Como Controlar a Ansiedade nos Estudos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Como Controlar a Ansiedade nos Estudos

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou este ano alguns dados preocupantes sobre a saúde mental da população mundial. No relatório da organização, o Brasil foi apontado como o país com a maior taxa de pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade.

O índice de ansiosos no Brasil é estimado em 9,3% da população, o que representa quase 1 entre 10 pessoas. É difícil afirmar quais são os motivos exatos para o país ter uma grande parcela de pessoas ansiosas, mas, certamente a pressão sofrida pelos estudantes é um dos fatores que colaboram para esse número.

A expectativa em passar no concurso público dos sonhos, a cobrança familiar e o tempo escasso entre estudos e provas são fatos que prejudicam o controle da ansiedade dos concurseiros.

Saber como controlar a  ansiedade na rotina de quem se prepara para provas difíceis é totalmente compreensível, mas, é preciso reduzi-la ao máximo para que não se perca o foco, a concentração e para evitar, também, o tão temido branco na hora da prova.

Aprenda como controlar a ansiedade nos estudos para concursos públicos com as dicas que você verá a seguir.

Aplique a técnica de respiração correta

enter image description here

Em uma entrevista ao Jornal Nacional, a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental, Ana Paula Hawatt, falou sobre como lidar com a ansiedade na rotina de preparação para concursos públicos. Uma das melhores dicas que ela passou foi sobre a respiração.

Segundo a profissional, um exercício fundamental para manter a calma e a concentração nos estudos é a respiração correta. Ela orienta a não usar a boca para respirar, inspirar lenta e profundamente e expirar de forma ainda mais devagar.

Essa técnica de respiração para reduzir a ansiedade ajuda a oxigenar melhor o cérebro, reduzir a pressão arterial e relaxar os músculos, diminuindo significativamente a sensação de angústia e inquietação.

Tenha uma conversa clara com os seus familiares

enter image description here

É muito comum que os parentes, amigos e companheiros cobrem os estudantes de concurso público fazendo perguntas excessivas, comparações e até mesmo piadinhas inconvenientes (e como fazem).

Muitas vezes, o motivo das cobranças são as questões financeiras de concurseiros que precisam largar o emprego para se dedicar exclusivamente aos estudos, sem garantias de que vão conquistar uma aprovação rápida.

Quando se é casado, esse tipo de aborrecimento é ainda maior, porque a responsabilidade financeira pode acabar sendo assumida por somente um lado da relação.

Para reduzir a ansiedade causada pelas pessoas próximas, é fundamental que se tenha uma conversa expondo as suas dificuldades em se dedicar os estudos, pedindo compreensão e paciência.

Fale sobre os seus sonhos, explicando o porquê de se dedicar tanto, e também sobre como é importante estudar com afinco para passar em concursos públicos e como eles são concorridos, exigindo muitos conhecimentos aprofundados dos candidatos.

Tente sempre lembrar que as pessoas mais próximas a você, na maioria das vezes, não sabem como funciona o universo dos concursos.

Reveja como está a sua organização

enter image description here

Um ambiente de estudos bagunçado, sem o que é preciso para estudar ou com excesso de coisas, pode gerar um caos na sua cabeça.

Além de organizar a sua mesa de estudos e manter sempre o seu material em mãos, é preciso que a sua rotina de estudos esteja bem organizada.

Quando não se tem um cronograma de matérias bem definido e seguido à risca, a ansiedade pode aparecer por você se sentir perdido nessa situação, sem saber o que fazer e o que estudar.

A inquietação, sintoma mais comum da ansiedade, é frequente em quem não sabe que rumo tomar, por isso, é tão importante planejar a organização dos estudos para concursos desde a aquisição do material adequado até o momento do estudo, passando pela arrumação de um local de estudos confortável e equipado com todo o material necessário.

Tenha paciência com as dificuldades

enter image description here

A jornada rumo à nomeação em um cargo público é difícil, exige muita disciplina, muitas horas de estudo, resistência e resiliência.

Em alguns momentos você sentirá o peso do cansaço, verá que nem todas as disciplinas a serem estudadas são fáceis e agradáveis e que terá que reler boa parte do conteúdo repetidas vezes para gravar detalhes na memória.

O esforço é grande mas a recompensa é excelente, lembre-se disso sempre que se sentir ansioso e sem paciência com as dificuldades da vida de concurseiro(a).

Tenha consciência de que não será fácil e que problemas podem surgir a qualquer momento, mas mantenha o foco sempre no seu sonho e não perca a calma e a motivação.

Aproveite o potencial ansiolítico dos alimentos

enter image description here

Uma alimentação ruim pode comprometer não somente o bom funcionamento do corpo como também da mente e do desempenho intelectual.

A quantidade adequada de nutrientes é essencial para manter o bem-estar e a concentração nos estudos. Alguns alimentos não têm apenas o poder de manter o organismo em perfeito funcionamento, mas também de reduzir a ansiedade.

Veja quais são os principais deles, segundo orientou a nutricionista Anália Barhouch:

· Chocolate amargo ou meio-amargo
· Banana
· Laranja
· Limão
· Abacaxi
· Peixes magros
· Espinafre
· Ovos
· Spirulina

Todos esses exemplos de alimentos contém aminoácidos, vitaminas do complexo B e magnésio em grandes quantidades, o que ajuda na formação do hormônio seratonina, que é responsável pela redução do estresse e da ansiedade.

Hidrate-se com chás calmantes

enter image description here

Quem estuda para concursos públicos, geralmente, ingere muitas bebidas estimulantes para espantar o sono, como o café, o mate e o chá preto, mas isso pode aumentar muito a ansiedade.

Nos momentos de grande inquietação e cabeça cheia, o ideal é deixar o clássico cafezinho de lado e apostar em chás com propriedades relaxantes. Abaixo você verá algumas opções de chás para ajudar a controlar a ansiedade nos estudos para concurso público.

Chá de camomila – essa bebida é bastante conhecida por ser bastante saborosa, ajudar a manter a calma e proporcionar uma noite de sono mais tranquila.

Chá de melissa – bastante parecido com o chá de camomila no seu modo de ação, também é indicado para melhorar o sono.

Chá de capim cidreira – é uma bebida de sabor doce, muito agradável, acalma em poucas quantidades. Deve ser consumida com cautela por quem possui pressão arterial baixa.

Chá de hortelã – indicado para quem possui sintomas mais leves de ansiedade, é uma bebida que pode ser consumida também gelada e com frutas como o abacaxi.

Tire um momento para descansar e sonhar

enter image description here

Aproveitar todo o tempo disponível e estudar o máximo que puder pode parecer uma boa opção para absorver mais conteúdo e sair melhor nas provas, mas, o excesso de informações pode provocar uma crise de ansiedade pré-concurso.

Faça pausas para descanso entre uma disciplina e outra, aplique a técnica de respiração para relaxar, deite um pouco, faça um alongamento. Os atos de deitar e se esticar ajudam a relaxar os músculos e desacelerar a mente.

Enquanto estiver descansando, sonhe com o seu cargo, com o seu primeiro salário e as coisas que deseja comprar quando recebê-lo. Deixe a sua mente mais calma, mais leve e mais feliz.

A carreira pública é um sonho de muitos e é algo que todos podem alcançar se mantiverem foco no estudo e dedicação. Mas, é preciso sabe como controlar a ansiedade durante os estudos para os concursos públicos e não deixar nenhuma angústia atrapalhar a jornada rumo ao cargo desejado.

Aproveite as dicas deste artigo e compartilhe com os seus amigos que também estudam para concursos.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Pensando Concursos

Pensando Concursos

Pensando Concursos

Pensando Concursos

Leia Mais

Leia Mais

Confirme seu acesso...


Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.