Vídeo aula – Vantagens e Desvantagens do estudo online

Tempo de leitura: 7 minutos

O uso de vídeo aula na vida de grande parte dos concurseiros(as) já é uma rotina comum, mal consigo me imaginar estudando para concursos ao longo dos três últimos anos sem ser online, até porque meu começo foi 100% online.

Com essa nova possibilidade de estudos muitos cursos tradicionalmente presenciais tiveram que se adequar a essa nova forma de ensinar.

Sendo assim, a onda de vídeo aula se propagou muito forte no meio dos concursos por diversas razões, mas ainda há quem seja totalmente adepto das aulas presenciais por diversas outras razões.

Seja aula presencial ou aula online, eu e você já temos em mente que o que realmente o fará ter bons resultados é sua disciplina e seu comprometimento com os estudos.

O fato é que, como sempre, gostamos de reforçar aqui, não há uma receita de bolo, uma fórmula mágica para estudar da forma correta. O que existe é a metodologia que funciona para você.

Mas o intuito deste artigo é unicamente mostrar a vocês as vantagens e desvantagens dessa modalidade de estudo para que você possa ter mais embasamento e fazer uma análise se acha válido ou não estudar dessa forma.

Este artigo é certamente o guia com tudo que você precisa saber sobre os prós e os contras de estudar por vídeo aula e no final vou dar duas dicas extras.

VANTAGENS DE ESTUDAR POR VÍDEO AULA

vídeo aula vantagens

Desenvolvimento da autonomia

Como o estudo online se dá de forma mais impessoal é fundamental aprender a buscar informações que talvez não tenham ficado muito claras ou mesmo termos que você desconhece.

Essa é uma grande vantagem pelo simples fato de estimular sua busca por conhecimento, muitas vezes ter a resposta na mão te deixa engessado para enxergar alternativas.

Flexibilidade de acesso

As vídeo aulas tem uma grande vantagem sobre as aulas presenciais, mas cabe um OBS.

Cursos presenciais te deixam amarrado a horário, ou seja, pegou um trânsito, teve um problema de saúde, já era essa aula, o máximo que dá para fazer e pegar o material do colega ou negociar com o curso para ver se essa aula será ministrada em outra turma e podem colocar você lá.

Já as aulas online tem a vantagem de que você faz seu horário e é aqui que cabe minha observação.

Note que eu falei que você faz seu horário eu não disse que você estuda a hora que quer.

Ter uma rotina fixa de estudos é uma obrigação sua, como se estivesse no curso presencial.

Início imediato

A maioria dos cursos on-line tem início imediato, ou seja, você não precisa ficar esperando o curso iniciar e formar turma e aí quando tá perto de começar falta quórum e vem dor de cabeça com o curso, reembolso e você sem aulas.

Preço

Dois fatores são importantes para optar por vídeo aula a aulas presenciais: economia considerável de dinheiro com deslocamento e alimentação e menor custo com relação a aulas presenciais.

Se você estuda também nos finais de semana os gastos com alimentação passam a ser ainda maiores, coloque esses gastos na ponta do lápis por um único mês e você vai perceber o quanto um curso presencial custa.

Praticidade

Uma das minhas vantagens preferidas de vídeo aula, mas ainda não é a MAIOR vantagem, é que podemos assistir de qualquer lugar, basta ter acesso à internet e pronto você pode estudar.

Assistir aula em casa, biblioteca, ou em qualquer ambiente que você se sinta confortável ajuda a estimular o seu rendimento.

Ao final do post tem uma dica bem legal para algumas aulas disponibilizadas no Youtube.

Repetição

Essa, na minha concepção, é sem dúvidas a maior vantagem de todas, eu tenho uma tremenda dificuldade para entender e fixar conteúdo novo, já tive em aula presencial que o professor me explicou três vezes e não consegui entender.

Com vídeo aula se tem algum ponto que não ficou claro, ou que eu vacilei e não prestei atenção, eu volto e assisto novamente, quantas vezes forem necessárias. Sem atrapalhar o fluxo de aula e o melhor, posso rever em outro dia. Isso, para mim, faz uma diferença absurda.

DESVANTAGENS DE ESTUDAR POR VÍDEO AULA

vídeo aula desvantagens

Internet

Indiscutivelmente esse é o MAIOR problema de quem estuda por vídeo aula, ficamos dependentes de uma boa conexão para que a possamos assistir às aulas na santa paz e sem travamentos.

Nada irrita mais um concurseiro(a) que tá ali querendo estudar do que uma travada pontual na principal parte da explicação da aula (passo raiva com isso).

Outro problema aqui é que além das travadas, sempre tem aquele dia que você reservou para estudar no feriado do trabalho, que seu provedor por forças desconhecidas da natureza e dos astros não funciona de jeito algum.

Nessa hora é manter a calma e estudar com o material que tem nas mãos, só não pode deixar de estudar.

Menos interação

Esse é um ponto ruim para uns e bom para outros, vai muito de cada um mesmo. O fato é que muitos cursos online têm fóruns, justamente com o intuito de promover a interação entre os alunos e a promoção de debates das dúvidas de aula.

Tive a felicidade de fazer muitos bons amigos online, que me ajudaram muito nos estudos e conheço vários concurseiros(as) que também conseguem interagir sem qualquer problema a distância.

Mas ter uma galera focada e com o mesmo objetivo que você ali perto nos intervalos de aula, discutindo dúvidas, marcando de estudar em grupo é uma vantagem considerável dos cursos presenciais.

OBS: Procure pessoas que estão focadas no mesmo objetivo que você, sempre.

“Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive”
Jim Rohn.

Dúvidas focadas no conteúdo

Essa é outra desvantagem que pode gerar desconforto em muitos concurseiros(as).

Por melhor que seja o suporte de dúvidas do curso, você vai ter que esperar para ter sua dúvida respondida, aqui não dá para simplesmente cercar o professor no corredor e pentelhar a vida dele até que ele sane suas dúvidas.

Então, já ciente dessa desvantagem antes de adquirir um curso em vídeo aula procure saber como é o suporte para eventuais dúvidas.

Uma forma legal que alguns cursos têm adotado é criar um grupo no facebook, onde os alunos postam suas dúvidas e os mais experientes respondem, essa é também uma excelente forma de interagir e ajudar um colega.

A falta de disciplina

Essa desvantagem existe nas duas modalidades de aula, tanto presencial quanto online, sem disciplina, você não irá muito longe não.

O agravante desse problema no estudo online é que aqui você está sozinho, se não controlar sua rotina e achar que aula online tá ali então pode ver quando quiser, vai acumular uma quantidade gigante de conteúdo e vai acabar atropelando pontos importantes.

Eu já caí nesse erro de acreditar que como a aula está ali posso “ver depois”. Esquece isso, não existe ver depois.

2 DICAS EXTRAS

1º Faz um tempo que o blog Esquemaria fez um vídeo excelente sobre reduzir pela metade seu tempo vendo videoaulas, vou deixar o vídeo logo aqui abaixo.

2º Internet é o maior vilão de quem estuda online então sempre que possível tenha material de estudo salvo no computador ou celular.

Muitos cursos colocam aulas completas no Youtube, isso para nós concurseiros(as) vale ouro, pois usando o site KEEPVID é possível baixar o conteúdo do Youtube, dessa forma, você sempre terá uma aula preparada no seu celular, tablet ou PC.

Eu fazia muito isso com algumas vídeo aulas e assistia no ônibus a caminho para o trabalho.

Concluindo

Espero que agora você já tenha uma visão mais macro das vantagens e desvantagens de estudar por aulas online e já possa tomar uma boa decisão, lembre-se do que disse no começo do artigo: não é uma receita de bolo ou fórmula mágica.

Apenas aplique a metodologia que funciona melhor para você após testar até encontrar a melhor maneira de ser aprovado.