GUIA COMPLETO: COMO APLICAR A TÉCNICA POMODORO NOS SEUS ESTUDOS

Tempo de leitura: 9 minutos

A técnica Pomodoro é tão simples que algumas pessoas acham ridícula sua aplicação prática.

Mas, como diz o ditado, às vezes simples é o que dá certo.

Descubra uma das técnicas mais difundidas de produtividade e gestão do tempo. Ao longo deste artigo recomendamos alguns aplicativos para que você possa colocar essa metodologia em prática.

Ser mais produtivo hoje em dia, é com certeza o sonho de qualquer concurseiro(a), mas infelizmente sabemos que isso não é lá uma das tarefas mais fáceis né.

Na maioria das vezes, não estamos realmente estudando de forma eficiente, porque caímos na armadilha multitarefa. Achamos que podemos fazer isso enquanto terminamos aquilo.

Nós não percebemos que temos que manter a concentração e a nossa atenção em uma tarefa para concluí-la da forma mais eficaz.

A maioria das técnicas de produtividade baseia seu funcionamento em dois pontos:

– O foco consistente nas tarefas que impedem a simultaneidade.
– Os períodos de descanso entre eles.

A técnica Pomodoro, com quase 30 anos de história, é uma das mais utilizadas e mais frequentemente mencionadas atualmente.

Vamos ver como ele pode nos ajudar em nossos estudos diários.

Portanto, continue lendo se você quiser aprender todos os passos iniciais para alavancar seus estudos hoje mesmo:

Parece interessante? Então compartilhe com seus amigos para que cada vez mais concurseiros(as) possam aprender, de forma fácil, a aumentar a qualidade dos estudos.

O que é a técnica Pomodoro

enter image description here
A base é muito simples: a técnica serve para capturar seu tempo em intervalos de 25 minutos.

Desenvolvida por Francesco Cirillo no final da década de 1980, o sucesso da técnica é o rastreamento do tempo (por cronômetro, relógio ou aplicativos) para gerenciar os intervalos de descanso e estudo.

Esta técnica baseia-se em estudos que suportam que após 25 minutos a nossa concentração diminui , é por esta razão que é necessário fazer uma pausa para manter o nível de produtividade.

Forçar-nos a parar nos permitirá trabalhar de forma mais eficiente por um longo período de tempo.

Os três princípios básicos da técnica Pomodoro

enter image description here
A técnica Pomodoro é centrada em torno de 3 princípios básicos. Esses 3 princípios são:

  • Trabalhe com o tempo, não contra ele;
  • Eliminar o esgotamento;
  • Gerenciar distrações.

Trabalhe com o tempo

A técnica Pomodoro permite que você se concentre apenas na tarefa em mãos. Se você seguir as etapas e se concentrar exclusivamente na tarefa que está a sua frente, o estudo se tornará muito mais fácil. Ao fazer uso da técnica Pomodoro, você pode não vai ter a sensação de que não tem tempo.

Eliminar o esgotamento

Eliminar o cansaço é uma das coisas que tornam o método Pomodoro uma técnica de grande produtividade.

Os intervalos rápidos que você começa depois de completar cada Pomodoro são uma ótima maneira de pôr um fim ao cansaço mental. As pausas curtas permitem que você relaxe a mente um pouco.

Essas quebras aumentam seu foco no próximo pomdoro e aceleram seu fluxo de estudo.

Gerenciar distrações

Administrar distrações é outra das luta constante de qualquer concurseiro(a). Você não vai obter os resultados que você deseja se não conseguir gerenciar as distrações e manter-se focado.

Certifique-se de que você está estudando em um local adequado, uma boa dica é usar fones de ouvido que bloqueiam o som indesejado. Além disso, durante o tempo que se comprometeu a estudar, você não pode se distrair. Isso significa que nada de Facebook , instagram ou whatsapp (mesmo que seja apenas para verificar uma mensagem).

Como praticar a técnica Pomodoro

enter image description here
Um dos aspectos mais positivos da prática da técnica Pomodoro é a sua simplicidade. Vamos analisar como fazer corretamente passo a passo.

Planejamento de tarefas

A parte inicial e possivelmente a mais importante: dividir os estudos do dia**strong text** em blocos de 25 minutos.

É difícil no começo. Isso é apenas para que você tenha um noção de como pode estar gerenciando seus estudos.

Sempre enfatizamos o uso inteligente do seu tempo. Especialmente com tantas redes sociais e aplicativos de mensagens que estão ali prontos para atrasar sua posse.

Quando você começa a dividir seus estudos em blocos, três coisas acontecerão:

1- Você vai pensar que você não será capaz de terminar qualquer tarefa dentro de um Pomodoro (25 minutos).

2- Você vai definir tarefas sem precisão. “Fazer questões” pode ser uma tarefa que leva 5 minutos, 2 horas ou toda sua manhã. Você tem que ser mais específico!

3- Você provavelmente planejará muitos Pomodoros. Isso ocorre porque estamos acostumados a pensar quanto mais horas você dedica, mais produtivo você é. Geralmente, ocorre o efeito oposto.

Em 25 minutos nós não somos capazes de terminar algumas das tarefas complexas que enfrentamos no dia-a-dia. Ou somos?

Devemos tentar garantir que 25 minutos seja tempo suficiente para terminar o bloco de estudo que estabelecemos. Se precisarmos dividir uma matéria do dia em 2,3 ou 4 Pomodoros, faremos isso.

O que é importante é que você tenha a satisfação de terminar todo seu bloco de estudos de determinada matéria para riscá-la do cronograma.

Gerenciando o tempo

enter image description here
Na verdade, o termo Pomodoro (tomate, em italiano) vem daqueles vegetais e frutas em forma de temporizadores de cozinha. Se você deseja comprar o original, uma vez que Pomodoro Technique é uma marca registrada, você pode fazê-lo em seu site oficial .

De fato, o inventor da técnica sugere a utilização de dispositivos analógicos para monitorizar o tempo. Para definir o temporizador de cozinha é uma confirmação física da disposição para realizar uma tarefa.

Embora a princípio pareça uma técnica que o isole do seu ambiente, você também pode praticar o Pomodoro em grupos de dois, consistindo em fazer Pomodoros em grupos com objetivos comuns.

Temos algumas soluções para monitorar o tempo sem se preocupar com isso, fazendo uso de Pomodoro app.

Aplicativos para iPhone, iPad e iPod touch

Se você tiver qualquer um desses dispositivos, você pode usar algumas dos aplicativos que estão disponíveis nas lojas oficiais.

https://itunes.apple.com/br/app/Pomodoro-time-focus-timer/id973130201?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

https://itunes.apple.com/br/app/Pomodoro-keeper-free-timer/id867374917?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

Aplicativos para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tatkovlab.Pomodorolite

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dacer.simplePomodoro

Outras opções na Google Play Store:

ClearFocus: https://play.google.com/store/apps/details?id=personal.andreabasso.clearfocus&hl=pt_BR

Pomodriodo Pro . https://play.google.com/store/apps/details?id=net.artifix.pomodroido.free

Aplicativos para Desktop

Se preferir o aplicativo diretamente no seu PC ou Mac, temos algumas opções disponíveis:

Booster do foco Disponível para PC, Mac e Linux, ele tem uma versão online gratuita e um desktop pago. A interface é muito atraente e permite que você tenha múltiplas métricas de produtividade.

TeamViz Também multi-plataforma, é projetado para o trabalho em equipe. Ele tem uma versão gratuita e dois com plano de pagamento.

Caso você não queira instalar nada em seu PC ou aparelho móvel pode optar pelo uso da técnica Pomodoro online.

https://tomato-timer.com/

Gerenciando interrupções

enter image description here
Tão importante como os 25 minutos de concentração completa é a pausa de 5 minutos entre os Pomodoros.

Não é permitido “verificar Facebook, Instagram, Whatsapp”. Uma verdadeira pausa.
Saia de seu assento, caminhe, beba água, feche os olhos por um momento, faça um alongamento.

Se você estuda em um escritório e tem uma janela, uma boa prática é olhar para o horizonte. Isso irá relaxar sua visão, mas se assim como eu, você estuda em um quarto fechado pode colocar uma imagem de alguma paisagem que você goste na tela do seu computador.

A coisa mais difícil de todos os métodos de produtividade é provavelmente a qualidade da pausa, que é geralmente mais mental que física. Nós não conseguimos parar de pensar sobre o que vem em seguida, mas com o tempo você se acostuma a realmente pausar.

A cada 4 Pomodoros, você pode fazer uma pausa mais longa. A exaustão acumulada nos impedirá de nos concentrar com a mesma intensidade.

Comentários sobre a técnica Pomodoro


Esta técnica foi igualmente elogiada e criticada. A maioria dos defensores reivindica um aumento substancial em sua produtividade. A chave é forçar-se a descansar antes de começar outro Pomodoro.

Pergunta que você deve estar se fazendo agora, mas as sessões DEVEM ser de 25 minutos?

As sessões de Pomodoro são conhecidas por serem de 25 minutos de duração, mas a técnica é flexível quando se trata de definir o tempo da sessão.

A média sugerida de duração de um Pomodoro é de 25 minutos, seguido de uma pausa de 5 minutos, mas algumas pessoas preferem sessões de 15 minutos, especialmente se eles têm dificuldades de aprendizagem ou problemas de concentração.

Alternativamente, algumas pessoas preferem sessões de 50 minutos com uma pausa de 10 minutos. Experimente o tempo da sessão que melhor se adapta a você.

Bom cada um de nós é único, por isso, como sempre batemos nessa tecla, não há uma receita de bolo para passar em concursos.

Mas vale um alerta importante, se estudarmos num ambiente em que somos constantemente interrompidos , não funcionará. Nem a técnica Pomodoro ou qualquer outra.

É por isso que é essencial que nos certifiquemos de que estamos trabalhando nas condições que realmente precisamos para concluir nossos estudos da forma mais eficiente possível a cada matéria.

Conclusões finais

Como todas as técnicas de produtividade, o ideal e testar e ver o que funciona para o seu estudo. Nós acreditamos que como não há uma ÚNICA forma de estudar para concursos é importante que você conheça e teste o que melhor funciona pra você.

Estudar sem pausas por horas a fio além de não ser muito produtivo, também não é saudável. Se um timer de cozinha em forma de tomate vai nos impedir de fazer atrocidades nos estudos … que seja bem-vindo!

E você já experimentou a técnica Pomodoro? Funcionou? Você conhece outros métodos para ser mais produtivo?