesa itens como canetas pretas de ponta grossa, água e lanches deixam o seu simulado ainda mais próximo da realidade que você terá no tão esperado dia do concurso.

Não esqueça de simular também a passagem das respostas para o gabarito idêntico ao da banca do seu concurso, assim você se acostuma a marcar as respostas e conta o tempo certo que você precisará para essa tarefa.

Veja também:
Como ter uma memória campeã
Como ser aprovado em menos de 1 ano

Você já incluiu os simulados para concursos no seu cronograma? Conhece algum site de simulado para concursos públicos que não citamos aqui? Conte para nós nos comentários.