Os 6 pilares fundamentais para você aprender a montar o seu projeto de estudo.
Você já sentiu aquela sensação de querer melhorar sua vida por meio de um concurso público, mas se sentiu perdido e sem saber por onde começar?
Concurseiro(a), eu tenho essa resposta para você: Comece elaborado seu projeto de estudo.
Serei bem honesto com você e a melhor forma de fazer isso é te dar um choque de realidade só pra você saber onde está pisando.
Dê uma boa olhada no gráfico abaixo:
Em meio a essa massa de pessoas buscando estabilidade e segurança com remunerações consideráveis, fica a pergunta: como se destacar e alcançar sua tão almejada vaga no cargo que deseja?
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que estudar para concursos públicos é um projeto a longo prazo que irá demandar muita força de vontade da sua parte.
Tendo isso em mente vamos por a mão na massa.
Continue lendo este artigo para aprender mais sobre os 6 pilares fundamentais do seu projeto de estudo.
- Organização
- Compromisso
- Motivação
- Disciplina
- Adaptação
- Concentração
Organização
Estudar para concurso público, ao contrário do que muitos falam, não é trilhar uma linha reta.
Se assim fosse, você estudaria até o dia da sua prova, faria a prova e fim da jornada, mas não é bem assim que funciona.
Até a sua posse você terá de amargar algumas reprovações, sendo assim sua jornada se torna um ciclo em que a cada vez que completa precisa ajustar os pontos para obter um melhor resultado na próxima.
Pode imaginar um engenheiro construindo um prédio sem fazer a planta?
Difícil né.
Da mesma forma não caia no erro de iniciar sua jornada sem um projeto de estudo.
Organizar-se é estabelecer prioridades. Estabelecer metas alcançáveis e não desperdiçar seu ativo mais importante: seu tempo.
Chek list dos pontos fundamentais para ficar atento ao se organizar:
- Local de estudo (casa, biblioteca, cursinho)
- Divisão do tempo (trabalho, estudos online, atividades físicas)
- Estabeleça metas diárias ou semanais
- Organize seu tempo de recompensa
- Monte um cronograma
- Tenha um dia para se organizar
Compromisso
Kenneth Blanchard definiu brilhantemente o conceito de compromisso: “Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando é conveniente. Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados.”
Estar comprometido com o seu projeto de estudo é estar comprometido com o seu próprio futuro e estar disposto a abdicar de alguns prazeres temporários para alcançar seu sonho.
Já adianto a você, concurseiro(a), é perfeitamente possível e saudável conciliar seus estudos com seu lazer, mas, em linhas gerais, vai ter que aprender a substituir velhos hábitos por novos e isso não será um processo fácil.
Motivação
Motivação é a energia que nos faz agir. Antes de iniciar seu projeto de estudo encontre seus motivos.
Pergunte-se por quê? Ou por quem você tomou a decisão de melhorar.
Não procure motivações secundárias como remuneração, estabilidade ou status, pois isso, por si só, não será suficiente.
Procure motivos internos e mais profundos, pois estes sim farão você acordar mais cedo e fazer o que tem que ser feito.
Motivação é um processo diário, talvez por isso seja tão difícil manter-se motivado. Mas se você lembrar o seu porquê ou do seu por quem o processo fica mais simples.
Além disso, tenha em mente que seu projeto de estudo é a longo prazo. Sendo assim, meu amigo, já lhe asseguro que dias bons virão e dias ruins também, e nessa hora ter fé nos seu motivos é o que irá te sustentar.
Percebeu agora o porquê ser motivado por fatores como remuneração ou estabilidade não é o suficiente?
Tenho duas dicas que gosto bastante para manter a motivação lá no topo:
1º Elabore o seu cartaz dos sonhos;
2º “Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive.” Jim Rohn
Mantenha-se perto de pessoas motivadas, pois isso faz muita diferença. O legal é que a internet pode ajudar bastante você nessa tarefa, sendo assim, procure por pessoas relacionadas ao seu meio e mantenha contato com elas. Vai por mim ,você vai cultivar ótimas amizades para a vida.
Disciplina
Não confunda motivação com disciplina, como falei anteriormente a motivação precisa ser renovada diariamente.
Já,com relação a disciplina, é um pouco diferente. Se você é disciplinado fará aquilo que se propôs a fazer independentemente de fatores externos ou mesmo por falta de motivação.
Estabeleça uma meta de horas líquidas a ser cumprida naquele dia e ESTUDE.
Ser disciplinado tem a ver com uma mentalidade forte para não se deixar levar por impulsos.
Reveja as estatísticas de inscritos lá no início do artigo. Dentre aqueles milhões de inscritos na corrida por um cargo público, apenas uma pequena parcela deles são disciplinados o suficiente para conquistar a vaga.
Agora vindo para a parte prática, como ser mais disciplinado?
Tendo em mente que você é o responsável pelo seu projeto de estudo, estabelecendo objetivos claros e os reforçando periodicamente.
Adaptação
Vamos entender que não existe o projeto de estudo perfeito e por isso não seria uma atitude inteligente buscá-lo.
Preocupe-se em montar um projeto eficiente e adaptar-se a ele, está é a melhor forma de trilhar o caminho correto.
Os famosos imprevistos aconteciam antes de você tomar a decisão de estudar para concursos públicos e a má notícia é que eles continuarão acontecendo após essa decisão, porém a forma como você vai encarar esses imprevistos é que determinará o seu grau de sucesso.
Concurseiro(a), entenda que nessa selva de milhões de pessoas não vai vencer aquele que for mais forte, nem o mais inteligente.
Vencerá aquele que melhor souber se adaptar as suas próprias necessidades e continuar firme. O nome disso é resiliência.
Saber se adaptar é ter a mente aberta para novas formas de aprendizado encontrando sempre o equilíbrio necessário a sua realidade.
Concentração
Esse é o ponto fundamental do seu projeto de estudo. Seja você um concurseiro(a) iniciante ou mesmo um concurseiro(a) veterano.
Uma dos maiores problemas ao iniciar os estudos é estabelecer um foco na atividade pontual. Nessa hora o que fazer para manter-se concentrado?
A resposta a essa pergunta quem nos traz é o Professor e Doutor Georgi Lozanov, um médico búlgaro, especialista em aprendizagem acelerada.
Ele afirmava que antes de iniciar os estudos você deve reiniciar o seu cérebro, pois este ainda está muito envolvido nas atividades anteriores. Mas como fazemos isso?
Feche os olhos controle sua respiração por 5 a 10 minutos (pode ajudar ouvir música clássica ou ondas bineurais) para entrar em “estado alfa”. Esse estado é benéfico ao aprendizado.
Lozanov mostrou que com essa simples técnica é possível melhorar em até 70% seu aprendizado.
Concluindo
Agora que você já conhece os 6 pilares fundamentais para elaborar o seu projeto de estudo, vem a parte principal, sabe qual é?
AÇÃO, meu amigo!
Se você estiver realmente disposto a alcançar seu sonho, agora já sabe quais atitudes tomar. Depende de você fazer a escolha correta para não ser apenas mais um nas estatísticas de inscritos e finalmente alcançar sua posse.
Se você gostou desse artigo e gostaria de ajudar seus amigos a elaborar um projeto de estudo, por favor, compartilhe esse post.
[/et_pb_text]
[/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]