NUTRIÇÃO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: venha para o lado “ALTA PERFORMANCE”!
Alguma vez já lhe ocorreu que a nutrição pode interferir no resultado dos seus estudos? Nunca!! Então fique ligado, uma boa alimentação é mais importante do que imagina, constitui aspecto fundamental para realizarmos as nossas atividades vitais e as que são exigidas ao longo da vida.
Pois é concurseiro, se tornar profissional significa entender que os alimentos que ingerimos afetam diretamente o rendimento nos estudos.
Quem não conhece a célebre frase “você é o que você come”. Aposto que todos já devem ter ouvido falar.
Considerando esse raciocínio, faço a seguinte pergunta: você seria capaz de encarar a nutrição como ponto fundamental da sua preparação?
É fato, quase uma regra, a correria do dia a dia somada a quantidade de material para estudar, muitos concurseiros cedem aos alimentos processados (aquele que não pode ser obtido através da natureza) de consumo rápido, gordurosos, repletos de açúcares e pobres em nutrientes.
A nutricionista Ana Paula Souza alerta aos malefícios da alimentação irresponsável: “Uma alimentação desequilibrada torna a pessoa suscetível a irritações, a depressão, ao estresse, a ansiedade, dificulta o armazenamento da memória de longa duração e prejudica a concentração”.
Tais efeitos negativos impactam diretamente na famosa motivação diária do estudante!
O estudo “Food and Mood”, realizado no Reino Unido, mostra que uma mudança na dieta proporciona mais estabilidade no humor, combate a depressão, o estresse e a ansiedade.
No estudo participaram 200 pessoas que toparam alterar a dieta para se averiguar a relação entre estado de espírito e alimentação. Cerca de 88% dos participantes disseram que comer de uma forma mais saudável produziu efeitos na sua saúde mental.
Comece seus estudos Agora: Estratégia Concursos 2017
Olhe esses números, 26% apresentaram mudanças significativas na alteração de humor, enquanto 26% diminuíram a frequência de ataques de pânico e ansiedade e 24% de depressão.
Os investigadores do Projeto Alimentos e Humor, da organização britânica chamada Mind (Mente), classificam os alimentos como “promotores de stress” e “promotores do humor” os quais conduzem a situações biológicas mais estressantes ou mais calmas.
Apesar de provocar uma boa sensação assim que ingerido o açúcar (num índice de 80%) e o álcool (55%), por exemplo, são os principais promotores de stress. Enquanto os promotores do humor incluem água (80%), verduras (78%), frutas (72%) e peixes oleosos (52%).
Os participantes revelaram que ao excluir da dieta alimentos que produzem stress e comer com intervalos regulares e a horas certas sofreram alterações no seu estado de espírito, tendo alcançado estados mais descontraídos.
A “British Dietetic Association” já se pronunciou sobre este estudo e reforçou as conclusões alcançadas pelo projecto “Food and Mood”, referindo ainda que a prática de exercício físico é outro fator que potencializa a estabilidade emocional e, logo, o estado de espírito.
Entenda, o mundo dos concursos segue evoluindo a passos largos. Para não ser mais um (amador) é preciso posicionar esse objetivo como central em sua vida. E isso envolve mudança de hábitos, como ter boas noites de sono, praticar regularmente exercícios físicos e ingerir alimentos saudáveis.
Gostou da resenha!? Ficou curioso em saber que alimentos te ajudarão a estudar melhor? Acompanhe conosco!
FUJA DA TEMIDA GORDURA TRANS
Você sabe o que é Gordura Trans? Sabia que ela é aliada da depressão?
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a depressão pode ser desencadeada por uma série de razões.
Durante um importante Simpósio Internacional de Medicina Funcional, o psiquiatra e professor da Universidade de Georgetown, em Washington, Dr. Robert J. Hedaya, listou alguns fatores que contribuem para depressão, são eles:
- Valorização do dinheiro e do acúmulo de bens, acima das relações humanas;
- Promoção pelos meios de comunicação do consumismo e do materialismo;
- Quebra de laços sociais, favorecendo a solidão crônica, fragmentação e separação das famílias;
- Desconexão com a natureza espiritual do ser humano;
- E por último, uma nutrição inadequada pobre em nutrientes e rica em açúcar refinado, corantes e conservantes.
Agora respondendo à pergunta, gordura trans é aquela produzida a partir de óleos vegetais que são hidrogenados na indústria (átomos de hidrogênio são adicionados ao óleo) e deixam de ser líquidos (à temperatura ambiente) para se tornarem em sólidos.
Clique aqui e confira agora todos os cursos disponíveis que o Estratégia Concursos preparou para garantir a sua aprovação.
Nesse ponto recebem o nome de gordura vegetal hidrogenada e já podem ser usados pela indústria para, com um custo baixíssimo, ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo nas prateleiras do mercado.
Além da depressão, a gordura trans também causa os seguintes danos à saúde:
- Aumento do Colesterol “ruim” (LDL) e diminuição do Colesterol “bom” (HDL) no sangue, que aumenta as chances de doenças cardíacas;
- Aumento dos triglicérides no sangue, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame;
- Aumento da Gordura Localizada, já que se acumula no corpo exatamente onde há maior estoque de gorduras;
- Aumento da formação de placas de gordura nas artérias do coração e cérebro e seu entupimento;
Vale repetir, pois além de todas as complicações listas o concurseiro ainda esbarra em mais um problema já citado, pois a gordura trans também mina a sua motivação, sem que perceba.
Lembra do post PROFISSIONAL VS AMADOR?! REFLITA, COMO GOSTARIA DE CONDUZIR A SUA VIDA? Deseja cultuar o amadorismo?! Quer ser mais um “estudante” depressivo, que não dorme bem, que não se alimenta direito, que vive entre a esperança de estudar e o pessimismo de ser reprovado? Ou deseja expandir seus horizontes evoluindo na preparação?
DICA BÔNUS# – TRABALHE O AUTOCONHECIMENTO: evite excessos!
É normal do ser humano, nossa auto estima oscila de acordo com as pedras que aparecem no caminho e principalmente como as encaramos. Entretanto, porque algumas pessoas são mais seguras, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo sai do trilho?
O autoconhecimento é a chave! Você tem controle sob suas emoções? Se conhece bem? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco.
Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito, não é verdade?!
Pense, se você não se conhece bem como espera acreditar na própria capacidade? Como espera ir em busca dos seus sonhos? Por que não acredita? Simples, porque não se conhece bem!
Perceba, é um conceito. Mas não só pode como deve ser aplicado em todos os aspectos da vida, inclusive na nutrição. Ninguém precisa ser um especialista para compreender que uma alimentação responsável é a principal medida para manter as capacidades físicas e intelectuais, a motivação e a autoestima em dia.
A irresponsabilidade na alimentação é contraproducente para quem precisa se desenvolver e manter um corpo saudável e ativo.
Use o autoconhecimento para aprender os seus limites. Tudo em excesso se torna prejudicial. Quem manda em você? A sua mente ou as suas vontades, ânsias e impulsos por comer?
“Alimente a sua mente com pensamentos saudáveis para que o seu corpo possa refletir saúde”.
Que o alimento seja o seu único remédio!
FOCO: corpo são, mente sã!
DICA #1: ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS:
Alcançado esse ponto da leitura, você já pode se considerar um novo concurseiro, não é verdade!?
Pois bem, a glicose, por exemplo, serve como uma espécie de combustível do nosso cérebro. E adivinha, a adquirimos e equilibramos o nível através da alimentação.
Para manter um nível adequado não há mistério! Basta realizar de 5 a 6 refeições por dia: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Mas alto lá! Não se engane, são 06 refeições conscientes! Nada de alimentos com baixo teor nutricional!
Clique aqui e confira tudo que o Estratégia Concursos preparou para auxiliar na sua aprovação.
Consuma:
Peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça que são ricos em ÔMEGA-3. Substância que ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos.
Como a fome e a vontade constante de beliscar influenciam na concentração, as PROTEÍNAS devem ser priorizadas nas 06 refeições, pois como sua digestão é mais lenta, a sensação de saciedade dura mais e a concentração também.
O FERRO, responsável por carregar oxigênio aos tecidos do corpo, inclusive, o cérebro. É encontrado em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras.
O SELÊNIO, mineral de fundamental importância no cérebro, pois mantém a atividade dos neurotransmissores normalizada, o que contribui para a manutenção do humor e a transmissão de mensagens cerebrais. Encontrado, principalmente, em frutas secas como avelãs, nozes e castanhas.
Os MORANGOS, possuem propriedades que estimulam os mecanismos cerebrais de armazenagem da memória a longo prazo;
A ervilha, o pão integral, a batata, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) que são ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
Continue lendo esse artigo, nele você aprenderá algumas dicas de como a alimentação pode aumentar o seu rendimento, evitar o estresse e melhorar sua capacidade de raciocínio.
SUPER DICA# – INCLUA OVO NO CARDÁPIO!
Que comer ovos acompanhado de feijão e arroz, faz parte da cultura brasileira isso todos nós sabemos. Mas alguma vez já ouviu falar em superalimento? Sabia que o ovo é um e pode ser um grande aliado na preparação para Concurso Público?
Pois é, o ovo alcançou esse posto por ser um alimento completo. Rico em nutrientes ele possui proteínas, 13 vitaminas essenciais (todas do complexo B – que previne e combate a depressão e a ansiedade), vitamina D, gorduras do bem, além de minerais (ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio).
Também é grande fonte de colina, substância que contribui para manter a integridade da membrana celular, facilita a comunicação entre os neurônios e é fundamental para a boa condução dos impulsos nervosos.
Substância importante na fabricação de diversos componentes para o cérebro. Sendo um deles é a acetilcolina, um neurotransmissor que tem um papel bem reconhecido na codificação de novas memórias. Ela aumenta a ocorrência de LTP (Long Term Potentiation, fenômeno considerado fundamental para a aprendizagem) no hipocampo.
Em outras palavras, se você ainda não tem o hábito de comer ovo acrescente a sua dieta!
SUCO DE LARANJA UM ALIMENTO ESTRATÉGICO
A laranja é fonte de vitamina C, vitamina A e potássio. A vitamina C possui grandes propriedades antioxidantes e combate os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo, que provocam envelhecimento corporal.
Introduzir o suco de laranja ao seu cardápio trará alguns benefícios pontuais, como aliviar o cansaço e ajudar a prevenir o estresse.
N o mundo dos concursos nós precisamos ser estratégicos! Você conhece estratégia concurseiro?! Como diria, no Tropa de Elite 1, o Capitão Nascimento: O conceito de estratégia… em grego, stratigikí… em latim, militarium… em francês, stratégie… em inglês, strategy… em espanhol, estrategia … estão anotando?! (Só os fortes entenderão) rs
Agora falando sério, sabe aquele sábado e domingo que você vai passar o dia inteirinho estudando no curso?! Pois é, via de regra, a sua alimentação será na rua e todos nós sabemos do abismo nutricional que há entre a alimentação na rua e a feita em casa.
Normalmente almoçamos e a sensação de azia ou de totalmente empanzinado nos acompanha até a aula acabar, mesmo que selecionemos alimentos leves para compor o prato. Pensando nisso, o suco de laranja entra como alimento estratégico, pois atua no combate a má digestão e a distensão abdominal.
Convenhamos, além de todos esses benefícios o suco de laranja também é uma delícia!
CONSUMA CAFÉ COM MODERAÇÃO!
Diga-me, você é fã do café? Se ainda não, começará hoje. Para muitos o café é apenas uma excelente maneira de começar o dia. Mas para você concurseiro ele será mais um alimento estratégico!
Veja porque ele pode ajudá-lo nos estudos:
ESTIMULA A CRIATIVIDADE
Não é por acaso que o café é a bebida mais apreciadas por designers, publicitários e programadores. Segundo a agência CNN, o café estimula o corpo a atingir níveis de energia mais altos, o que faz com que fiquemos acordados e sejamos mais criativos.
RACIOCÍNIO MAIS RÁPIDO
Com mais energia, o cérebro raciocina mais rápido e com maior facilidade. Experimente, quando estiver estudando um novo assunto novo ou aquele assunto pedra no sapato, tome café.
COMEÇO A ESTUDAR E FICO MORRENDO DE SONO
A cafeína bloqueia os receptores da adenosina, responsável pela sonolência. Apenas uma xícara de café é suficiente para reduzir os efeitos da adenosina, estimular a produção de hormônios de atividade e concentração, segundo pesquisas da Universidade de South Hampton.
FAÇO EXERCÍCIOS PELA MANHÃ E NA HORA DE ESTUDAR ME SINTO CANSADO
A cafeína aumenta a taxa de ácidos graxos no sangue, fazendo com que os músculos usem gordura como combustível, fazendo assim um pequeno estoque de carboidratos do corpo para a hora de estudar. Quer um exemplo?! Uma sessão de 15 minutos de corrida proporciona um aumento aproximado de 20% na concentração nos próximos 60 minutos. Bacana né!?
CAFÉ AJUDA A MEMORIZAR
A Universidade JOHNS HOPKINS divulgou uma pesquisa na qual concluiu que o café estimula a armazenagem de informações no cérebro e, durante o período em que a cafeína mantém o corpo mais ativo, também estimula o corpo a manter essas informações por mais tempo no subconsciente.
UMA DICA ESPECIAL
Você concurseiro, se preocupa em comprar o melhor curso, o melhor livro, o melhor PDF e gasta milhares de reais fazendo isso. Mas ainda não acordou para importância de visitar um nutricionista para montar um plano alimentar que efetivamente faça diferença para o seu desempenho nos estudos.
Procure os melhores em todas as áreas para se tornar cada vez mais profissional.
05 APLICATIVOS QUE PODEM TRAZER BENEFÍCIOS A SUA SAÚDE
Podemos resumir o mundo moderno em uma só palavra: tecnologia. Não é nenhuma novidade que o dia a dia das pessoas esteja se tornando cada vez mais informatizado. Dentre os vários recursos criados para nos facilitar, estão os aplicativos. Os “apps”, como são apelidados, trouxeram muito mais prática e dinamismo.
>>> Comece seus estudos Agora: Estratégia Concursos 2017 <<<
Aplicativos são úteis em diversas situações, exemplo, é possível calcular a quantidade de carne e de bebida necessária para fazer um churrasco para determinado número de pessoas.
Mas alguns apps vão além, podem até salvar vida! Confira agora cinco APPS que podem te auxiliar a manter uma vida equilibrada e saudável.

Como funcionalidade ele pode calcular o seu IMC (índice de massa corporal), controlar o número de calorias ingeridas e ajudar a escolher melhor ou até substituir os alimentos que você consome diariamente.
Ingerir água diariamente é fundamental, isso nós sabemos né?! Mas mensurar se está 
Além de informar a quantidade em litros, você ainda pode visualizar em copos ou garrafas. Ao beber um copo d’água ou garrafa, ele informa o quanto você ainda precisa beber para bater a meta diária. Para que você não se esqueça, o ícone do aplicativo informa, na tela inicial do celular, quantos copos ou garrafas de água ainda faltam.

Espera-se que com essas informações, o atendimento possa ser mais eficiente e seguro. Outra função útil é a possibilidade de enviar um torpedo SMS automaticamente a alguém de sua confiança ou uma mensagem pedindo ajuda no Twitter.
Você também pode adicionar contato para emergências e hospital de preferência. O Socorro inclui, ainda, botões de acesso rápido para chamar serviços de emergência.
Tirar foto do prato de comida virou mania. Mas e se essa mania fosse usada para conseguir 
O app indica o valor nutricional recomendado de acordo com a idade, peso e altura. A partir dessas informações, será enviada sugestões diárias de cardápios balanceados, elaborados para cada perfil.
Mosquito… quem nunca sofreu com eles?! Esse aplicativo, disponível para iPhone, iPod Touch 
Ele é um emissor de ondas em diferentes frequências que espantam qualquer pernilongo garantindo uma noite completa de sono. As faixas vão de 14, 16 e 20 kHz e são quase imperceptíveis ao ouvido humano.
O QUE APRENDEMOS NESTE ARTIGO
Neste artigo aprendemos que o descuido com a nutrição pode afetar negativamente o seu desempenho e ritmo de estudos.
Aprendemos algumas características de alimentos que podem prejudicar o rendimento do concurseiro que não mantém uma alimentação balanceada e adequada.
Aprendemos que bons hábitos alimentares são importantes para a saúde física e também para a saúde mental. Que as funções cerebrais responsáveis pela memória, pela concentração e pelo raciocínio lógico, são melhor desempenhadas se estamos nutridos adequadamente, ou seja, fornecendo ao nosso corpo vitaminas e minerais necessários ao seu pleno funcionamento.
Para finalizar, gostaríamos de dizer que as dicas que acabamos de dar aqui são muito interessantes, e podem mesmo lhe ajudar a melhorar sua alimentação e consequentemente o seu rendimento. Porém, como dito, não podemos desprezar a importância do profissional de nutrição.
O ideal é que você o procure para que possa deixá-lo a par do que pode lhe fazer bem e do que pode lhe prejudicar de acordo com as suas características pessoais.
Acredite uma alimentação responsável pode dobrar a qualidade dos seus estudos!
Deixe um comentário falando sobre sua experiência, e dizendo o que achou sobre este artigo.
Até a próxima!











