Como e porque definir seus objetivos para ser um concurseiro(a) ALTA PERFORMANCE

Objetivos: o ponto crucial que diferencia quem é melhor de quem é médio.

Quando você tomou a decisão de melhorar de vida, por meio de um concurso público, certamente, definiu de forma clara onde seria sua linha de chegada, definiu o que é de fato ter sucesso nessa jornada, mas isso por si só não basta, pois é necessário tangibilizar o que é sucesso para você.

Ahhh sucesso pra mim é passar no concurso de Analista da Receita, Auditor Fiscal do Trabalho, Técnico do Tribunal de Justiça, enfim, qual é a definição de sucesso neste aspecto da sua vida?

Isso deve estar muito claro para você. Até mesmo para que saiba quando chegou no lugar que queria estar.

Lembrando, que quanto mais claro for seu objetivo mais sua mente vai colaborar para que você o alcance rapidamente.

Portanto, se esse assunto parece interessante, continue lendo para saber mais sobre:

  • Como estabelecer objetivos?
  • Por que definir um objetivo?
  • Diferença entre objetivos e metas.
  • Técnica de como definir seus objetivos e suas metas.

Como estabelecer objetivos?

enter image description here

Final do ano chegando e já posso até ver um monte de gente fazendo a mesma coisa que eu fiz durante anos: Escrever uma lista de objetivos a serem alcançados.

O problema é que assim como eu fazia, a maioria das pessoas elabora listas intermináveis de objetivos em todas as áreas da vida e antes do carnaval já esqueceram tudo.

Isso se dá por alguns motivos, tais como; falta de clareza ao definir o objetivo, não estabelecer prazos, falta de métricas a curto prazo, não pensar na forma de chegar até seu fim e definição de objetivos subjetivos.

Seus objetivos devem estar conectados a um fator primordial das nossas vidas: o tempo.

Falar em tempo e definir prazos com um concurseiro(a) é algo delicado, mas não tô falando aqui que é certo definir um prazo para passar no concurso x, não é isso! Você deve ter prazo para, por exemplo, cumprir seu cronograma, prazo para terminar de assistir um curso online, prazo para se testar em um simulado.

Percebeu a diferença? Nenhum dos prazos que falei é algo absurdo e tudo pode ser mensurado de forma muito clara e específica.

Olha agora a forma errada de como definir um prazo para seus objetivos.

Vou passar em um bom concurso público, em dois anos, para poder dar uma vida melhor a minha família. Vou estudar todos os dias para isso.

Tá legal. Agora só falta dizer o que é um “bom concurso” e o que garante que em dois anos você vai passar? Por que dois anos? Numerologia? O que seria dar uma “vida melhor para a família” isso tem a ver com lado financeiro? Emocional? Segurança? Estudar “todos os dias”, mas vai estudar o que ? Qual ponto da matéria? Quantas questões vai resolver de cada assunto?

Caramba são tantas interrogações que até eu me perdi aqui.

Tá vendo, essa é a importância de se ter um objetivo claro e específico.

Objetivos devem ser flexíveis, pois nós mudamos ao longo do tempo, aprendemos novas coisas, enxergamos novas possibilidades, esse processo é natural.

Presta atenção, eu disse que seus objetivos devem ser flexíveis, não falei em momento algum que isso quer dizer que tá valendo mudar de objetivo toda hora.

Objetivo ser flexível tem a ver com a possibilidade de enxergar novos caminhos para chegar ao fim pretendido, você pode, e deve, sim mudar sua forma de estudar caso não esteja se sentindo bem da maneira como vem fazendo, mas sempre com o foco no objetivo principal.

A grande sacada é saber se adaptar para chegar ao fim.

Por que definir um objetivo?

enter image description here

Olha você até tem o direito de seguir a maldita filosofia de vida Zeca Pagodinho (deixa a vida me levar), talvez tá começando sua jornada de concurseiro(a), aí tá naquela de ah vou estudando aqui e o concurso que eu passar tá legal, mas já alerto a RESPONSABILIDADE É SUA.

O grande divisor de águas no por que definir um objetivo é que quanto mais cedo você definir onde quer chegar, em quanto tempo, como chegará lá. Mais sua mente fica atenta às oportunidades para você chegar onde definiu, isso se chama formação reticular.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
Lewis Carroll

Diferença entre objetivos e metas

enter image description here

Muitos concurseiros definem objetivos como se fossem metas e isso tem uma diferença.

Sabe aqueles objetivos que você lista no final do ano como se fosse a lista de presentes que tem que comprar?

Então, normalmente eles são soltos, não tem uma clareza, um caminho.

Seu objetivo é aquele que, diferente das listas de fim de ano, está linkado ao seu propósito principal na vida, sua jornada de concurseiro é apenas um ponto (passageiro eu garanto rsrs…) na sua vida, mas você tem um sonho para sua vida e tenho certeza que ele vai além de um termo de posse.

Quando você não tem um objetivo claro a tendência é andar em círculos, afinal o mundo dos medianos conspira o tempo todo para que você não faça nada.

Mas quando seu objetivo é claro, além da sua mente colaborar com você, sua motivação para realizar as tarefas do dia aumentam, afinal você sabe onde quer chegar.

Nossa mente não gosta de alvos muito longos, por isso é interessante quebrar nossos objetivos principais em metas.

As metas diferentes dos objetivos servem como combustível para chegar até aquele ponto final, a ideia é ir se alimentando constantemente a cada meta superada, afinal todo concurseiro(a) sabe o quanto é prazeroso riscar um tópico do edital (a caneta quase fura o papel).

À medida que você vai destruindo suas metas, seu objetivo fica mais próximo de ser alcançado, a coisa fica mais real, nesse ponto é de extrema importância definir metas alcançáveis, nada de metas absurdas, conheça suas limitações.

Técnica de como definir seus objetivos e suas metas.

enter image description here

Essa técnica é conhecida pelo mnemônico SMART (que, em inglês, significa “esperto”).

Specific (específico): Quanto mais específico for seu objetivo, melhor. Em qual concurso quer passar? Qual cargo? Como vai estudar para isso? Por que você escolheu esse concurso? Já definiu o seu projeto de estudos?

Measurable (mensurável): É possível mensurar seu objetivo? Por exemplo, qual matéria vou fechar? Quantas questões farei de cada tópico? Quantas video aulas? Como vou revisar?

Caso seu objetivo seja algo muito genérico, mensure também. Quero independência financeira. Ok, mas o que é independência financeira pra você? Para mim, é ter investimentos passivos que rendem acima de 10 mil/mês.

DICA: Quanto mais você transformar seus objetivos em números mais
fácil de mensurar.

Attainable (alcançável): Aqui é outro ponto delicado, mas vou exemplificar.

O objetivo de uma concurseira era passar para agente da Polícia Federal em 2 meses (edital já estava na praça), sendo que era o primeiro concurso dela, além do fato que a época ela pesava 95 kg e não fazia atividade física, com dois filhos para criar sozinha.

Acho que você já imaginou como o CESPE bateu nela né.

O fato é, não estou aqui duvidando de ninguém, é possível alcançar esse objetivo nas condições citadas? Sim é POSSÍVEL, mas a chance é mínima.

Então a regra é simples, conheça a si mesmo e estabeleça uma meta realista.

Relevant (relevante): Aqui você deve avaliar sua capacidade de chegar a esse objetivo, é fato que todos podem, e se as condições necessárias te permitem chegar lá.

Às vezes, caímos no erro de definir um objetivo, mas ao olhar o cenário tudo leva você a outra direção.

Imagina que decidiu estudar para o concurso de Analista legislativo, porém seu chefe precisa que você faça hora extra por tempo indeterminado. Além disso, sua casa está em obra e você tem um filho pequeno para cuidar, ou pior, um adolescente para auxiliar.

Repito, não é impossível lograr êxito nessas condições, mas seria interessante alinhar alguns pontos antes.

Time-bound (com prazo): Defina um prazo realista para seu objetivo. Como já falei antes o prazo a ser definido é com você mesmo, não com fatores externos.

Definir prazo para passar em um concurso público é um baita tiro no pé, não cometa esse erro.

CONCLUSÃO

Você é responsável pela sua vida. Então não deixe a filosofia do “deixa a vida me levar” impregnar em você.

“Todo bom desempenho começa com objetivos claros.”
Ken Blanchard

Agora que já entendeu como e porque ter objetivos bem claros é tão importante e já tem uma noção do que fazer eu proponho um desafio.

Como estamos entre amigos convidamos vocês a deixar nos comentários um objetivo seu, pode ser relacionado ao mundo dos concursos ou não.

Queremos saber quais seus objetivos e para começar vamos deixar um dos nossos objetivos aqui também.

Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar