O tédio é um dos maiores obstáculos presentes na rotina da grande maioria dos concurseiros. Realmente é difícil não se entediar em alguns momentos, principalmente nos dias em que aparecem só os conteúdos chatos no seu cronograma.

É normal sentir tédio não só nos estudos para concursos, bem como em qualquer outro momento da vida. Vez ou outra o aborrecimento aparece, nem sempre com uma causa aparente, e acaba por causar outros problemas como preguiça, desânimo, irritação, revolta, ansiedade e outros empecilhos que podem atrasar muito os seus estudos.

Então, apesar de ser algo que acontece de vez em quando com quase todas as pessoas, é bom tomar cuidado para que não seja um problema frequente e para não causar o efeito bola de neve, acumulando e atrasando os seus estudos.

Para espantar ou evitar o tédio e tornar a sua rotina de estudos para concursos públicos mais entusiasmante e com maior rendimento, coloque as dicas abaixo em prática hoje mesmo.

Veja também:
Como ter uma memória campeã
Como ser aprovado em menos de 1 ano

Foque no seu resultado

 

 

Essa é aquela dica coringa, que serve para tudo, e que, por isso mesmo, não devemos deixar de falar. Toda vez que o processo estiver desgastante, lembre o resultado a ser atingido.

Tem dias que não temos tanta disposição e o tédio toma conta. Se ficarmos pensando coisas como “ai que chato estudar matemática financeira” ou “não aguento mais decorar tantas leis”, ficamos cada vez mais entediados. O jeito é trazer a motivação de volta à sua rotina.

Lembre-se dos motivos pelos quais você deve se dedicar ao máximo e dar o fora no tédio. Você deseja ter estabilidade financeira, dar boa condição para a sua família, ajudar os seus pais, ter as férias dos seus sonhos? Tenha sempre isso em mente e pense que é preciso acabar com o tédio estudar com muito afinco para conquistar tudo o que desejou. E, claro, é sempre bom lembrar que você merece tudo isso!

Troque o local de estudos

 

 

Uma das possíveis causa do tédio é o cansaço por estudar sempre as mesmas coisas, sempre no mesmo lugar e com o mesmo método.

Se você já usa técnicas de estudos que funcionam para você, não convém mudá-las ou trocá-las por outros métodos. O melhor a ser feito nesse caso é uma simples mudança de ambiente.

Já ouviu falar que mudar de ares faz bem e renova as energias? Isso é uma grande verdade.

A sua mesa de estudos pode ser colocada em outro lugar? Talvez um ambiente com uma vista melhor ou que tenha algum conforto a mais. Se não for possível, tudo bem, você pode tentar outras alternativas.

Se o seu melhor local de estudos é o que você tem no momento, tente variar um pouco só de vez em quando. Estude em uma biblioteca pública, em um parque, na casa dos seus pais. Vale até estudar na sua cama ou se atirar no sofá cheio de almofadas se for para ficar com a sensação de fazer algo legal e aconchegante por um tempo.

Ter disciplina e estudar sentado em frente a mesa é o ideal, mas se o tédio estiver muito presente, vale dar uma relaxada em outros lugares.

Estude em grupo

Uma das maiores vantagens de estudar em grupo para concursos públicos é o apoio entre os colegas de estudo. Todos estão no mesmo barco entendem muito bem o que os outros passam no dia a dia como concurseiros.

Enfrentar o tédio fica muito mais fácil quando nos sentimos membro de um grupo, com pessoas semelhantes a nós e que tem os mesmos sonhos e as mesmas dificuldades.

Além disso, o estudo em grupo costuma ser bem dinâmico e pode facilmente espantar o tédio de estudar apenas com a companhia dos próprios materiais de estudos.

Caminhe ouvindo aulas

Uma ótima maneira de acabar com o tédio durante os estudos é fazer alguma atividade física. E, para não ter que parar de aprender o conteúdo, você pode aliar uma boa caminhada ao estudo de áudioaulas.

Selecione algumas aulas em áudio que você tenha, busque na internet ou, então, grave você mesmo falando o conteúdo. Para muitos estudantes, ouvir a própria voz facilita a memorização das matérias, teste essa estratégia de estudos para fixar o conteúdo sem tédio.

Uma caminhada em ritmo médio ajuda a liberar hormônios do bem-estar, como a serotonina, que é um excelente remédio natural contra o tédio do dia a dia de estudos para concursos.

Ouça música nos intervalos

Quando você estiver no seu intervalo de estudos, tente retomar o ânimo com músicas alegres, para cima. Escolha as suas preferidas e monte uma playlist contra o tédio.

Você pode deitar um pouco e ouvir músicas relaxantes, fazer algumas tarefas domésticas ouvindo música mais agitadas ou fazer um alongamento enquanto ouve os sons que você escolher.

Qualquer uma dessas estratégias para espantar o tédio são válidas. O interessante é fazer o que você se sentir melhor e o que dê mais disposição para que você estude com o maior afinco possível.

Prepare um lanche caprichado

 

 

Ir para a cozinha e elaborar um super lanche, com tudo o que você gosta, pode ser uma ótima opção para dar aquela energia extra e acabar de vez com o tédio de um dia chato.

Preparar comida pode ser uma boa terapia para sair da rotina, experimente criar coisas novas e cozinhar algo surpreendente e que dê energia para encarar o dia de estudos.

Tente optar por ingredientes saudáveis e não muito pesados, para que não dê aquela preguiça de digestão lenta. É bom evitar competição pela sua energia entre o cérebro e o estômago.

Mas, se o seu lanche for leve e com carboidratos saudáveis, que vão garantir uma força extra, certamente isso fará uma boa diferença contra o tédio e a falta de disposição.

Você costuma sentir tédio enquanto estuda para concursos públicos? Já testou alguma das dicas deste artigo? Conte para nós aqui nos comentários e compartilhe este texto para ajudar outros concurseiros.

Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar
0 Compart.